terça-feira, março 01, 2005

Resposta de Manuel Pedro ao leitor Titta Maurício

Resposta ao leitor Titta Maurício:
O sr. Titta Maurício fez-me uma série de perguntas, sobre o texto "Religiões I - O Cristianismo", a que só agora tenho oportunidade de responder, advirto porém o leitor que não responderei a mais questões sobre este tema porque penso que está bem explícito o seu sentido.

Pergunta:
Senhor Manuel Pedro, Diz que «parto do princípio de que Cristo foi um homem que nasceu e morreu e não como o único filho de Deus e por isso também ele Deus». Algumas perguntas:- onde encontra na cristologia contradição na condição humana de Jesus (do nascimento até à morte) e o que aqui afirmou?- segundo creio, a natureza divina de Jesus não decorre da Sua filiação, mas da consubstancialidade.

Resposta: Para os Cristãos, não existem dúvidas sobre a natureza divina de J. Cristo e a sua condição humana.
Para mim no entanto ele foi apenas um homem e não o único filho de Deus.

Pergunta 2:
«O Cristianismo acredita que só se sendo cristão é que se pode atingir Deus, ora isso põe de fora todas as outras religiões, porque as outras religiões não acreditam que J.Cristo é o único filho de Deus»Como penso que abordará outras religiões, aguardo saber sobre como vai suavizar a natureza excludente de todas as mundividências, maxime, as religiões...

Resposta: Todas as religiões monoteístas sofrem do mesmo problema, ou seja excluem todas as outras e acham que só elas são verdadeiras...

Pergunta 3:
«As cruzadas que destruíram tantas vidas e tanta cultura nos povos Islâmicos, nunca poderão perdoar que os tenham chacinado, roubado e violado em nome de Cristo “DEUS”, porque eles próprios acreditam num Deus único»Também aguardo os comentários que naturalmente, reservou para os demais movimentos expansionistas de fundamento religioso... antecedentes!

Resposta: Não noto que tenha havido nenhum movimento expansionista no Judaísmo; é aliás uma religião bastante fechada.
Com respeito ao Islamismo na sua fase expansionista (Sécs. VI a XI) a sua praxis era de não impôr a sua religião e permitir outros cultos religiosos.

Pergunta 4:
«...maior ficção que essa é a certeza que os Cristãos possuem de terem uma alma individual depois da morte!» Prescindo (não concedendo) das observações antecedentes, mas não percebo:- há alguma tese que aponte para uma alma nao individual?- a dita "ficção", na versão cristã, curiosamente, é partilhada por quase 3/4 dos 6.000.000.000 de seres humanos... aguardo pela classificação que lhes reservou;- as questões de Fé, como realidade imaterial ou amaterial, não carecem de prova... já é erro (pseudo)científico crasso querer pretender que algo que não se provou (nem tal se pretende) ter materialidade, só por isso, não existe!

Resposta: A Alma individual é o suporte das religiões para que na “Vida” pós morte exista uma hierarquia similar à existente na vida física.
Quanto a mim que creio em Deus duma forma muito pessoal, acredito existir uma Alma colectiva que armazena o conhecimento de todas as vidas (Animais, Vegetais e Minerais) e que cria com esse conhecimento Universal a própria evolução da matéria e desenvolve assim a própria existência do Universo.

Pergunta 5:
«O pior disto tudo não é existirem Cristãos mas o facto de nos quererem impingir esta ficção, como se fosse realidade!»Esta é daquelas frases onde é mais visível a intolerância e a ignorância sobre o assunto: a "ficção" não é imposta por vontade dos cristãos, mas porque é Verdade revelada; ninguém impinge nada quando (de todos os monoteísmos) é o único que exige adesão voluntária...«A vida no planeta Terra, tem múltiplas formas e merece ser analisado filosoficamente» Bonita frase... mas, quer dizer...?!?«Podemos questionar também o Cosmos e as possibilidades infinitas de existência de Vida no Universo, mas considero a religião Cristã extremamente limitativa do conceito existencial, mesmo para nós que somos o público alvo; a espécie Humana».Idem...

Resposta: A Verdade acaba e começa na nossa vontade de acreditar.
A adesão voluntária que aventa, existiu apenas nos primórdios do cristianismo.
Durante a institucionalização da Igreja Cristã, todos os que não aderiam “voluntariamente” ao cristianismo eram postos à margem da sociedade e quem lhe era frontalmente contra, era preso, torturado e morto.Ainda hoje em dia nas sociedades cristãs mais conservadoras essa regra se impõe, sejam essas comunidades, Luteranas, Católicas, Anglicanas ou outras...
...Esta bonita frase quer dizer o que quer dizer, se não acha que a vida merece ser analisada filosoficamente, então o que é que merece ser ?
Acho para finalizar, que não é conveniente ter uma prática religiosa activa quando se exerce uma profissão como a sua, porque o facto de acreditarmos num Dogma, não nos faz ver claramente a realidade que não é dogmática.
Penso também que todos os cristãos, para serem coerentes, se deveriam despojar de todos os bens terrenos e viver em reclusão e recolhimento espiritual, para assim poderem completar a sua existência terrena e poderem passar à fase seguinte e essencial ao cristianismo, a Vida depois da Morte, tendo então a sua alma individual junto a J.Cristo , ao vosso Deus e aos milhares de santos que a Igreja Católica possui.

Manuel Pedro

Sem comentários: