sexta-feira, setembro 14, 2007

(Mais uma) Tradição Inventada

De O Rio:

«Com a chegada do fado vadio, o “huga-huga” e muita música, está tudo preparado para se dar início ao mais famoso almoço dos festejos populares, que se prolonga pela tarde fora. É assim a Tarde do Fogareiro, durante a qual se assiste à maior concentração de gentes da Moita e seus amigos e familiares, num local único de convívio e animação.

A Tarde do Fogareiro tem vindo, ano após ano, a conquistar cada vez mais adeptos, destacando-se como uma das fortes atracções da Festa em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem.»

Não nos gozem! Ano após ano?
Quantos dedos de uma mão já se passaram?

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom! A coisa já existia há alguns anos mas não estava era "institucionalizada".

Era malta que ia à largada da manhã e por ali montava o seu fogareirozito e fazia umas entremeadas e uns entrecostos e bebiam uma vinhaça e umas cervejolas para bem dispor a coragem para a largada da tarde.

Depois, alguém decidiu por uma galera a passear uns fadistas -- uns dizem que a CMM outros que o sr. Mira outros que o Jaquim das Nicas -- e pronto... criou-se mais uma "tradição".

Mas que é só para moiteiros convictos lá isso é porque é ao almoço de pleno dia de trabalho.

Claro que os políticos rapidamente perceberam que este era um cavalo para cavalgar e uma faena para não desperdiçar e daí a institucionalizar-se foi um saltinho para detrás de um bordalero sem dificuldade nenhuma.

Questiúnculas à parte, o ambiente é bem descontraido e divertido.

Fossem as festas de Alhos Vedros ou da Baixa da Banheira metade da honesta convivência desta tarde e tinhamos mesmo festas populares.

Boa noite!

AV disse...

Defina-me "alguns anos"...
Eu sou daqui desde que nasci e parece-me que anda por aí muito romance.

Aliás, entre todo esse convívio e o que sempre existiu em qualquer jogo de bola local com coiratos e pinga à mistura, a diferença é as árvores.

Anónimo disse...

Ai AV que já não andas com imaginação e marras com cada coisa!