sexta-feira, março 04, 2005

Bem pensado



Para que não digam que por aqui só se diz mal, e em especial de católicos, aqui fica o elogio às ideias deste professor de Educação Parental na Universidade Católica que não conheço mas gostaria de conhecer, mesmo se devemos discordar na maior parte das outras coisas importantes da vida. A entrevista não está na edição online da revista, pelo que aqui vão alguns dos melhores pedaços de bom-senso a toda a prova. Talvez a Educação não esteja perdida se clonarmos este rapaz:

«Os pais têm que ser transparentes nas suas opções. Se os filhos sentem que o pai ou a mãe mentem, também vão mentir.
(...)
Se os pais pregam uma coisa e depois fazem outra, e até se vangloriam de não respeitar a regra, baralha a criança. Mas o falhanço da educação cívica é dos adultos.
(...)
Se calhar é por isso que as pessoas mais conservadoras têm mais hipótese de sucesso na educação (e podem ser de direita ou de esquerda , religiosas ou ateias). Tenho verificado que quem não foge aos princípios que defende e os passa aos filhos sem hesitações tem mais sucesso.»

Só um pequeno à parte: o problema é que quem segue os seus princípios, por vezes lixa-se ou é lixado. Mas, isso são outras conversas.

Sem comentários: