quinta-feira, dezembro 29, 2005

Isto precisa de mais atenção

Inicialmente esta notícia deu-me alguma esperança mas, atendendo ao que se passou na reunião pública da vereação de ontem (com o senhor do Urbanismo a falar em matérias para as quais carece de tudo, conhecimentos, sensibilidade, vergonha na cara, competência técnica, estratégia política, vergonha na cara, etc) e do que se ouve por aí, parece-me que mais do que a reabilitação de equipamentos se irá passar algo diferente e infinitamente menos interessante do ponto de vista "Cultural".
Quando se fala das antigas instalações da Pluricoop fala-se das instalações da antiga Cooperativa Operária de Consumo na rua Cândido dos Reis ? Dão para um auditório e área de exposições ? Olhem que isso carece de investimento a sério...
Ou falamos de outro espaço e de outras "coisas" ?
E quanto ao mercado, a intervenção vai ter que efeitos ?
A zona envolvente vai beneficiar de um maior cuidado, de modo a não parecer uma manta de retalhos, bem simbólica do urbanismo de 5ª categoria que nos servem cá pela terra ?
Em relação à Biblioteca, nada tenho contra uma reorganização da sua forma de funcionamento, mas isso é uma questão que não envolve qualquer tipo de investimento.
Já quanto ao Moinho de Maré, espero que não pensem que chega pintar as paredes e espetar umas prateleiras, para apregoarem que está um Museu feito.
E que fica bem o Palacete ali ao lado a esboroar-se aos poucos.
Mas como vão ainda avançar com o projecto e com os estudos é melhor esperar sentado com a cama ao lado.
Um itinerário da vila e dos seus espaços - existentes e destruídos - seria útil, mas não sei se haverá alguém "da área" no departamento técnico que esteja disponível para esse tipo de trabalho. Ou se os responsáveis políticos acham que isso seja prioritário.
Resta-nos esperar e ter umas réstias de esperança.

AV1

Sem comentários: