quarta-feira, novembro 15, 2006

12º Ano só para estatística

O governo da UNS, vem dar mais uma facada na credibilidade do ensino ministrado em Portugal, os três anos necessários para se conseguir o 12º ano, (o 10º, o 11º e o 12º) visavam especialmente a abertura de caminhos para o ensino superior e também a própria reconstrução do saber que passava a ser canalizado para uma forma mais selecionada de aprendizagem e de conhecimento ao invés da forma mais abrangente e geral dos estudos até ao 10º ano.
Isso era o que se passava até há alguns anos atrás, com a entrada do ensino recorrente as coisas começaram a ficar facilitadas e o 12º ano a tornar-se mais banal, mas até agora ainda era considerado um grau de ensino bastante elevado. Com esta proposta de massificação da atribuição do 12º ano a todos os que consigam escrever o próprio nome sem errar muito, como o governo o pretende, tende apenas a descredibilizar estes anos fulcrais do ensino, (o 10º, o 11º e o 12º) e a banalizar esse conhecimento como se nada já valesse e a descredibilizar todo o nosso sistema de ensino público que é o objectivo deste governo e da ministra da educação.
Este novo golpe na nossa educação apenas tem por vista as estatísticas europeias em que nos encontramos no último lugar o que o governo quer esconder a todo o custo, enganando os nossos parceiros da UE e enganando-nos a nós todos !
Como pode ter o mesmo valor um estudante que passou três anos a estudar, por vezes trabalhando ao mesmo tempo e um "estudante" que em três meses vai apanhar o canudo do 12º, com esta nova lei ?

O que irá acontecer é que os empregadores vão perguntar aos utentes do 12º ano, se eles o tiraram antes ou depois de 2007 e assim se dará no futuro a credibilização ou o descrédito do 12º ano, para quem o tem e para quem o terá.

AV2

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, mais uma merda do governo ...
Se eu fosse aluno, estava-me nas tintas para estudar matemática, português, etc. Ia trabalhar nalgum lado a vender pizza ou McDonalds, ganhava dinhero e ao fim de 3 anos ficava com o 12º sem estudar a ponta de um corno. Mas está certo, é desse tipo de eleitores que o PS precisa para ganhar outra vez as eleições ...

Um abraço a todos os portugueses de um aluno que fez o 12º ano sem "ajudas" do governo em 1990 !!!

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com a sua posição! Além do mais, esta é mais uma medida do governo para fazer cortes nos professores. Como deixa de haver ensino recorrente nocturno, não são precisos tantos professores...e vai mais uma para desacreditar a classe dos docentes! O governo no seu melhor!

Anónimo disse...

Daquela ministra e daquele governo só pode sair m.... !

Anónimo disse...

Quando é para malhar no Governo Central -- seja ele lá qual fôr, já que dificilmente voltará a ser mais do que artificialmente rosa -- lá saem eles (e elas) todos da toca ou de debaixo da pedra onde vivem.

É uma maravilha esta malta.

Ora, comentem lá isto ou isto da mesma maneira que é para serem lindos (e lindas)!