sexta-feira, junho 20, 2008

Moção do BE, Moita


Moção

Alhos Vedros jamais esquecerá!

A Estação de Alhos Vedros representava para a população desta vila um marco do seu desenvolvimento, que tem vindo a regredir com o encerramento e desmantelamento do seu tecido industrial tornando esta vila com cerca de 500 anos de história cada vez mais pobre.

Do cais daquela Estação, que representava para os Alhosvedrenses uma parte da sua identidade cultural, embarcaram as mais variadíssimas mercadorias e dele partiram e regressaram milhares de trabalhadores e jovens que, na procura do conhecimento, partiam para outras paragens trazendo consigo a formação como ferramenta para enfentarem o futuro num mundo cada vez mais mercantilizado.

Por estes e outros factores que não importa aqui referir, a Estação de Alhos Vedros representava para as suas populações um pedaço da sua memória colectiva que importava preservar, para que as gerações futuras conhecessem uma das páginas do seu passado industrial, sem prejuízo da modernização do ramal ferroviário em curso.

A incúria, a falta de diálogo para com a população de Alhos Vedros, a inexistência de sensibilidade para as questões relacionadas com a defesa do património histórico-cultural, fizeram daquela Estação centenária um monte de escombros no dia 30 de Maio de 2008.
O edifício da Estação de Alhos Vedros poderia ter sido preservado e colocado ao serviço das populações como mais um equipamento social ou cultural de que esta vila se encontra carenciada.

O Movimento espontâneo das populações criado em defesa da preservação da Estação de Alhos Vedros viu-se impotente para evitar a sua demolição, dado ter conhecimento desta intenção da REFER muito tardiamente, o que poderia também ter sido evitado, se os responsáveis autárquicos tivessem informado as populações uma vez que já tinham sido alertados para o efeito no ano de 2005.

Em face do exposto, a Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros reunida em Assembleia Ordinária no dia 13 de Junho de 2008 delibera o seguinte:

1. Condenar a demolição da Estação de Alhos Vedros e repudiar o acto bárbaro perpretado pela empresa pública REFER, uma vez que ignorou todos os apelos para o diálogo e os esforços desenvolvidos para a realização de reuniões, cujo objectivo era encontrar soluções entre as partes que priveligiassem a preservação daquela estrutura.

2. Felicitar a população de Alhos Vedros que expontâneamente soube exercer de uma forma exemplar o seu direito de cidadania, ao criar um Movimento de Cidadãos, que tendo simplesmente como único objectivo defender o seu património e preservar a sua memória colectiva que representava a Estação de Alhos Vedros, soube, de uma forma ordeira, manter-se em vigília durante dois dias até de madrugada, em protesto e solidariedade na defesa e preservação daquela Estação.

3. Solicitar dos órgãos autárquicos uma informação mais atempada às populações sobre projectos de demolição ou alteração de equipamentos relacionados com o seu património histórico-cultural, de forma a que estas se possam pronunciar sobre a importância da sua manutenção (ou não) e contribuir participadamente na sua defesa e preservação.


Alhos Vedros, 13 de Junho de 2008

Os autarcas eleitos pelo Bloco de Esquerda

Carlos Alberto Correia Braz Vardasca

Maria Gabriela Filipe

________________________________

Nota: Na eventualidade de vir a ser aprovada, solicita-se o envio desta moção para os seguintes órgãos:

Junta de Freguesia de Alhos Vedros
Câmara Municipal da Moita
REFER (Rede Ferroviária Nacional)
Ministério dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas
Órgãos de Comunicação Social do Concelho
Assembleia da República

4 comentários:

Anónimo disse...

foi aprovada a moção do be, muito bem!!!malditos, asquerosos sejam,vcs comunas, xuxas e railroaders!!!a demolirem a estação!!! qualquer dia demolem a paragem das camionetas no largo da misericordia gustav eiffel....lol
Mudando de assunto...
só para informar, o café no "Gabriel", junto à paragem ainda é a 40 centimos!!! e muito bom

Anónimo disse...

acho que "demolem" tá mal escrito, mas prontos, significa fazer em cacos, vcs percebem.

..e escreve-se Misericordia-Gustave-Eiffel, fui ver na Wikipedia

Anónimo disse...

A parte que gostei mais da moção é a informação atempada das autarquias.
Isto é só para rir Informação Atempada do PCP.Nem o Avante, consegue ser distribuido atempadamente.

Anónimo disse...

é só coltora.....