quinta-feira, dezembro 22, 2005

É o que dizem os números !




Na página 42 do Público de hoje vem o resultado das audiências relativas ao 10 debates entre os candidatos presidenciais seleccionados pelas televisões.

Primeira constatação: o embate Soares/Cavaco foi esmagado pela novela da TVI e foi apenas o 4º mais visto.
Segunda constatação: Manuel Alegre protagonizou os dois debates mais vistos (com Soares e Cavaco) e Cavaco o 2º e o 3º, enquanto Soares conseguiu apenas um 1º e 4º lugares.
Terceira constatação: Louçã arrasta os debates para o fundo, pois os três menos vistos tiveram a sua participação contra os outros candidatos da esquerda.
Quarta constatação: os quatro debates de Jerónimo de Sousa ficaram entre os 5º e 9º lugares.

O que se pode concluir: que Alegre apela mais às pessoas que o querem ver e conhecer melhor, em especial quando se confronta com os adversários do seu "campeonato", enquanto os ajudantes de Soares já todos sabem quem são, o que dizem e ao que vêm, não sendo factor de atracção de audiências. Soares depende de quem é seu interlocutor para aparecer, em especial de Alegre, com quem todos já perceberam que se portou mal, muito mal. Aliás, mais do que com o filho, o comportamento de Soares nesta campanha assemelha-se ao de Carrilho para a CML: um narcisismo profundo, alimentado por um PS desinteressado no seu destino. O candidato não pára de se auto-elogiar (ele é o mais experiente, o mais culto, o mais viajado, o mais conversador, o mais conhecido lá fora, etc, etc), mas já ninguém tem pachorra para isso.

AV1

1 comentário:

Ponto Verde disse...

Bem observado, subscrevo.