terça-feira, dezembro 20, 2005

Ao trabalho




A páginas 10 e 11 do Boletim Municipal, lá vem o anúncio do arranque - ATÉ QUE ENFIM - da construção dos equipamentos colectivos na Quinta da Fonte da Prata.
Eu sei que as vendas podiam estar melhores, mas os prazos deviam ser para cumprir ou se estão aser cumpridos, se calhar era boa ideia fazer algo que tornasse mais atractiva e aprazível a hipótese ir viver para ali.
Bem.
O chamado "Parque Urbano" vai servir, mais que não seja, para dividir a Nova da Velha urbanização e tapar as vistas quando as árvorezinhas crescerem.
Quanto à expansão da Escola nº 3, já não era sem tempo.
Aquilo que ali está actualmente é verdadeiramente vergonhoso.
Um espaço isolado, quase sem sombras nos meses de calor e sem abrigos nos meses de Inverno.
Mas voltando de novo ao Parque Urbano
Acho pequeno, mas é o que se conseguiu arranjar, OK, é melhor do que nada.
Só acho é que, pelo seu traçado longitudinal (Norte/Sul), é difícil que o anunciado "aproveitamento da vista sobre o Tejo" vá existir em grande escala. Para isso um traçado em L, com uma zona virada para o rio, mas protegida dos ventos mais frios e húmidos por vegetação adequada, seria melhor, mas eu não sou arquitecto paisagista, engenheiro, ou o raio que me parta.
Quanto aos outros equipamentos, o investimento anunciado de 2 milhões de euros (400.000 contos dos velhos) não me deixa mudo e quedo, porque isso é o custo de menos de meia dúzia de caixotes de apartamentos e mais ou menos o equivalente de lucro pela sua venda em tempos de vacas menos magras do que as actuais.
E já agora, as rotundas que falta "embelezar", façam-no com mais cinco mérréis de gosto do que as do Matão (em especial esta) e da MercMoita (BM, p. 78), porque pedra branca com fundo de ferrugem, com repuxo pelo meio, deixa um bocadinho a desejar.
Mas isso sou eu que sou uma alma sensível a estéticas mais clássicas.

AV1

2 comentários:

Mário da Silva disse...

O chamado "Parque Urbano" vai servir, mais que não seja, para dividir a Nova da Velha urbanização e tapar as vistas quando as árvorezinhas crescerem. - AV1

Ao contrário de si eu tenho uma visão sociológica diferente da utilidade do Parque Urbano da Fonte da Prata.

Eu penso que vai servir mais para unir os moradores de ambos os lados, especialmente os jovens.

Para ser uma barreira já lá está o descampado e o parque destruído.

Até mais.

AV disse...

"Eu penso que vai servir mais para unir os moradores de ambos os lados, especialmente os jovens."

Amigo MdS, confesso que por vezes você me surpreende com essa frescura ingénua.
Já viu no que se foram tornando os vários parques urbanos do concelho ? Excepto o da Moita que fica mesmo no meio da terra.
Está bem que este tem uma diferente localização, mas eu não sei no aquilo vai dar após o anoitecer, em especial sem qualquer policiamento.
Mas pronto, diga lá que eu sou um descrente na bondade natural da natureza humana.

AV1