domingo, outubro 23, 2005

Momentos de Antologia






Ontem à noite na RTP1 tivemos direito ao supra-sumo do euro-kitsch: festejaram-se os 50 anos do Festival Eurovisão da Canção e tivemos direito a diversas retrospectivas em que revivi momentos embaraçosos da minha carreira de telespectador (quase todos os festivais entre meados de 70 e inícios de 80), para além da possibilidade de vermos o estado em que se encontram agora alguns dos concorrentes míticos do evento (uma Marie Myriam loura, uma Sandra Kim já adulta e enchidinha, para não falar de várias outras concorrentes femininas bem rotundas e uns concorrentes masculinos pelo mesmo caminho, com o Johny Logan à cabeça).
A coisa durou um par de horas a partir de Copenhaga, com uns apresentadores a condizer, uma Katrina Leskanich a condizer com as concorrentes anafadas e um Renars Kaupers, semi-sósia do Beck, meio abichanado e a mover apenas a cabeça e o resto do corpo a parever um robot.
Enfim, foi épico ver de novo Cliff Richard em 1968, Celine Dion com um vestido de arrepiar os cabelos a qualquer um, ouvir Ein Bisschen Frieden pela germânica Nicole ou What's another Year pelo dito Logan, não esquecendo o clássico dos clássicos Volare, volare ou mesmo o Save Your Kisses For Me ou a vencedora da votação para melhor canção de sempre do festival, o Waterloo dos ABBA.
Pelo meio até apareceram as Doce numa retrospectiva, que também meteu vários grupos-clone das Bananarama em meados de 80 ou várias versões escandinavas e/ou eslavas dos Modern Talking que faziam parecer os originais quase músicos reespeitáveis.
Enfim, foi uma sessão da RTP-Memória em plena RTP1, condimentada pela voz do Eládio Clímaco, só faltando aparecer por ali a Ana Zanatti ou o Luís Pereira de Sousa, para eu pensar outra vez que estava a precisar urgentemente de Clearasil e de lavar os meus Sanjo.
Como aconselhava o pudor, mandei a minha descendência para o quarto brincar porque cenas chocantes como aquelas não são aconselháveis a crianças de tenra idade.

AV1

1 comentário:

Anónimo disse...

As Doces não foram a única presença portuguesa. Também foi possível ver Madalena Iglésias e, se a memória não me atraiçoa, a Simone