sexta-feira, agosto 22, 2008

Ortodoxia esquizofrénica



Há um par de dias via, embevecido como sempre, Odete Santos num programa sobre os Jogos Olímpicos a enaltecer o espírito dos atletas cubanos que, ainda hoje, são incentivados a competir sob o lema Patria o Muerte, imortalizado por Fidel Castro no final dos anos 50 quando lançou a sua guerrilha sobre o ditador Baptista a partir da Sierra Maestra.

Penso que haverá poucas dúvidas sobre o marxismo militante de Fidel ou sobre o comunismo da sua Cuba. No entanto, o seu mote é profundamente nacionalista e foi explorado ao máximo quando das conquistas desportivas cubanas (desde o saltador em altura Sottomaior às equipas de voleibol, não esquecendo o recentemente medalhado Dayron Robles nos 110 metros barreiras).

No entanto, aqui pelo concelho da Moita, há uns pretensos comunistas internacionalistas, que acham que é «fascista» ser-se orgulhoso da sua pátria e das suas vitórias e que o desporto é uma competição em que os resultados são da «Humanidade».

Que sejam ignorantes em muitas matérias, do urbanismo à ortografia, da história às questões ambientais, já estamos habituados.
Agora que sejam tão patuscos em matéria doutrinal é que já é mais patético.
É que já há poucos oásis comunistas no mundo, mas todos são impenitentemente nacionalistas, da dita Cuba à mítica Coreia do Norte, não esquecendo a própria China.

Odete Santos sabe disto.
Os patuscos locais, amoitados até à medula, não.
Se calhar Odete Santos é «fascista». Tal como Fidel.
E anda uma pessoa a vê-los fazer carreira na jota e na DORS para isto.

22 comentários:

Anónimo disse...

Tem a certeza que foram comunistas a criticar a pátria? Ou é mais uma difamação a juntar a tantas outras?

Tanto quanto julgo saber, e não estou enganado, não há ninguém a defender mais a independência e soberania nacional ao serviço do povo e dos trabalhadores do que os comunistas. Aliás, na defesa desses valores muitos deles, no passado da ditadura fascista de salazar e caetano, pagaram um preço elevadíssimo que lhes custou a prisão, a tortura e a morte. Sendo o Tarrafal o expoente máximo de toda essa barbárie.

O Internacionalismo proletário é, sempre foi, na perspectiva da solidariedade e do respeito pelas diferenças que sempre existiram (nem a globalização há-de apagar) entre os povos e não no absurdo sentido da anulação da nossa secular, ou de quem quer que seja, identidade histórica e cultural.
Viva Portugal.

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

É assim, para os comunistas " é tudo nosso ", logo os resultados não são de ninguém. São do "internacionalismo proletário".
Se a Pátria Portuguesa fosse gerida pelo PC, então os bons resultados seriam do PC como os toureiros da Moita, os forcados, centro nautico, a tarde do fogareiro e tudo o dá "lustro" à terra.
Os maus resultados seriam das forças da oposição.
O futebol Moitense não é do PC porque ainda não está em qualquer campeonato de renome.
Quando um dia estiver, então é vê-los a colarem-se.
Eles só estão onde estão os holofotes e as objectivas dos fotografos do boletim municipal, e onde estão, então, "é tudo nosso".

AV disse...

O melhor amigo parece só ler o que lhe interessa nos comentários aqui ao AVP.
Fale lá com o Sportinguista e o seu mentor e ensine-lhes a doutrina certa, que eles andam de cabeça perdida.
Houve mesmo um anónimo, que me juraram não ser o tal do Poder da Cor, que diz que desde a Revolução Francesa a esquerda é toda internacionalista e tal.
Se não leu, devia ter lido.
Não se desprezam assim os escritos do seu kamarada.

Quanto a calúnias, conheço as que são lançadas sobre malta da oposição e o AVP.
O AVP, em quase cinco anos de bloganço nunca lançou nenhuma.

Anónimo disse...

Olha-te ao espelho, zé miguel ou croca.
De cabeça perdida andas tu, agora qualquer merdinha serve para atacar os comunas.
Tem cuidado. O teu anti-comunismo cega-te.

Anónimo disse...

SOBRE ESTE ASSUNTO GOSTAVA DE DIZER O SEGUINTE: JÁ MILITEI NESTAS ONDAS DO SOCIALISMO PURO RUMO AO COMUNISMO, DO INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO, ETC E TAL. DEPOIS COMECEI A VER, COM OS MEUS OLHOS E OUVIDOS QUE NÃO ERA NADA ASSIM. PRIMEIRO A TIRANIA DE STALINE, A MORTE DE TODOS OS QUE OUSAVAM CRITICAR A MAIS PEQUENA COISA. DEPOIS VEIO O REVISIONISMO SOCIAL-FASCISTA, BREJNEV E OUTROS QUE COLECCIONAVAM CARROS DE LUXO E MANDAVAM PARA A SIBÉRIA OU A CONDENAÇÃO À MORTE QUEM TIVESSE A MAIS PEQUENA DÚVIDA. O POVO DA CHAMADA LINHA DA UNIÃO SOVIÉTICA E VIZINHOS REVOLTOU-SE E COMEÇARAM A SER ALGUNS QUADROS DO PC SOVIÉTICO A COLOCAR TUDO EM DÚVIDA E, A COISA RUIU COMO UM BARALHO DE CARTAS. E RUIU COM O APOIO DO POVO, QUE PODE AGORA NÃO ESTAR MELHOR, MAS PELO MENOS QUIS MUDAR, NÃO QUIS MAIS AQUILO. EM CUBA FIDEL FEZ-NOS SONHAR QUANDO TOMOU O PODER A BATISTA. MAS DEPOIS, O PODER SUBIU-LHE À CABEÇA E QUEM SE LHE TEM OPOSTO TEM TIDO COMO SORTE A PRISÃO OU A MORTE. EM CUBA NÃO HÁ LIBERDADE, OS ATLETAS SÃO PREPARADOS COMO MÁQUINAS ( A URSS ERA IGUAL, TAL COMO A RDA, CAPEÃO NO DOPING SOFISTICADO, A CHINA VAI MANTENDO ISTO ASSIM TAMBÉM, MAS ESTÁ NUM CAPITALISMO DE ESTADO MUITO MAIS AVANÇADO), VENERADOS QUANDO GANHAM E PUNIDOS, DESPRESADOS E HUMILHADOS PUBLICAMENTE QUANDO PERDEM. MUITOS DESSES ATLETAS, COMO JUANTORENA, NÃO MAIS SE SOUBE DELES APÓS ACABAREM COMO ATLETAS DE GLÓRIA PARA CUBA. O "VOSSO AMIGO" SÓ LÊ AQUILO QUE LHE DÃO PARA LER, É O CHAMADO REVISIONISMO, QUE ADULTEROU A VERDADEIRA HISTÓRIA E O PENSAMENTO DE MARKX, LENINE, ROSA LUXEMBURGO E TANTOS OUTROS. JÁ QUANTO A EESA SRA. CHAMADA ODETE SANTOS, SE VIRAM O MENCIONADO PROGRAMA SOBRE OS JO-PEQUIM NA RTP, VIRAM QUE POR OUTRO LADO ESTA SRA., QUE ME VÃO DESCULPAR AS ALMAS MAIS SENSÍVEIS MAS EU TENHO O MAIOR DESPREZO POR ESSA SOCIAL-FASCISTA PORCA, ELA ESTAS COISAS NÃO SABE, MAS SABE QUE O DALAI LAMA DO TIBETE FOI UM "SANGUINÁRIO E ATÉ MANDOU CORTAR MAÕES E BRAÇOS A QUEM SE LHE OPÔS". ISTO SÓ CONTARAM PARA ELA, SÓ OS CACIQUES DO SOCIAL-FASCISMO, A VERDADEIRA DESIGNAÇÃO DOS ACTUAIS COMUNISTAS, CONHECEM. A USURPAÇÃO DO TIBETE, A DITADURA CHINESA SOBRE AQUELE POVO, OS ATROPELOS À LIBERDADE E AOS DIREITOS DO HOMEM QUE ALI, TAL COMO NA CHINA IMPERIAL E EM CUBA OU NA COREIA DO NORTE, ISSO OS COMUNISTAS SOCIAIS-FASCISTAS PORTUGUESES NÃO VÊEM. A SOCIEDADE BURGUESA DEMOCRÁTICA TEM MUITOS DEFEITOS, MAS MAIS VALE UMA DEMOCRACIA COM DEFEIOS DO QUE UMA DITADURA PERFEITA.

Anónimo disse...

O AV no comentário das 3:23PM:
"...Houve mesmo um anónimo, que me juraram não ser o tal do Poder da Cor, que diz que desde a Revolução Francesa a esquerda é toda internacionalista e tal...Quanto a calúnias...O AVP, em quase cinco anos de bloganço nunca lançou nenhuma."

É interessante no seu acima citado comentário a confissão de fé em juramentos e no que a eles se refere, bem como a negação a calúnias se nos recordarmos do seu post "O orgulho em ser ignorante", datado de 20.AGOS.2008.
É que as suas afirmações no referido comentário só são possiveis por lhe faltar a certeza do que postou no passado dia 20.AGO.08., o que significa ter postado por suposição.

Por outras palavras, você mente hoje e caluniou no passado(Post de 20.Ago.08).
Conclusão: nunca se sabe quando e se os AVs falam verdade.


Ao anónimo das 3:06PM, aproveite "as novas oportunidades" do seu governo sócretino para superar o analfabetismo funcional, pois é muito importante o saber interpretar.


Ao anónimo das 3:54PM,
Registo o seu anti-comunismo primário.
Como todos os da sua espécie, associa propositada e abusivamente a ideologia Marxista a experiências de socialismo onde foram sem qualquer dúvida identificadas falhas/erros e acontecimentos que não se deviam ter verificado, mas simultaneamente oculta os progressos civilizacionais (educação, saúde...) conquistados por esses povos e a influência positiva que os processos dessas sociedades tiveram no desenvolvimento social da Europa Ocidental e sem os quais aquilo que hoje ainda designamos por Europa social, não teria sido possivel.
O que afirmo é tão fácil de compreender quanto é sabido que até à queda do chamado "bloco de leste", nunca o capital com sonhos de globalização se atreveu a questionar e muito menos ainda pôr em causa, como faz hoje, os direitos sociais assimetricamente distribuidos no velho continente, cujos povos foram e em alguma medida ainda são os únicos a usufruir.
Não fossem os "Ventos do Leste" e a Europa, ao contrário dos outros continentes, nunca teria ouvido e muito menos conhecido o minímo que fosse do Estado Previdência.

O Marxismo traduz a Igualdade, a Justiça, a Fraternidade e a Paz. Valores que foram e são a resposta para os problemas, cada vez mais graves, da Humanidade e que naturalmente qualquer povo, em consciência, subscreve.

Confundir, abusiva ou ignorantemente, o Marxismo com o que quer que com ele nada tenha a ver é como comparar a inquisição ou os escandâlos de pedofilia na igreja católica com o Cristianismo.

E comparar o PCP com tudo isso, desculpem a linguagem mas também tenho direito a um vaipe, é como comparar o olho do cu com a feira de Castro.

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Oh idiota, não é estado previdencia, é estado PROVIDÊNCIA. Não é invenção de leste mas da europa central, concretamente da Alemanha do 1º quartel do seculo XX.

O PCP é o cu e a Feira de Castro ao mesmo tempo

AV disse...

O Estado-Previdência?

E eu antigamente ia à Caixa da Providência.

Lá está a vir ao de cima a verdade: o orgulho de ser ignorante.

Anónimo disse...

Ok...enganei-me(como vocês dizem é humano). É providência.
O embrião de direitos sociais na europa ocidental só aconteceu e se desenvolveu graças á revolução bolchevique de 1917 e à constituição do estado soviético.
Assim, o anónimo das 8:20PM não contraria o que eu disse.

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo

AV disse...

Mas o fascismo de Mussolini em 1925, se não estou enganado, implementou a semana de 8 horas de trabalho e muitas outras concessões e benesses aos direitos dos trabalhadores, por isso o fascismo foi o principal impulsionador do estado providência, amanhã faço um post sobre isso.

AV2

AV disse...

Na Europa Ocidental! na América foi primeiro o Brasil, com o Getúlio Vargas em 1930 a implementar a semana de 8 horas e na América do Norte, os EUA com Roosevelt no New deal, não me lembro agora precisamente, acho que em 1934.

AV2

AV disse...

As datas podem não estar precisamente correctas, amanhã vou rectificar.

AV2

AV disse...

"Aliás, na defesa desses valores muitos deles, no passado da ditadura fascista de salazar e caetano, pagaram um preço elevadíssimo que lhes custou a prisão, a tortura e a morte. Sendo o Tarrafal o expoente máximo de toda essa barbárie."

O Rolão Preto, do Nacional-Sindicalismo e que fez o diário "Revolução", também lá esteve no Tarrafal...junto com os comunistas.

AV2

Anónimo disse...

só tretas e mais tretas

Anónimo disse...

anónimo das 8:20

A génese desse conceito de Estado Providência encontra-se em algumas teorias económicas e sociais, muito anteriores quer aos alemães, russos e fascistas (também é verdade) se bem que o aspecto que melhor define esse Estado de coisas (providência) que é a SEGURANÇA SOCIAL - que ainda hoje clamamos, foi concretizado pelos alemães um pouco antes da da guerra 1914-1918, anterior à revolução bolchevique.

Anónimo disse...

Tá calado croca. Os comunistas foram presos e torturados e contribuiram para a liberdade que tu tens agora para vires dizer merda.
Quanto a UDP's e PSR's, esses nunca fizeram nada pelo país a não ser discutirem o estado das coisas numa cervejaria portugália mais próxima e a seguir discutirem o filmezito que iam ao cinema.
Uns quantos são uns cobardolas que mandam bitaites pela net.
Hoje em dia formam o saco de gatos chamado Bloco de Esquerda.
Cá em Alhos Vedros até tiveram que mudar o símbolo da sede, tal eram os desentendimentos.

Anónimo disse...

sportinguista, não te metas com os crescidos.
os av's andam a gozar contigo e tu nem percebes

Anónimo disse...

Olha outro que vem defender os donos.
Lamento que te tenhas ofendido com o que eu disse em cima.A verdade custa.
Também não deves ter percebido que eu ando a gozar com o croca e o zé miguel. É que fazem-me rir quando têm falta de argumentos.

Anónimo disse...

é como a história di faço-te a folha quando o croca se passou. Bastou falar no nome do raminhos.

Anónimo disse...

Ó meus amigos, há aqui qualquer coisa errada, então um sportinguista é cómunista-defesa tachista do PCP? É falha na fabricação de certeza.

Anónimo disse...

SPORTINGISTA DESCULPA QUE TE DIGA, MAS É UM TÓINO! caí aqui de paraquedas, li os comentários todos e só posso concluir mesmo, que és um tóino, neste caSO UM TÓINO AO QUADRADO, EM LINGUAGEM TAUROMÁQUICA ÉS UM CAPINHA, CONHECIDOS TAMBÉM POR CHEIRA CÚS.
MEN, DEIXA TOUREAR QUEM SABE, NÃO EMPATES.LIMITA-TE A SER AFICIONADO.

Anónimo disse...

OLÉEEE!