terça-feira, junho 17, 2008

Bom esforço, amigo Frederico, mas tenta outra vez

Na edição online de O Rio o meu estimável amigo Frederico Tavares saca de uma prosa longa sobre aquilo que ele acha ser o papel de alguns na defesa de tudo aquilo que desapareceu em Alhos Vedros nos últimos tempos.

Enumera lutas, protagonistas, momentos e alinhava alguns qualificativos acerca de várias posições tomadas sobre questões do património da região.

Não percebo como podem ser considerados Velhos do Restelo aqueles que admiram a silhueta da passagem pedonal junto ao Bairo das Palmeiras.

Mas ele lá sabe.



Agora indo ao essencial, o que o Frederico esquece é que todas as lutas em que ele diz que uns estiveram e outros não, foram todas perdidas.
Isso significa que ou os guerreiros eram fracos ou a estratégia usada foi ineficaz.
Porque se há coisa que temos por certa nesta terra é que a partir do momento em que há uma Comissão de Utentes estamos tramados porque a coisa vai fechar mesmo.
É só existir uma Comissão qualquer e lá aparecem os controleiros do costume a riur para as fotos, antigamente de O Rio e agoar só do Jornal da Moita e eficácia ZERO!
Porque essa é a triste verdade: o activismo local é de uma incompetência gritante, quando não é oura e simplesmente instrumentalizado.
Há uns tempos atrás correu abaixo-assinado destinado a promover a recuperação da Capela da Misericórdia de Alhos Vedros.
Foi só fazerem um par de reuniões e aquilo morreu de morte morrida, que ninguém conseguiu fazer nada do que prometeu.
Quanto à estação da CP de Alhos Vedros, quando apareceu uma bem intencionada Comissão já se sabia há muito nos círculos políticos locais que a estação estava condenada.
O que o Frederico poderia fazer, com ganho, em vez destas prosas - será uma pré-candidatura á Junta? - era fazer um levantamento dos sucessos destas coisas a que chamam "lutas" e que nunca dão em nada e só demonstram a pequenez dos pseudo-lutadores e de comissões fantasmas mandadas criar pelo aparelho.
Não sendo de nenhum partido local ou nacional, não me cumpre defender ninguém, mas apenas relembrar que vai para quase 35 anos que quem governa este concelho são os mesmos, só tendo mudado as gerações, mas tendo piorado gravemente a qualidade de muitos dos protagonistas.
E já fica pior que mal queixarem-se sempre do papão Poder Central.
Se é assim, para que serve o Poder Local?
Só para dar empregos a primos, conhecidos, sobrinhos e raparigas da vizinhança?

5 comentários:

Anónimo disse...

ele até é bom rapaz, só que...
eterno précandidato do PCP a Presidente da Junta, ainda não será desta.
Com esta prosa, ele quer dizer que também sabia?

Não será de estranhar. Da comissão de utentes, mais do sindicato dentro da REFER, mais não sei quantos tachos "mais do mesmo"
de certeza que sabia!

Anónimo disse...

Não acredito que o Frederico Tavares se candidate á junta de freguesia de Alhos Vedros.
E que para quem não sabe ele já foi Presidente da Assembleia de Freguesia e FUGIU dos Camaradas que lá estavam.
Pedindo a renuncia ao cargo invocando o seguinte motivo."PORQUE NÃO EXISTE CONDIÇOES MINIMAS POLITICAS PARA EXERCER O MANDATO,E FAÇO VOTOS QUE A MONARQUIA NÃO REGRESSE Á MINHA TERRA NATAL.
Até Sempre.
O que será que quis dizer???

Anónimo disse...

O Frederico é bom rapaz e uma das pessoas capazes na política de Alhos Vedros. Há muito que ele não tem nada que ver com este PC, local pelo menos. Há muito que ele nada tem que ver com a Fernanda Gaspar e a sua monarquia. Esta quer meter no seu lugar o seu filho, e não só. Mas o filho é médico e é bem melhor que nãp se "infecte" com a política da mãe. Mas, curioso, eu sei o que digo, o Frederico defende o Lobo. Moral da história, o PCP no concelho da Moita é um desastre, ninguém se entende e os clãs são já mais que muitos. Já agora, esse horripilante ex-vereador vaidoso e déspota para os "seus" trabalhadores da câmara, de seu nome José Manuel Fernandes, hortodoxo ao máximo, anda a aparecer muito novamente em eventos do PCP e da câmara. Diz-se que ele vem aí para manter a ordem na câmara. Ó Lobo qué se passa man?

Anónimo disse...

Se o Lobo é o diabo, o José Manuel
é o Pintão. Livrai-nos SENHOR OMNIPRESENTE de semelhante verme.

Anónimo disse...

Este Tyranossaurus rex anterior à idade da Pedra sabe-as todas.

Aqui na Moita, quando não se tem argumentos para pegar o toiro de frente, pega-se de sernelha. É o caso.

A questão primordial é: o Presidente J. Lobo e a maioria CDU tinha ou não conhecimento da futura demolição da Moita e também dessa aí?
Claro que tinha.

Eterno pré-candidato preterido a Presidente da Junta de Alhos Vedros, este “escritor” em tempos aspirou a ser “cabo do Grupo”, em linguagem daí de A.Vedros, “presidente da Junta”. Como não lhe deram o tacho, entrou em crises existenciais, tipo, “ser ou não ser”, “estou ou não estou”.

Por isso, de tempos a tempos, aparece a escrevinhar e a marcar presença, para que não se esqueçam dele.

E então quando toca a rebate em defesa do líder, toda a matilha espeta as orelhas e começa a abocanhar. Este é o primeiro, mordidela velha e matreira, mas já esperada, de experiência feita de quem passou a vida em OPV, Juntas, sindicatos, plenários e comissões de utentes. Ataca o PS, claro, mas o objectivo é atacar os eternos amigos do BE.

Venham mais 5.