segunda-feira, março 07, 2005

A Estante X

Alguém que copie, recorte e mande isto para o Largo do Caldas, porque eu estou sem envelopes e selos (de caminho mandem também o livrinho Falsificações da História do Marc Ferro, porque eu hoje não acho o meu).



«(...) num nível metafórico mas significativo, do mesmo modo que a amnésia é não só uma perturbação no indivíduo mas envolve perturbações mais ou menos graves da presença da personalidade, mas também a falta ou a perda, voluntária ou involuntária, da memória colectiva nos povos e nas nações pode determinar perturbações graves da identidade colectiva.
(...) Do mesmo modo, a memória colectiva foi posta em jogo de forma importante na luta das forças sociais pelo poder. Tornar-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores desse mecanismos da manipulação da memória colectiva.»

Jacques Le Goff, "Memória" in Enciclopédia Einaudi, vol I. Memória-História (Lisboa, 1984, pp. 12-13)

Sem comentários: