terça-feira, dezembro 27, 2005

Que dizer ? II





A nossa leitura do relatório sobre a sondagem de emergência realizada no gaveto das ruas Cândido dos Reis e Arnaldo Cortiço, no sítio da antiga Cadeia, continua a (não) nos surpreender.
Na página 7 podemos ler a parte que está destacada na imagem e que nos revela, de novo, que nada foi feito para acautelar a preservação dos vestígios arqueológicos que obviamente ali existiriam.
Os arqueólogos foram obrigados a fazer apenas três sondagens, duas das quais em zonas completamente destruídas pela intervenção das máquinas de demolição e a terceira no zona de logradouro, onde as possibilidades de recolher vestígios era bem menor.
Resultado, o que se encontrou só seria perceptível se todo o resto não tivesse sido já completamente destruído e revolvido.
Claro que em circunstâncias normais, quem conhecesse o local ou tivesse um mínimo de interesse por estes assuntos esquisitos do Património, não teria permitido que as máquinas avançassem sem um estudo prévio, mas o sector da Cultura na CMM era vista por um Canudo e no Ambiente e Urbanismo tínhamos e temos uma pessoa formada na área da Economia que, como sabemos pela boca de Mário Soares quando se dirige ao seu adversário Cavaco Silva, não é propícia a uma sensibilidade cultural. Não somos nós que o dizemos.
Resultado: o que se viu e o que se lê.

AV1

Sem comentários: