terça-feira, agosto 19, 2008

Ganda Ferreira Fernandes!

No Diário de Notícias:

«O IMPORTANTE É QUERER GANHAR, MESMO
Carlos Lopes foi prata em Montreal. Só nós, portugueses, nos lembramos porque foi a primeira medalha olímpica portuguesa no atletismo. Mas os desportistas de sofá de todo o mundo, desse Montreal, 1976, na prova de 10 mil m, lembram-se é de um haitiano. Chamava-se Olmeus Charles e participou na eliminatória que Lopes ganhou. O nosso campeão concluiu a prova em 27 minutos e qualquer coisa, e seguiram-se quase todos os outros, também em bons tempos. Quase, porque faltava um, Olmeus: o estádio e o mundo ficaram agarrados às seis voltas ao estádio que ele deu sozinho, demorando 420.11 para concluir! Foi muito aplaudido porque o julgaram exemplo do verdadeiro olimpismo (o importante é competir, blá-blá-blá...)
Na verdade, ele era um amigo do então ditador do Haiti, Baby Doc Duvalier e só por isso competia. Os Jogos Olímpicos não são para amadores, são para amantes do querer ganhar (mesmo quando não ganham).
À atenção de alguns dos nossos atletas.»

E à atenção de muitos daqueles que, por aí, fazem do discurso politicamente correcto, um modo de vida triste.
Daqueles que, há 20 anos, não se importavam que enchessem o sangue de doping às atletas fabricadas a leste e que, agora, não conseguem deixar de sentir uma ponta de orgulho por ser a China que vai comandando no campeonato das medalhas, com as suas atletas de aviário, cuja idade nem sequer sabemos.
Querer festejar uma medalhita portuguesa é que é fascista, claro.

Sem comentários: