quinta-feira, setembro 27, 2007

Sim?!?!?!

Um amigo meu, professor no concelho, fez-me o favor de mostrar uma publicação da AMRS que dá pelo nome de "Agenda do professor" e que parece ser individualizada de acordo com os concelhos aderentes.
No da Moita, temos palavras do shôr professor aposentado e actual presidente no activo JL que afirma:

"Apesar dos fortes constrangimentos financeiros que muito afectam a actividade e capacidade de realização do poder local, o Município da Moita está empenhado em assumir plenamente as suas responsabilidades específicas no domínio da educação, ao nqual atribui um valor estratégico (...)"

A passagem continua em termos que depois também aqui abordaremos, mas esta passagem não pode passar em claro sem referir que para o poder moiteiro dar um valor estratégico á educação é:
  • Não apoiar as actividades de prolongamento do horário ou de enriquecimento curricular, tendo mesmo JL afirmado que iso era uma "pedrada no charco". Não sei se já mudaram de opinião, mas o ano passado foi uma vergonha aquilo a que se assistiu.
  • Ao fim de muitos anos, ainda não ter feito uma Carta Educativa Municipal como a lei obriga. Deve ser mais uma "pedrada".
  • Não ter colocado em funcionamento o Conselho Municipal da Educação e agora, devido à Presidente do mesmo, se preparar para boicotar a sua acção.
  • Apresentar como grande obra deste mandato o alargamento da escola primária da Fonte da Prata, que na prática foi remodelada pela Fadesa já bem fora dos prazos acordados, estando o ano lectivo iniciado e aquilo com o aspecto de estaleiro como pode comprovar quem ali passa todos os dias e um dia pára para fotografar os caixotes que prometem frio no Inverno e calor no Verão.
Depois vem a conversa dos constragimentos financeiros.
Se estão constrangidos não mudem de carro com a desculpa da redução da poluição.
Vão enganar outros.
Querem é o rabo vaidoso menos tremido nos passeios pelos domínios e nas deslocações.
Hajam paciência e um mínimo de decoro!

Sem comentários: