quarta-feira, novembro 15, 2006

Greve, sim, mas olhó meu!

Será mesmo verdade que uma larga maioria dos trabalhadores da CMM não apareceu ao trabalho, mas que meteu os dias por conta das férias?
Pois que isto de greve é muito bonito, mas...
Assim se explicaria que não trabalhando mais de 80% da malta como os sindicatos afirmam, afinal pouco mais de 10% tenham arcado com as consequências monetárias do acto.
Seria interessante confirmar os dados recebidos pelo AVP nesse sentido, assim como a existência dos bons, velhos e trauliteiros piquetes de greve destinados a desencorajar os relapsos que insistissem em exercer o seu direito à livre escolha?
Ainda gostava de saber se os agentes multiusos também andariam por lá a assegurar a liberdade dos colegas trabalhadores.
Há uns anos havia uma autarquia não muito distante que resolvia facilmente estas questões. Os delegados sindicais eram quem tinha as chaves das divisões e então ninguém trabalhava, quisessem ou não.
Em outra, os amigos e camaradas eram compensados com horas extraordinárias pelas perdas dos dias da greve.
Os outros, nada, é claro.
É a chamada Democracia sem autoritarismo nem clientelismo, claro.
Ou fazem como nós a bem ou fazem a mal.
Por aqui e por agora é mais simples: grita-se alto mas é no meio da multidão.
E depois ainda chamam cobardes aos outros.

AV1

1 comentário:

Papoila disse...

Eu conheço outra câmara aqui pelo Lado Certo (diga-se margem sul) que age do mesmo modo para com os trabalhadores: quando há greve, são todos obrigados a fazer, quer concodem ou não.