quinta-feira, abril 12, 2007

Lá está o amigo "de sucesso" da Margem Sul

Do Portugal Diário (via mail amigo)
Empreendimento de luxo projectado para Rio Frio

«A Herdade de Rio Frio, concelho de Palmela, deverá receber um dos maiores projectos turísticos de luxo a nível nacional, nos próximos anos. Recorde-se que o Rio Frio foi a localidade que, lado a lado com a Ota, se bateu para receber o Novo Aeroporto de Lisboa. Mas devido à questão «ambiental» acabou preterida para receber a infraestrutura. Recorde-se a pergunta deixada no PortugalDiário por Reis Borges, conselheiro de Obras Públicas e Transportes jubilado: «Será que tudo isto é para urbanizar Rio Frio?».
Segundo informação recolhida pelo PortugalDiário, o empreendimento irá ocupar cerca de 1500 hectares e quer aproveitar a barragem da Venda Velha para desportos náuticos. De acordo com algumas notícias publicadas em 2004, o número de moradias, com jardim, a construir ainda não estava definido. Todavia, Emídio Catum, um dos rostos do projecto, terá garantido que «as manchas de montado de sobro, eucaliptal e pinhal» se iriam manter.
Em declarações ao PortugalDiário, um membro da Quercus afirmou que a associação ambientalista já tinha conhecimento do empreendimento e pretendia acompanhar todo o processo. Até porque, disse a mesma fonte, «se tinham sido contra a construção do aeroporto em Rio Frio para protegerem o leito do Tejo e montado de sobro, não tinha lógica deixarem construir um projecto daquela natureza».
Mas o nome de Emídio Catum não é totalmente desconhecido da Quercus e das gentes de Setúbal. Ele é administrador da Pluripar, a holding ligada à «Nova Setúbal», que se envolveu na polémica de abates de sobreiros, devido a uma mega-urbanização de sete mil fogos. Projecto que teria sido aprovado por um executivo socialista.
Desta forma, a dúvida levantada por Reis Borges, especialista em planeamento aeroportuário, tem resposta positiva. Há, de facto, planos para urbanizar a Herdade de Rio Frio. Um negócio de milhões.»

5 comentários:

Anónimo disse...

A noticia já tem mais de um ano. Os planos desse Sr. são isso mesmo. Construir, construir... o sr. até está agora a "salvar" o Vitória de Setúbal...
A autarquia de Palmela não deu luz verde... os planos da camara são outros...

Anónimo disse...

Já tem mais de um ano mas não deixa de ser "interessante" para compreender algumas coisas.

AV disse...

Exacto.
A pesca falhou por além, mas por aqui...

Anónimo disse...

Em Palmela, a presidente é sociologa e com uma grande visão sobre o futuro do concelho. Com respeito... Na Moita, o presidente é trankilo... coloquem-no em correio verde e despachem-no.... para lá da Sibéria!

cris disse...

Mais Trampa?
Xiça que até enoja.
Façam, façam. De preferência empreendimentos como os da Quinta do Anjo. Deitaram imensas árvores abaixo para as famosas casas do Taveira. Visitem o local. Digno de ser apreciado. Casas com pissina!!! da treta, onde um gajo nem braçadas pode dar porque bate nas bordas do tanque e com pilares no meio, para circular eheheheheheh.

Uma nóia de todo o tamanho.

Agora em Rio Frio...
De facto, os vendilhões ainda por cá andam...