quinta-feira, dezembro 29, 2005

O Endividamento dos Portugueses

Os Portugueses pelo que se apurou, ganham 100 e gastam 118, recorrendo ao crédito, ou seja gastam em média, mais 18% do que auferem com os seus ordenados, isto significa que multiplicando 18 x 12 meses, dá qualquer coisa como 216%, o que são mais dois ordenados mensais, só para pagar o endividamento.
Esses ordenados extra, são o subsídio de Natal e o subsídio de Férias, (Quem os tem...) só para pagar o endividamento anual.
Fazendo estas contas notamos que os Portugueses, deveriam racionalmente, não ter Férias nem gastar o subsídio de Natal, porque são estes dois meses de subsídios que devidamente canalizados para a poupança, poderiam equilibrar o seu orçamento anual.
Vai lá vai...
Os Portugueses nas férias além de gastarem todo o subsídio, ainda se endividam mais, para irem de férias no exterior, porque actualmente está na moda passar uma semana ou 15 dias no Brasil ou em Espanha, isto tem por efeito não desenvolvermos a nossa economia, fazendo Turismo interno, acrescemos mais este endividamento de digamos mais um ordenado e já estamos nos 316% de endividamento anual. (216% + 100% = 316%)
Mas ainda faltam as despesas com o Natal o Ano Novo o Carnaval e a Páscoa !
Os hábitos consumistas nestas épocas festivas, faz com que o subsídio de Natal seja todo canalizado para comprar prendas para toda a família, mas para aquelas coisinhas que os nossos vizinhos têm e nos temos de ter também...o gravador de DVD, a câmara digital e até o computador portátil.
Estas compras são geralmente pagas em 24 ou 36 prestações, o que faz acrescer mais um ou vários endividamentos mensais que podem chegar a 20% do ordenado, mas vamos situar-nos nos 10%, ora 10% x 12 = 120% a acrescer aos já 316% anuais de endividamento, isto perfaz a bonita soma de 436% !
Mas a modernidade continua e agora parece que se tornou moda também as viagens de fim de ano para o Brasil, que rondam os 1000 € ou seja dois ordenados médios em Portugal, mais 200% a acrescentar ao resto do endividamento ! (436% + 200% = 636%)
Se algumas famílias já enlouquecidas por este Novo Existencialismo também aproveitarem o Carnaval e a Páscoa para dar um saltito a Badajoz, acresçam a esta loucura, mais um ou dois ordenados, ou seja mais 100% ou 200% ! (636% + 200% = 836%)
Isto significa que os Portugueses, para além de arcarem com as prestações do carro e da casa e da creche para os filhos, têm depois disso, de pagar as viagens que não podem fazer e os objectos que não podem adquirir !
Para que os Portugueses podessem pagar estas dívidas, teriam de ter dois empregos cada, mas devido ao grande desemprego que grassa, nem um emprego muitas vezes se tem.
Todos estes factores, fazem com que as expectativas dos jovens casais de viverem juntos por mais de dois anos são cada vez mais remotas e o que se constata é que cada vez há mais separações, depois desses dois anos, porque é geralmente o tempo de contracção dos empréstimos para Viagens e Objectos de desejo !
O carrinho a casa e os filhos, são relações vitalícias por isso extrapolam os casamentos ou uniões de facto.
Esta mentalidade consumista desenfreada das novas gerações de casais, além de arruinar a vida profissional e pessoal dos Portugueses, também faz com que se viva constantemente neste ambiente maníaco-depressivo em Portugal !
Outros hábitos mais culturais e menos consumistas seriam necessários para os Portugueses, mas o que prevalece é a cultura do imediato e do NO FUTURE , o Novo Existencialismo.
Há quanto tempo não visita você um Museu ou uma Exposição, ou vê uma peça de Teatro ?
Nestas férias de Natal/Ano Novo, em vez de ir desesperadamente torrar ao sol duma qualquer praia do Nordeste Brasileiro, experimente passear aqui nas nossas praias, eu por exemplo estou a ir de bicicleta até ao Rosário, conheça melhor a nossa região e especialmente ponha os pés na terra e pense no futuro dos seus e do seu País !
Quantos estrangeiros não se endividariam só para puderem conhecer um País como o nosso.
Portugal está cheio de belezas e surpresas por todo o lado e muito próximo de si.
Leiam livros e visitem Museus, é o meu conselho para os endividados dos Portugueses.
A Cultura faz-nos muita falta !

AV2, a tentar evitar a separação...

1 comentário:

Ponto Verde disse...

Só agora aqui vim e estou espantado por termos abordado sem saber e de forma distinta o mesmo problema.

Excelente análise a sua. Votos de um BOM ANO