segunda-feira, março 14, 2005

Cada cavadela...

... não é cada minhoca mas cada descoberta com interesse arqueológico em Alhos Vedros.



Pois é ! Lá vem no Jornal da Moita (destaque de capa e página 3) a notícia da descoberta de um longo corredor subterrâneo na zona da rua 5 de Outubro que tem vindo a ser escavada por causa das obras de requalificação e, agora ao que parece, por causa de condutas de gás.
O que é engraçado é como estas "descobertas" são sempre surpreendentes, mesmo para os "especialistas".´
É o que faz ir-se perdendo a memória das histórias orais de outrora.
Desde pequeno que ouvi falar na existência de um túnel entre a zona da Igreja e o Cais, que ainda não era Velho; assim como a mais mítica história de um túnel até ao castelo de Palmela.
Claro que, como na Cadeia, se acharam vestígios arqueológicos, bem como a obra revela "alguma dignidade" nas palavras do arqueólogo de serviço. Ainda estou para descobrir o que isso significa em termos arqueológicos, mas isso é outra conversa.
Agora, não se esqueçam de fazer como na Cadeia. Como dá trabalho e leva algum tempo e dinheiro (mas esse nem é preciso muito, 1 a 2% do reperfilamento da Moita chegariam e sobrariam, se vontade houvesse), não se estuda, deita-se a abaixo e está a andar.
Depois, daqui por uns meses, deitam-se abaixo as casinhas ali perto do Coreto, abrem-se os caboucos de um bloco de apartamentos e lá se faz outra "descoberta surpreendente".
E assim vamos andando de surpresa em surpresa, até à ignorância final.

Nota: O tardio desta menção deve-se ao facto de não receber, para variar, este jornal na minha caixa de correio (tal como a maior parte dos boletins municipais), pelo que foi preciso ir surripiar o do meu pai durante o fim de semana.

Sem comentários: