quarta-feira, agosto 20, 2008

Semelhanças

Certos comentaristas da área do PS-N, andam a chamar-nos fascistas, por sermos defensores da nossa Pátria e termos orgulho na bandeira nacional e na nossa história com perto de mil anos.

Quer-me cá parecer que os militantes ou simpatizantes do único partido que em Portugal tem actualmente uma ideologia bem perto do fascismo Italiano corporativista não sabem o que é o fascismo, por isso recomendo que leiam mais sobre fascismo e vejam que as semelhanças são muitas com este regime Nacional-Socialista Sócretino, mas tomem lá mais um exemplo, já agora:

"O fascismo é colectivista, procura mobilizar as massas com propaganda vulgar e violência. Opõe-se ao liberalismo clássico e ao conservadorismo.

O líder fascista é um actor exagerado, no qual são depositadas todas as esperanças de forma messiânica.

O fascismo surge em tempos de crise, quando a fórmula democrática moderna falha ou muitas vezes quando existe um crescimento comunista paralelo que assuste as classes médias.

Num artigo da Enciclopedia Italiana de 1932, escrito por Giovanni Gentile e atribuído a Benito Mussolini, o fascismo é descrito como um sistema no qual "o Estado não apenas é autoridade que governa e molda as vontades individuais com leis e valores da vida espiritual, mas também poder que faz com que a sua vontade no estrangeiro prevaleça. ...Para o fascista, tudo está dentro do Estado e ... nem indivíduos ou grupos estão fora do Estado... Para o Fascismo, o Estado é absoluto, perante o qual os indivíduos ou grupos são apenas algo de relativo.

"Mussolini, em um discurso proferido dia 28 de outubro de 1925, proferiu a frase que define concisamente a filosofia do fascismo: "Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato" ("Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado")."

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei quem escreveu estas aleivosidades, mas podem-se cagar todos que ninguém dá lições de democracia aos socialistas portugueses. Batemos-nos contra a ditadura de Salazar e Caetano, batemos-nos contra a golpaça da implementação pós 25 Abril 1974 dum regime comunista social-fascista e hoje, se vocês dizem baboseiras e disparates destes devem-no à nossa luta pel defesa das liberdades. O socialismo democrático é o melhor regime em liberdade plena, com responsabilidade. Na actual crise internacional há um governo que em liberdade nos tenta fazer sofrer o menos possível e criar condições para no futuro sermos um país mais evoluído cultural e tecnologicamente. É isso mesmo, um país com futuro real e não demagógico. Mas vocês não sabem o que é isso. Tenho lido algumas coisas vossas e actualmente estou na dúvida, se são realmente fascistas como vocês dizem vos acusam, ou se são social-fascistas (vulgo comunistas). São escabrosos demais.

AV disse...

E quem não concorda com isso e acha que vocês apenas são uma subespécie de fascismo, que está a levar este país à ruina, leva nos cornos não é, ó democrata.

AV2