terça-feira, dezembro 27, 2005

Citação da Noite

«A opinião popular educada, é a mais segura fiança de estabilidade para os bons governos e de felicitação pública. Por ella, se operará no interesse commum, o que aliás ficaria circumscripto á limitada esphera das conveniencias individuaes.
(...)
Portugal, abraçado com a industria agricola e fabril e empenhado nos melhoramentos materiaes, vae construindo de boa fé, sem attentar seriamente para a solidez dos alicerces. Quanto mais arrojada se lhes estiver affigurando a projecção que delineou, mais proxxima da sua ruina lhe andará a grandeza da edificação. O desenvolvimento publico, que espera do plano de reformas que traçou, será quasi uma chimera, em quanto não disposer rasgada e francamente os caminhos da illustração popular. Pouco lhe amadurecerá o futuro, em quanto não emmendar os erros que lhe legou o passado, fazendo caminhar juntos os interesses intellectuaes com os materiaes do paiz.»
(Revista da Instrucção Publica para Portugal e Brazil, nº 1, 1 de Julho de 1857, p. 1, edição de António Feliciano de Castilho e Luiz Filippe Leite)

Passaram-se 198 anos e se substituirmos "indústria agrícola e fabril" por "Ota e TGV", pouco se achará de anacrónico.

AV1

Sem comentários: