quarta-feira, agosto 20, 2008

O orgulho em ser ignorante

Transcrevo com bastante prazer pessoal um comentário deixado em post anterior por um prosador "anónimo":

«Por falar em recuos e em conhecimentos, convidava-o a regressar ao periodo da revolução francesa para compreender a génese do conceito de "esquerda" e perceber que naquele periodo ficou logo bem definido a base universalista do mesmo. Coisa que nem os republicanos foram e muito menos toda e qualquer doutrina comunista internacionalista.
Compreendo que não tenha digerido bem a formação ideológica que lhe implantaram, porque afinal baba-se tanto com as vitórias sobre a bandeira como o salazar.
Neste blog só falta mesmo dizer e à semelhança do Salazar "Para África e em força"
Os nossos soldados pensaram que estavam a defender solo pátrio em áfrica, quando na realidade estavam era a defender os interesses de uma poucas famílias que gozavam de monopólios económicos que o Estado Novo lhes proporcionava. Agarre-se bem à bandeira porque vai precisar bem dela. Na volta, na volta, o que quer é mesmo um estado forte que o proteja, não é seu fascista mascarado de esquerdista?»

Ora bem, este comentário tem duas partes, qualquer delas memorável pelo fino recorte literário e escassez de substância coerente ou conhecimentos na matéria sobre que disserta.
começo pela parte final - menos interessante para o povo mas deliciosa para mim, porque é um comunista conhecido nesta santa terra a chamar-me esquerdista e facista, quando em outro post um socialista me chama comunista. Ainda em outro qualificam o me colega - confessado anarquista - como hesitando entre a fidelidade ao Bloco ou ao PSD.
Se bem vejo, estão cobertos todos os quadrantes políticos neste blogue só com dois autores, o que é um exemplo de imensa pluralidade, coisa pouco habitual nestes tempos.

Mas voltando aqui ao Madeira, deculpem ao comentador anónimo, percebe-se que em matéria de teoria política leu «Esquerdismo, a doença infantil do comunismo» de Lenine e parou.
Minto, leu qualquer coisa sobre o fascismo e o Hitler e acha que percebe imenso de História Nacional e Universal. Provavelmente comprou uns volumes daqueles que são distribuídos com os jornais.
E leu o «18 de Brumário» do Marx e acha que percebe de Revolução Francesa.
A esse respeito o primeiro parágrafo do comentário é especialmente ridículo.
De acordo com o Madeira, desculpem, com o comentador anónimo, o «conceito de esquerda» ficou logo definido na Revolução Francesa como sendo universalista.
Pois, talvez seja assim.
Ou então não.
Porque a Revolução Francesa provocou aquela que é a primeira grande guerra dos tempos modernos, que atingiu toda a Europa e parte de África e as fronteiras da Ásia.
E foi travada em nome da «Pátria em Armas» num espírito profundamente nacionalista.
E mesmo os que mais promoveram a guerra revolucionária como uma guerra de «libertação» dos outros povos europeus foram os Girondinos - ala moderada dos revolucionários - e não os Jacobinos - a Esquerda -, com destaque para Robespierre, que se opôs à guerra, pretendendo consolidar a revolução na França.
Mas isso o nosso comentador anónimo não sabe porque só conhece a Revolução Francesa com base em vulgatas marxistas de 3ª ordem e julga que o Napoleão era um grande revolucionário de esquerda, certamente.
Ainda bem que o comentador anónimo não assinou a dita prosa, porque assim se perceberia até que ponto o caruncho pode danificar as capacidades cognitivas.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, conheeço bem o Madeira e acho que ele nunca ia dizer isto nunca ia dizer isto:

"Coisa que nem os republicanos foram e muito menos toda e qualquer doutrina comunista internacionalista."

Mas olha que essa do caruncho foi mal metida. Prova mais uma vez o quão reles vocês são. Por acaso não sabia que também eram racistas.
E depois julgam que têm legitimidade para criticar a Câmara.
E são os amigos desta gente que querem ir para lá em 2009?
Nem na minha casa entravam, quanto mais governar o nosso concelho.

Mas continuem assim, só se estão a enterrar.

Anónimo disse...

Olha lá AV, por que não começas a insultar as pessoas cara-a-cara e não, como rato dos canos que és, escondido através de um teclado?
Faço-te esse desafio.
Se és homem aceita.
Já te disse onde é que me podes encontrar.
E depois sou eu que dou mau nome ao sporting?
Tenho pena de ti.

AV disse...

Sportinguista, obrigado por dares a cara.

Quanto ao caruncho, o que é que isso tem de racista?

Se garantes que não é a pessoa em causa, porque enfias o barrete?

Desafios, desculpa, só aceito os de "anónimos" como eu.
Como tu deste a cara, não posso aceitar.

Anónimo disse...

Tudo bem:

Nao me conheces de certeza.O meu nome e Pedro Oliveira. Chegas ao cafe e perguntas.

E tu nao aceitas o desafio nao e por seres anonimo e por seres cobarde. Insultos pelo pc tambem eu.

AV disse...

Nota-se.
Pedro Oliveira?
Não me diz nada.
Deve ser da cobardia.

Perguntar por ti?
Deves brincar!
Deves pensar que és o maior lá no galinheiro.

Anónimo disse...

Ainda por cima eu é que sou cobarde!
Tu é que tás a fugir com o rabo á seringa.
O que eu disse foi para, no dia do jogo, apareceres e perguntares:
"O Pedro Oliveira está por aqui"
Eu prontamente respondia:
" Estou aqui AV MERDAS"
E não fujas á questão, por o que já se viu é que és cobarde e não aceitas o desafio.
De facto insultar pela net e facilimo.
O Beja é que tem razão, mais cobarde não pode haver.

Anónimo disse...

Cá para mim não te queres assumir por seres alguém conhecido no poder político local.Hmmmm....

AV disse...

Escuta "sportinguista", tem sido o meu camarada AV1 que te tem respondido, porque não tenho estado pela blogosfera, mas fui eu que escrevi o comentário no Blog do Brocas, por isso se queres ofender alguém ofende-me a mim em vez dele, pois somos dois os editores do AVP.

O meu desejo seria dizer-te que se desejares qualquer conversa em particular comigo, manda um mail para: avedros@gmail.com e aí combinamos só os dois onde nos encontramos, não gosto de grupos e muito menos de encontros em cafés, mas o pior é que assim revelaria a minha identidade e isso não me apetece por enquanto, pois são muitos assuntos que tenho de revelar sobre a catastrófica situação em que o PCP deixou este concelho e em que o PS deixou o País e tu não tens relevância suficiente para me fazeres abdicar disso.

Acabou-se pois o diálogo, agora é só monólogos, se quiseres responder e estás à vontade para isso, tu e todos os outros que no passado já nos ameaçaram até de morte, ninguém verá aqui no AVP nenhum tipo de censura, embora nos considerem fascistas.

PS: Lamento imenso que o Sporting tenha bardamerdas como tu.

AV2

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas o que é que o Napoleão tinhaa ver com a revolução francesa ou com os valores de esquerda. Foi apenas mais um oportunista entre tantos que se aproveitou da fragilidade dos outros para uma vez no poder coroar-se de imperador, o que é a antítese do espirito da revolução e dos direitos do homem e do cidadão.
Quanto aos outros autores e obras que mencionam é apenas gente que distorceu e acabou distorcida, tal qual este blog.
Pelo menos dá-me a impressão que está a perder a estribeira.

Viva Salazar, a bandeira nacional e o AVP, o mais culto de todos os blogs deste e doutro mundo.

AV disse...

"Viva Salazar, a bandeira nacional e o AVP, o mais culto de todos os blogs deste e doutro mundo."

é bem verdade...

AV2

Anónimo disse...

O vosso problema e que, ao serem cobardes e nao assumirem-se, ja ninguem sabe quem e o av1, o av2, o av3 ou o av raios que os parta.
Tambem vejo que dizeste bem verdade á frase onde estava incluído o viva salazar.

Tenho dito.

P.S. Lamento imenso que o Sporting tenha cobardes como tu...

AV disse...

E eu lamento que tenha grunhos como o Pedrocas Oliveirinha da Serra.
Queriducho.
Queres encontros com homens?
Chega-te lá para outro lado.

Anónimo disse...

Mas desde quando é que és um homem?
Um cobarde não é um homem.É mais uma ratazana de esgoto.
Portanto o encontro que quero é com um cobarde que não tem a coragem de me dirigir insultos na cara.
Mas se decidires passar de ratazana a homem, já sabes.
Sporting-Trofense.
Café Bela Rosa

AV disse...

Lá estarei, fica atento à porta pois posso aparecer durante todo o jogo.

AV2

Anónimo disse...

Os Pilaretes da vergonha (que não o são afinal), parte 3
Publicado por Carlos (Brocas) em Agosto 20, 2008

Afinal errei!
Mais uma vez, penso que é a segunda vez (em quase 4 anos de blog) que meto a pata na poça, nestes termos de lançar para o ar, não interessa aqui as fontes ou as razões o unico culpado sou eu, postas de pescada (neste caso pilaretes que me iam caindo em cima).
Retirei o que havia escrito neste post porque, após cerca de 45 minutos de conversa com o Manuel Madeira, cheguei à conclusão de que, afinal o homem em tudo agiu de boa fé.
Prontificou-se, e estaria previsto para amanhã Quinta-Feira, só que eu não posso , e nem quero, pois quero acreditar no Manuel em virtude de toda a disponibilidade que o mesmo me mostrou relativamente a me facultar provas da legalidade da coisa (pilaretes), a provar-me a situação através de documentação na sua loja.

Quando coloquei o Post, a minha intenção era, unica e simplesmente, atingir a classe politica, neste caso representada pelo Manuel Madeira, nunca, mas mesmo nunca, foi minha intenção atingir a empresa Poder da Cor. Nem isso me veio à ideia tão pouco.

Tal como todo o mundo (e agora pareço um Brasileiro a falar) não sou perfeito, à firma Poder da cor e seus funcionários, as minhas desculpas.

Relativamente ao Manuel Madeira, e como já aconteceu, sempre que tenha algo a “descascar-lhe” em cima, politicamente, como já aconteceu, não espere que o não faça, mas a si, não à sua empresa.

Relativamente aos Sportinguistas e Companhia Limitada, que anonimamente por ai colocaram comentários, relativamente a esta situação, apesar de nalguns aspectos se encontrarem na posse da razão, não merecem nada pois, e eu respondi à letra também o não mereço, efecturam-no com ofensas à minha pessoa.

Errar é humano!

AV disse...

Pronto já te descaíste, um verdadeiro Sportinguista, nunca iria olhar para a porta durante todos os 90 minutos, enquanto está a dar um jogo do Sporting, tu és lampião.

Acabou.

AV2

Anónimo disse...

Pera lá:
eu só disse aleluia. Como já disse lá em cima: se quiseres chama-me.