quinta-feira, maio 01, 2008

Comunicado-Moradores da Quinta dos Gatos / Fidalguinhos

Os moradores da Quinta do Gatos, nos fidaguinhos, estão indignados com a postura do executivo camarário em relação à contrucção de um posto de abastecimento de combustíveis da Esso, junto do Estádio Alfredo da Silva pertencente ao Grupo Desportivo Fabril.

Os moradores que em tempos contestaram a construcção da gasolineira, por suspeitarem que existiam,graves indícios de ilegalidade no processo de licenciamento deste posto de abastecimento, interpuseram uma acção popular em tribunal contra a Câmara do Barreiro, a Esso e o Grupo Fabril. Processo este que ganharam por se terem confirmado as respectivas ilegalidades.

Perante a decisão do tribunal, a Câmara do Barreiro inconformada com a decisão recorreu da sentença e voltou a perder, tendo o tribunal decretado a suspensão de eficácia do acto, ou seja a paralização da obra sem qualquer hipótese das obras continuarem por decisão do tribunal.

Esta decisão datada de 11 de Outubro de 2006 pode ser consultada através da internet no site http://www.dgsi.pt/ sob o numero de processo 01678/06.

A Câmara Municipal do Barreiro, já com o actual executivo, decidiu licenciar novamente um alvará de construcção para que as obras pudessem ser reatadas, para espanto dos moradores que sendo este executivo pela participação junto dos cidadãos por se tratar de um partido político mais à esquerda ficaram estupefactos. Toda esta situação é uma desobediência à decisão do tribunal que os moradores já contestaram pelos meios respectivos para lidar com este tipo de situações, para que sejam então apurados os responsáveis pela desobediência a um orgão de soberania do nosso país.

Perante a desobediência e com a continuação das obras os moradores têm reclamado junto das autoridades do Barreiro e do Lavradio que se deslocam ao local e verificam que o responsável da obra apresenta uma autorização da CMB para poderem trabalhar dando assim continuidade às obras.

Os moradores perante a postura das autoridades apresentaram na PSP do Barreiro uma participação e juntaram a essa participação uma cópia da decisão do Tribunal, mas para a PSP o documento que entregámos tem menos credibilidade que a autorização da Câmara porque não suspendem os trabalhos.

Perante este conjunto de situações foi apresentada queixa ao Ministério Público bem como ao Tribunal que decretou a sentença. Os moradores declaram que nada têm contra a Cãmara do Barreiro, contra a Esso ou o Grupo Desportivo do Fabril, apenas exerceram e continuarão a exercer um acto de cidadania para protecção dos seus interesses.

Pelos moradores da Quinta dos Gatos / Fidalguinhos

8 comentários:

Anónimo disse...

Só um aparte quando assinam Quinta dos Gatos / Fidalguinhos, tenham cuidado porque eu também cá vivo e não me identifico com estas pessoas tristes que quando a bomba abrir serão dos primeiros a abastecer o seu carro lá.

Anónimo disse...

Às armas, às armas!
Contra os poltrões marchar, marchar.


O verdadeiro hino que se impõe.

Só é pena que o "morador" David seja tão obtuso.

Lei é Lei, camarada. E infelizmente neste país de malandros e poltrões cada vez menos nos merece confiança.

Anónimo disse...

Oh David não serás por acaso do PCP e deves mais obediência ao Partido do que solidariedade às pessoas que vivem ao teu lado. Serás, concerteza, a mando do Partido, o 1º a abastecer na Esso e com direito a medalha.

Anónimo disse...

Serão muitos como o David que fazem com que este país tenha corrupção e ilegalidades porque não denunciam.
David se moras na Quinta dos Gatos e dizes estas aberrações, sim porque fazes parte do processo contra estes senhores,devias ter vergonha em juntares-te aos corruptos!! Podemos ter opinião diferente, mas nunca estar de acordo com o que é ilegal!

Anónimo disse...

Aquele "grupo" de cidadãos está a olhar só para o seu umbigo. Quem cometeu a borrada foi o anterior executivo do PS, Emídio Xavier, Luís Cequeira, que hoje estão bem encaixados nos respectivos tachos governamentais. O que está em causa é que por uma ilegalidade destes senhores, terá o povo do Barreiro de indeminizar com milhões a multinacional Esso.
É isso que acontecerá se a bomba de gasolina não fôr construída.
Infelizmente digo eu, porque é um equipamento que não deveria estar em zona urbana, mas o que está em causa é que a Câmara não tem dinheiro para pagar a indeminização à multinacional das gasolinas.
Reponham então a verdade e acusem sim os verdadeiros culpados, aqueles senhores quem em nome do progresso e da modernidade estão a dar cabo no nosso país e que quiseram dar cabo do Barreiro.

Anónimo disse...

Quem está a dar cabo do Barreiro é o PC, que até arrebenta com uma ermida com 600 anos. Fazem-no, porque não são de lá. O PCP não tem pátria. Foi corrido do alentejo e será corrido da margem sul.

Anónimo disse...

A poucos metros da Posto de combustível, do outro lado da rua existe um posto de redução (PR) do gás natural. Para quem não sabe, por um tal PR passa todo o gás consumido na zona, passando nesse local de uma pressão muito alta para a pressão usual da rede de distribuição.
Esse tal de PR já lá existia quando os tais moradores lá compraram casa.
Sabendo isso compraram na mesma lá os seus andares. Porquê?
Porque em relação às condições do local e pela localização e qualidade das mesmas esse foi um óptimo negócio.

Anónimo disse...

"tenham cuidado porque eu também cá vivo e não me identifico com estas pessoas tristes"

Será que são as pessoas que têm razão que exerceram um direito de cidadania que são tristes Sr. David? Segundo me parece ainda vivemos num estado de direito e em democarcia. Se realmente vive na Quinta do Gatos não se deve sentir lá muito bém pois parece que as pessoas de lá não gostam muito de ilegalidades e segundo parece pelo que já li parece haver algumas e como morador que diz que é deve andar muito mal informado ou então desinteressado para mandar essa bacuradas.