quarta-feira, outubro 26, 2005

Os Arquivos do AVP



Alguém ainda se lembra desta revista da AMDS ?
Não ?
Acredito, porque a colaboração do concelho da Moita foi sempre pobrezinha, coitadinha.
Mas começou faz agora 20 anos e 6 meses, e nesse seu número inaugural, entre muitos notáveis, Luis Sá escreveria um artigo sobre "Património e Poder Local Hoje", em que a certa altura, à laia de conclusão, se afirma que o dito Poder Local deveria:

«Promover na medida do possível e no quadro de uma criteriosa definição de prioridades a preservação e valorização do património municipal, da arte e da arquitectura popular, estimulando a participação directa das populações na defesa do património, divulgando o seu valor e apoiando e colaborando com as organizações localmente existentes, particularmente com a Associação de Defesa do Património.
As dificuldades terão que aguçar o engenho, a imaginação e o espírito de combate em vez de levar à desistência. Por isso, teremos que prosseguir o trabalho no Poder Local e nas outras frentes em torno da defesa e valorização do património cultural e natural, de modo a, dessa forma, contribuir para alargar mais e mais a consciência do valor do nosso povo e da nossa História. Para melhor sabermos construir o futuro.» (Movimento Cultural, nº 1, Abril de 1985, p. 45)

Luís Sá era um homem com visão, infelizmente precocemente desaparecido.
Alguns dos seus actuais sucedâneos nem 20 anos depois perceberam a sua mensagem.

AV1

Sem comentários: