quarta-feira, janeiro 25, 2006

C'a ganda confusão !

É só um tipo sair de casa e é no que dá.
Aí para baixo vai um grande arraial de troca de piropos entre alguns comentadores.
Como já lá fiz no 32º comentário (incluindo os que foram apagados pelos próprios autores e não por mim, mas eu recebo-os todos na mesma, eh, eh e vou ler...) TODOS devem ter um bocadinho de calma senão isto torna-se em algo parecido ao Alhosvedrense durante Novembro e Dezembro do ano passado.

Vamos lá a acertar agulhas:

1) Um blog é uma criação individual ou de grupo para divulgar as suas opiniões e não a de outros. Quem quiser criar o seu, cria e depois até se pode dialogar mais ou menos acesamente.

2) Como tudo na vida, há um certo nível de auto-regulação na liberdade de expressão, embora eu ache que essa liberdade deve ser ampla e só ser limitada no sentido de evitar injúrias caluniosas ou evidente distorção dos factos.

3) Ao longo da vida do AVP já tivemos um número razoável de quezílias, embora considere que em nenhum momento acusámos ninguém de forma caluniosa, nem distorcemos factos, pelo menos voluntariamente, e aqui até já estou a conceder muito. Quanto muito temos opiniões divergentes das de outros observadores, sobre certos comportamentos de actores políticos e determinados actos públicos dessas pessoas.

4) Por convicção, acho legítimo que cada autor/criador de um blog regule como quiser o tipo de feedback que quer receber dos seus leitores. Também sou frequentador de outros blogs, onde deixo comentários, a maior parte das vezes pouco agradáveis para os autores (no velho Barnabé, no actual Aspirina-B, do lado esquerdo, assim como em O Acidental ou n'O Espectro, do lado direito). Em alguns o ruído da propaganda e da má-língua torna ineficazes os comentários, enquanto em outros tenho pena de não deixarem comentar sequer.

5) Também por questões de princípio, o AVP quando começou a ter comentários, teve-os abertos a toda a gente. Só que o tal ruído instalou-se, a pura ofensa espalhou-se e só a muito custo mantivemos a abertura dos comentários a todos até ao rescaldo das elições autárquicas. Segui-se mês e meio de secura, tendo nós aberto de novo os comentários em Dezembro, obrigando a registo no Blogger. Sem avisar, abrimos completamente os comentários e imediatament surgiram, não propriamente críticas, mas ataques pessoais.

6) No AVP lidamos com as críticas de forma variável, conforme as intenções que lhes detectamos ou o nível de argumentação usado. Chamar à história a minha vida conjugal, o meu "paizinho", a minha mãe ou o meu hipotético nível de erudição ou ignorância não me parece caminho muito interessante. A minha família é a que é e os meus conhecimentos são o que são, assim como os do AV2. Tirando nós, ninguém os sabe ao certo, em especial porque nenhum dos editores do AVP alguma vez trouxe para aqui a discussão de questões particulares ou profissionais, apenas as aflorando pela rama e pelo comentário satírico. Nunca dirigimos a ninguém que trabalhe connosco ou usámos o blog para ajustes de contas pessoais, acreditem ou não.

7) Devido ao nosso mau feitio, e ao meu péssimo feitio, nomeadamente, não gosto de ser empurrado ou condicionado de fora para fazer isto ou aquilo. Detestei ter de fechar os comentários, assim como detesto lavrar sermões como este. Gostava que as pessoas discutissem com intensidade e mesmo um certo nível de virulência ou sátira, mas não gosto muito de certo tipo de acrimónias que resvalam para ameaças. Se houve momentos em que andámos quase aí, foi porque a paciência já tinha levado muita martelada.

8) Portanto, e porque eu gosto que as pessoas que lêem o blog, o possam comentar e trocar ideias - e porque gostava de ter os comentários abertos, caso este mundo e esta terra não fossem o que são - agradecia que, quando quiserem ajavardar, ajavardem no respectivo quintal, pois nós só ajavardamos aqui. Quando eu vou desancar o Daniel Oliveira ou a tia Constança Cunha e Sá, só para dar dois exemplos, faço-o com níveis mínimos de civilidade.

Para bons entendedores, julgo que esta ladaínha chega...
É que eu agora até estou mesmo mais interessado na análise socio-antropológica da revista Maria.

AV1

47 comentários:

Cacav AV1 disse...

Tu falas em ataque pessoal, só que o mais engraçado é que também lançaste um ataque pessoal ao Madeira com aquela história da cultura não ocupa lugar.
Lançaste-me também a mim um ataque pessoal no blog do brocas. Mas como tu és o todo-poderoso AV1, os ataques pessoais que saem da tua boca transformam-se automaticamente em críticas constructivas.Poupa-me a este discurso.

AV disse...

Boa noite.
O excelentíssimo senhor comentador tem toda a razão.
Faço-lhe vénia pela argúcia da visão e pelo verbo certeiro.

Continue assim é o que lhe peço e ajudará a melhorar-nos como pessoas e blogueiros.
Força !

AV1

Cacav AV1 disse...

Como se alguém te conseguisse melhorar, tanto como pessoa como blogueiro.

Mário da Silva disse...

E então o dentinho? Está melhorzinho?
Esperamos que sim, esperamos que sim.

Ponto Verde disse...

1) Caro cacav av gostava de saber se frequentou alguma escola de comentarismo blogueiro, é que no blog A-Sul tenho comentaristas autonomeados "resisentes" que usam o seu tipo de discurso e vocabulário que muito admiro e ao qual presto a devida vénia!

2) Já agora av, deixei um comentário uns postas abaixo salientando o facto do A-Sul por altura das autárquicas ter sido alvo de vários e estranhos ataques informáticos em tudo semelhantes aos que denuncia, o que não deixa de ser curioso.

3) Assino por baixo a declaração do autor, aliàs porque não têm os vereadores dos Municipios da Margem Sul todos um blogue, à semelhança do líder do partido instalado em maioria nesta Banda (até podem ser outros camaradas a escrever como Jerónimo confessou...) sempre permitia denunciar em tempo ítil muita coisa...sem custos...e os senhores poderiam dar também as suas versões!!! e razões!!!

Ponto Verde disse...

Esqueci-me de referir que o referido comentário foi apagado, mas não por mim...

Mário da Silva disse...

Como se alguém te conseguisse melhorar, tanto como pessoa como blogueiro. - cacav av1

Paciência! Paciência! Muita paciência!

Mário da Silva disse...

2) Já agora av, deixei um comentário uns postas abaixo salientando o facto do A-Sul por altura das autárquicas ter sido alvo de vários e estranhos ataques informáticos em tudo semelhantes aos que denuncia, o que não deixa de ser curioso. - ponto verde

Eu nunca tive disso embora tivessem tentado uma vez somente no Plano.

É o Blogger. Volta e meia lá surgem as noticias dos defacements e outras tropelias.

É o problema do software fechado. É um problema de filosofia e também fundamentalmente de escala, tanto nos testes como no desenvolvimento.

Na altura eu fiz um post mas já não me lembra bem onde; dando imensos sistemas de blogs alojados e alternativos.

Até mais.

nunocavaco disse...

Av1 retirei-me da discussão do outro post, mas quero deixar claro que não me esqueci do que disse ao sr. Mário da Silva. Ou me pede desculpa, ou me dá um pontapé, e quando o escrevo assim é porque falo a sério. O sr. Mário da Silva disse que eu o ofendi só porque escrevi que era seu advogado! Quer comparar com o que me disse. Vá lá esforce-se mais um pouco que é capaz. Quanto ao amigo recente, o especialista na Baixa da Banheira, ele não quer discutir, quer é atacar o P.C.P. Sou do Partido Comunista Português e com muito orgulho, enquanto ele fala eu falo (e sei que é muito), mas faço alguma coisa pela população, isto não me dá o direito de querer ter razão seja no que for, mas dá-me conhecimento de causa. A menos que me diga qual a sua orientação partidária, os problemas que pensa que a Baixa da Banheira tem e quais as soluções, não o comento.

P.S.- Peço e repito, mantenham o nível. Quem quiser discutir por bem, que o faça, agora quem ataca e ameaça (pontapés e seja o que for) não deve discutir. Vá para o ginásio que pode esmurrar e bater à vontade.

Um abraço

AV disse...

Vá lá...
Ninguém bate a ninguém.
A Escola Primária, mesmo com prolongamento, acho que fecha ás 5.30.

;)

AV1

Mário da Silva disse...

Bom! Para acabar a discussão de vez.
Se quiser continuar já sabe onde é e não será mais aqui.

Se o amigo Nuno não percebe uma figura de estilo então não o posso ajudar. Para a próxima ponho em itálico.

Já agora, e voltando a um assunto de mais interesse, que achou da reunião de Câmara de há bocado? Gostava de ouvir a sua opinião e aí podemos discutir calmamente.

Até amanhã.

Anónimo disse...

"Quanto ao amigo recente, o especialista na Baixa da Banheira, ele não quer discutir, quer é atacar o P.C.P."

Realmente haja paciência. Isto é a tal cassete, pura e dura.

Mas agora o que eu gostava mesmo era de saber o que é que o Nuno Cavaco já fez pela população. Essa é hilariante.

O Nuno Cavaco mede tudo pela orientação partidária, na boa tradição do totalitarismo que o enforma. Se visitasse o falta papel já tinha percebido, se é que tem capacidades para tal. Isto responde também à sua questão das soluções.

Mas já agora e reformulando uma coisa que escrevi ontem num dos comentários apagados. No falta papel as "orientações partidárias" são diversas, mas cá a malta anda divertidamente a tentar perceber como é que o Nuno Cavaco de repente começou a ser "entendido" da Baixa da Banheira. É que o tinhamos mais na conta de entendido da tasca do papagaio no Barreiro velho. Lá onde o Nuno e grande percentagem do elenco comunista da Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira se reunem para discutir as grandes opções da vila. Pena que para quem passe fique a impressão de que as "soluções" para a Baixa da Banheira são afogadas em litros de cerveja. Não é de estranhar, pois malta que só quer atacar o PCP é o que não falta.

Anónimo disse...

Outra coisa. Cada vez que o falta papel aborda um tema local tem problemas. Deixamos de conseguir publicar por umas horas ou, como já aconteceu, deixa-se de poder ver o blog na totalidade. Também nós perguntamos: será coincidência?
O falta papel ainda não tem dois meses de existência e já temos disto. Podem sabotar à vontade. As ideias ficam.

nunocavaco disse...

Sr. Bartolomé isso não é verdade. Vou à tasca do papagaio poucas vezes e com muitos amigos e apenas com 2 da Assembleia. Quanto ao Sr. Mário da Silva, que acha que chamar cão e ameaçar um pontapé é uma figura de estilo, assunto arrumado. Não gosto que me espiem, mas que de ontem para hoje fiquei a perceber mais umas coisas, fiquei. Sr. Mário se quiser comentar a Reunião de Câmara, vamos a isso.

Anónimo disse...

Nuno Cavaco vá ao falta papel que lhe faz melhor. Qualquer dia tiramos todos uma foto no papagaio e oferecemos ao AVP. Assim podemos comparar as caras, com um folheto CDU das últimas autárquicas na mão, claro.

nunocavaco disse...

Sr. Bartolomé concretize, quem lhe sabotou o blogue. Foram os "diabólicos" do P.C.P., reunidos no grande centro multimédia que é o Papagaio. Olhe que o dono é meu amigo e se calhar também está metido nisto até às orelhas. Por outro lado, também vão amigos do P.S. e do P.S.D. connosco ao papagaio, será que é uma conspiração à escala concelhia, em que P.S., P.S.D, e P.C.P. querem tornar todos os munícipes escravos e entregá-los a seres do outro mundo. Amigo Bartolomé, se quer discutir comigo, não vá por aí e não invente mentiras. Faço-lhe uma proposta, vamos discutir e discuto no seu blogue alguns problemas da Baixa da Banheira. Problemas como o Trânsito, o Centro de Saúde, a falta de Delegação de Finanças, enfim coisas concretas. Você dá a sua opinião e eu dou a minha. Agora você diz que eu me embebedo no papagaio e discuto com os membros da assembleia lá, o que não é verdade e eu não sei quem o sr. é, portanto deixe os ataques pessoais. Calma tenho eu, mas espero que entenda.

Um abraço

Anónimo disse...

Ataques pessoais?

Desde ontem que só o Nuno Cavaco chamou nomes, e como sabe a paciência tem limites. E a paranóia também. Tudo isso que surrealizou sobre conspirações fica-lhe bem a si, logo desde ontem ao chamar-me tendencioso.

Se acha que lhe faço ataques pessoais é melhor tirar isso da cabeça. Nós temos um blog, assinamos com pseudónimo, podemos gozar consigo quando quisermos e como quisermos. Não o fazemos, não funcionamos assim. Ou podia até dizer-lhe já que abraços seus não os queremos enquanto não limpar as mãos sujas de tremoço do papagaio. Não o fazemos, não funcionamos assim.

Mas como no fundo é tudo uma questão de tendências, vamos lá discutir a sério os problemas, "o Trânsito, o Centro de Saúde, a falta de Delegação de Finanças, enfim coisas concretas". E ainda outras coisas concretas, como a falta de limpeza das ruas, o caótico estacionamento, os capatazes, os dinheiros da CMM, a política cultural da Junta, etc. Podemos falar da oposição também, se quiser. Com seriedade, dignidade e sentido de "estado". É só fazer um esforço.

AV disse...

Amigo Nuno,

Fora das outras coisas.
Essa de dizer que vai a esse simpático estabelecimento - para mim, uma tasca é sempre simpática, por muito que o não seja - com malta do PS e do PSD fez-me relembrar velhas conversas nossas.
Então foi aí que soube que, coisa e tal, aquele é que, e tal, afinal ele é que era ?

Se é que me percebe...
;)

AV1

nunocavaco disse...

Sr. Bartolomé quais foram os nomes que eu lhe chamei? E quanto ao eu tenho um blogue, sou anónimo e posso gozar consigo quando quiser e como quiser, não vá por aí. Quem puxou a vida privada e com mentiras foi o sr., dizendo que eu reuno com a assembleia de freguesia no papagaio e apanho grandes bebedeiras. Isso é mentira. Tire a fotografia e vejamos quem aparece na foto.

nunocavaco disse...

Av1 fica-lhe muito mal vir trazer a público o que escrevemos em privado. Mas como gosto de transparência, eu muitas vezes não preciso, porque quer eu queira quer não queira muitas, pessoas e de diferentes áreas políticas comentam comigo muita coisa. Aliás, esqueci-me de referir que tenho grandes amigos no Bloco de Esquerda. Amigo Av1, também me parece que deveria, uma vez mais, já que o blogue é seu, pedir para deixarem a vida privada de lado e discutissem ideias e acções públicas. Mas, se calhar é pedir muito.

Um abraço

Anónimo disse...

"Aliás, esqueci-me de referir que tenho grandes amigos no Bloco de Esquerda." :-))))))))))))))))))))

Ridículo.

O assunto do papagaio só veio à baila como figura de estilo. O essencial é que o Nuno e o resto da malta da imperial no papagaio são uns jovens aparatchiks, sem uma única ideia para esta terra, incompetentes e que serão reduzidos à sua insignificância no dia em que a população deixar de os confundir erradamente com "servir o povo".

Quande se lê o que escreve e quando se sabe que ocupa o que ocupa, fica-se intrigado. O seu currículo resume-se ao seu cartão do PCP. Nada mais nada menos.

Gente como o Nuno Cavaco gosta da situação tal como está. Enquanto houver sub-desenvolvimento estão bem, vivem disso. Acusam os capitalistas de anestesiar as consciências, mas são a pior anestesia que há. Anestesiam a luta, a revolta, a crítica. Em nome da "esquerda" vão garantindo o seu pedaço de domínio, são falsários. E quem discorda deles é acusado das maiores malfeitorias. Em cada rua da Baixa da Banheira deveria haver uma placa onde constasse que " esta terra é dominada por simpatizantes do totalitarismo".

Tiro-lhe a fotografia quando quiser. Com foice, martelo e imperial. Para o distinguir dos verdadeiros comunistas.

AV disse...

Eu só falei em "velhas conversas"...
Quem falou em "privadas" ?

Eu falo de troca de comentários aqui no AVP, antes da 1ª interrupção dos ditos, o resto não existe, nem nunca existiu.
É só verifica r o seu mail.

Quanto aos pedidos, já os fiz, só que quando os fazia antigamente, chamavam-me antidemocrático e pidesco. Não O Nuno, é óbvio, mas os "outros".

AV1

nunocavaco disse...

Fica aqui claro que eu sou um jovem incompetente, é a ideia do Bartolomé. Amigo, assim já falamos a mesma conversa. Caro Bartolomé, não gosto de falar de mim, nem do meu currículum, portanto vou aceitar a sua opinião e agora dou-lhe os parabéns, porque disse o que pensava, quer quanto às minhas capacidades, quer quanto ao que escrevo.

Anónimo disse...

"Quem puxou a vida privada e com mentiras foi o sr., dizendo que eu reuno com a assembleia de freguesia no papagaio e apanho grandes bebedeiras."

Este tortuoso rearranjar do que os outros afirmam é próprio da ideologia totalitarista da organização em que o Nuno Cavaco milita.

Isto também é escrever sobre as suas capacidades públicas.

A partir de agora só vamos falar de "coisas concretas". Pode ser?

Mário da Silva disse...

Quanto ao Sr. Mário da Silva, que acha que chamar cão e ameaçar um pontapé é uma figura de estilo, assunto arrumado. - NC

É o mesmo que me chamar a mim lacaio do AV1.

E olhe que aqui o primeiro a insultar foi você a um comentário que não tinha rigorosamente nada a vêr consigo mas sim com um energúmero que estava a exagerar e que, curiosamente, já cá não está.

Não gosto que me espiem, mas que de ontem para hoje fiquei a perceber mais umas coisas, fiquei. - NC

Mas você está parvo ou quê? Você não estava numa reunião pública? Não era suposto verem-no lá?

Olhe que você está a ficar paranóico com a mania da perseguição.

Sr. Mário se quiser comentar a Reunião de Câmara, vamos a isso. - NC

Pode começar você. Olhe, comente o que o sr. Staline disse. Achei interessante, e o amigo, não?

Até mais

nunocavaco disse...

Bartolomé eu não respondo a mais nada que o senhor coloque. Quanto ao senhor Mário da Silva aceito o seu repto, mas manifesto-lhe que não gosto que me ameacem. Quanto ao que o Sr. Staline referiu na reunião: 1- Achei pertinente a sua preocupação com a poluição do aquífero. Realmente é um problema e deve estar presente na nossa cabeça. 2- Acho que o Sr. Staline ao afirmar que se deveria fazer uma ligação à albufeira de Castelo de Bode para abastecimento de água, não está actualizado, porque a maioria dos especialistas (e eu sou um deles, quer o queiram ou não) aponta para que se faça uma adução ao nosso Aquífero de forma a possibilitar 2 origens de água de abastecimento à grande lisboa. Só uma fonte de água para mais de 2 milhões de habitantes é arriscar muito. E se Castelo de Bode tiver problemas? 3- Quanto à posição do Parque Temático. Não concordo com o Sr. Staline quando afirma que é contra para proteger o meio. Sou da opinião dos vereadores da Câmara, todos eles, que pensam que o parque é uma mais valia e que deverá ser acompanhado muito de perto para minorar os efeitos negativos a nível do ambiente. Todas as forças políticas estiveram bem na minha opinião, em relação a este assunto. Sr. Mário, esta é a minha opinião. Já agora e para o Sr. Bartolomé não ficar a pensar porque é que eu sou especialista em assuntos de água, refiro que sou Mestre em Engenharia e Ciências da Terra pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com a nota de muito bom na minha tese de mestrado.

Um abraço

AV disse...

Pelo menos não é antropólogo, o que já é um ponto a favor.

:D

AV1

nunocavaco disse...

Pois é, podia ser jornalista, ou trabalhar em comunicação social, não sei se é bom ou mau, apenas diferente.

Um abraço

AV disse...

Se essa é para mim, meu caro Nuno, está enganado, mas tão enganado, que não sei que lhe diga senão que vá ver o seu mail.

:D

AV1

nunocavaco disse...

Caro Av1, a boca não é para ninguém. Não posso ver o meu mail porque não consigo aceder ao dito hoje. Afinal não sou o único a picar-me. Mas esteja descansado que eu não ando a investigar ninguém e nunca fez parte dos meus planos. Mas poderíamos fazer um esforço para não atacar classes profissionais, os antropologos são uma classe como outra qualquer.

Anónimo disse...

O Nuno Cavaco diz que já não comenta nada do que eu escrevo, mas ainda dá um desconto para mostrar o diploma. O Nuno Cavaco parece já estar um pouco confuso com tanta argumentação. Ou então anda mesmo enganado. Se for esta última hipótese pode ser que arranque algumas simpatias para as bandas do falta papel.

Já que o Nuno tem o mestrado e é especialista em águas, com todo o respeito, faça alguma coisa quanto ao desperdício das ditas na Baixa da Banheira. O Nuno Cavaco já viu o parque a ser regado? E aquele pseudo-repuxo?

Não necessita responder agora. Guarde os seus melhores argumentos para ocasiões mais propícias. A sério, para discutir "questões concretas". A discussão , entendida como acto de cidadania e próprio da democracia, contribui para soluções viáveis e justas. Não concorda?

AV disse...

Os antropólogos são mmuito respeitáveis.
Só que não é antropólogo quem o quer.

;)

AV1

nunocavaco disse...

Sr. bartolomé mostrei o diploma porque "alguém" escreveu que o meu curriculum era o cartão do P.C., quanto à rega do parque, e só lhe respondo porque foi cordial e mudou a postura, o sistema de rega está desajustado, é necessário mudar aquele sistema. Concordo consigo e mantenha essa postura construtiva que até podemos beber um copo no papagaio (esta é a brincar).

Um abraço.

Anónimo disse...

Então seja o Nuno Cavaco também construtivo e apresse a muda do sistema de rega. Ou contribua para isso. Assim merecerá mais consideração da parte do "alguém". Que não beberá um copo consigo porque não gosta de se sentar nas mesas do papagaio que estão no canto junto às grades do vinho. E isto não um ataque pessoal.

nunocavaco disse...

Bebemos ao balcão.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno

Em relação a ...

Sou da opinião dos vereadores da Câmara, todos eles, que pensam que o parque é uma mais valia e que deverá ser acompanhado muito de perto para minorar os efeitos negativos a nível do ambiente.

Só lhe pregunto se leu o protocolo? Leia.

Eu não posso confirmar se estão rigorosamente iguais (a minuta e o assinado) já que não vi o "assinado", mas pela resposta do sr. Presidente Lobo posso presumir que só adicionaram uma "recomendação" para o promotor ter cuidado com as árvores.

Todas as forças políticas estiveram bem na minha opinião, em relação a este assunto.

Olhe que não estiveram não. Ou então você não ouviu o que se passou lá.

Não reparou no que os Vereadores Joaquim Raminhos e Vitor Cabral disseram sobre o protocolo? É que eles foram evidentemente enganados já que esperavam que o protocolo incluísse as preocupações que emitiram durante a reunião privada e às quais o sr Presidente anuiu ir ter em conta.

Não reparou no que o Vereador Luís Nascimento disse sobre a votação?

Não reparou na resposta dos seus colegas de partido?

Estiveram mal, muito mal, já que não concordando com o protocolo que estava a votação e não tendo tido tempo de o analisar convenientemente deveriam ter-se abstido de votar -- a favor ou contra -- e não deviam ter confiado na palavra do Presidente.

O Presidente Lobo comprometeu-se a disponibilizar a transposição da acta em causa e na integra; sem os tradicionais cortes e abreviações que são muito habituais nestas reuniões. A vêr vamos se isso vai ficar público, tipo para download na internet.

Claro que, se houvesse verdadeira honestidade democrática, seria muito fácil converter essas gravações para MP3 e disponibilizá-las na internet para quem quisesse ouvir. E olhe que os custos seria zero para a CMM bastando usar um serviço gratuito de alojamento ou de depósito de ficheiros; não há é vontade que o povo oiça realmente como as coisas se passam. Essa não-vontade aparenta ser comum a todos.

Até mais.

Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...

No resto do seu comentário digo-lhe que estou de acordo. Algumas coisas ditas pelo sr. Staline são um bocado deslocadas da realidade actual mas a preocupação não.

Claro que sabe que as soluções impermiabilizadoras irão ter custos a médio prazo, mais a mais se as associarmos a continuada tendência para a desertificação e seca no nosso país.

Até mais.

Mário da Silva disse...

E para terminar só queria dizer que lhe peço que não leve uma certa secura agreste no meu discurso mas eu não tenho jeito para conversas moles e cheias de ses.

Amanhã continuamos.


PS: Claro que era mais fácil discutir na minha "casa" mas...
Dado que até já sei quem você é e de onde escreve a maior parte das vezes nem faz muito sentido. E se quiser pode sempre usar o Anonymouse quando me visitar.

Mário da Silva disse...

Excluí o que estava um bocado atabalhoado.

Mas reponho aqui abaixo esperando que esteja mais compreensível.

E olhe que a desonestidade democrática nos processos participativos não é apanágio do sr João Lobo e da Cãmara Municipal da Moita mas, outrossim, muito comuns neste nosso rectãngulo à beira-mar plantado.

Por isso nem vale a pena começar já a atacar-me pelo meu pseudo anti-comunismo primário.


Agora tenho de ir.

Até amanhã.

nunocavaco disse...

Não levo a mal, mas olhe que está enganado num promenor. Vou tentar perceber bem, para não dizer asneiras e depois digo-lhe qual.

Mário da Silva disse...

Cá fico a aguardar.

nunocavaco disse...

" Não reparou no que os Vereadores Joaquim Raminhos e Vitor Cabral disseram sobre o protocolo? É que eles foram evidentemente enganados já que esperavam que o protocolo incluísse as preocupações que emitiram durante a reunião privada e às quais o sr Presidente anuiu ir ter em conta. " - por Mário da Silva.

Caro Mário da Silva, nem o senhor, nem eu sabemos ao certo o que vai no espirito de cada um, mas o vereador Luis Nascimento teve uma postura diferente do que diz. Mostrou-se muito favorável ao Parque. O vereador Raminhos e o verador Vitor Cabral, também o fizeram, mas justificaram-se perante a audiência das suas justas preocupações. Não me pareceu que colocassem em causa o protocolo. Apenas o verador Vitor Cabral numa alusão a uma troca de números entre o acordado e a comunicação social, mas aí esteve francamente mal, porque na sua intervenção duvidou do assinado e não colocou a hipótese de ter sido engano pela comunicação social. Quanto às preocupações ambientais, foram assumidas e muito bem por todos. No que toca a falta de participação neste processo (sigilo), não se esqueça que este projecto é desejado por muitos concelhos e o segredo é a alma do negócio. Aí o vereador Luís Nascimento alertou para o facto e são palavras dele, deste parque ir ser o Parque da Área Metropolitana de Lisboa. Como tudo, esta minha opinião é discutível e criticável, mas é a minha leitura do que se passou. Não me parece que ninguém na reunião tenha dito que foi enganado.

Um abraço.

Mário da Silva disse...

Pois!

Sigiloso ao ponto dos vereadores da CDU só terem conhecimento do assunto três semanas antes?

Mas não suficiente sigiloso para que um presidente + um chefe de gabinete + um advogado, mero empregado da CMM + um arquitecto, outro mero empregado da CMM o soubessem e o estivessem a negociar há mais de um ano?

Então nem sequer os outros Vereadores da CDU são gente de confiança? Até desses foi preciso manter segredo?

Desculpe lá se não consigo entender isto.

Quanto aos Vereadores da Oposição dizerem que foram enganados, não disseram, com essas palavras mas... só ouvindo é que se percebe.

Lamento não lhe poder explicar melhor mas não posso.

Ah! E pelo que percebi ficou pouco claro. O Vereador Luís Nascimento votou desde o príncipio favorávelmente embora também tenha colocado imensas questões que teria sido interessante todos ouvirmos ou lermos.

Já agora, você sabe onde é que está o protocolo assinado em formato que o povo, de forma anónima, possa recolher para lêr? É que sem isso fica difícil pronunciar-me sobre as venturas deste projecto sebastianista.

E as actas prometidas? Sabe quando ficarão disponíveis? É que se fôr nos prazos "normais" não me interessa para nada, nem lhe devem interessar a si, como democrata que é.

Por falar em lêr. Já gastou um minuto a lêr o que está no Plano? Olhe que nem tudo é parvoíce nem pensamentos inconsequentes e ignorantes duma cambada de ressabiados.

Até mais.

nunocavaco disse...

Caro Mário da Silva já li o que escreveram, e não se ofenda comigo se lhe disser que já esperava uma coisa do género. Deixo um apelo, se pensam que existe qualquer situação menos clara ou legal, vão até ao fim e não se fiquem por meias intenções, porque até prova em contrário só estão a achincalhar pessoas com essas suposições. Só não percebo mesmo é a referencia a Euridice Pereira. Tinham de a referir porquê? Mas caro Mário, mais uma vez são opiniões, você tem a sua e eu tenho a minha.

Mário da Silva disse...

já esperava uma coisa do género

Este tipo de comentário não me ofende mas deixa-me sempre perplexo.

Se tudo é mentira, invenção, sofisma, manipulação então porque não se vê ninguém a comentar? A desmontar a cabala?

Do meu comentário acima você não contrapôs nada, menos de nada.

E depois diz que leu mas que já estava á espera. Como se fossemos todos uns malandros que só querem mal aos seus amigos?!?!

Eu fiz um monte de questões. Outros colocam inúmeras questões. Somos todos malfeitores? Somos todos estúpidos por não vêr o óbvio?

Ofendido não fico, deixe estar; mas que fico perplexo, lá isso fico.

Uma opinião é o facto de eu não gostar das pessoas da CDU que nos governam no concelho. Isto é uma opinião.

Eu achar que este parque não vai trazer nada de novo ao concelho, antes pelo contrário, pela sua periferia e por ser evidentemente auto-contido em si mesmo. Isto é outra opinião.

Agora 95% do que está escrito por aí não são opiniões; são dúvidas, são interrogações e são, evidentemente, o direito que os cidadãos têm à indignação pela forma como as coisas são feitas nesta terra e na maior parte deste país.

Olhe, veja se tem opinião sobre isto já que nem é aqui no concelho. Se calhar não vai ter dados os visados evidentes.

A grande causa de eu não estar em nenhum partido são as peias que se criam e as dificuldades em se ser crítico e auto-critíco.

Digo-lhe que conheço bem poucos que estejam ligados a partidos que realmente tenham honestidade intelectual.

Você, por vezes tem, por outras parece que nem quer vêr ou questionar.

Desculpe-me se não acredito na sua completa ignorãncia de como as coisas se passam dada a sua posição no partido e na Câmara.

Até amanhã ou até Segunda.

Mário da Silva disse...

Só não percebo mesmo é a referencia a Euridice Pereira. Tinham de a referir porquê? - NC

Talvez por ser no mínimo curioso que um protocolo em negociação há tanto tempo só tenha aparecido, e com uma urgência no mínimo estranha, somente após a dita senhora ter oficializado a sua substituição pelo Vitor Cabral, não lhe dando tempo para re-oficializar a sua volta.

Talvez porque, queiram ou não e mesmo com os imensos defeitos que possa ter, a senhora foi a única que demonstrou ao vivo que tinha a capacidade e os conhecimentos para impedir que certas coisas se passassem num uninimismo confrangedor. E é a única que não tem outros interesses que possam ser prejudicados como sabe, ou não reparou no patrocínio, desinteressado e há muito negociado e comprometido é certo, para o carnaval da "Velhinha"(*)?

Acha realmente que um negócio que até já está a ser tratado a nível de secretário de estado e de API iria por água-abaixo se esperassem mais uma semana ou duas para que todos, TODOS(**), tivessem tido tempo de consultar o seu apoio júridico e técnico a fim de darem a sua opinião e voto de uma forma avalizada? Ou que até pudessem dar contributos interessantes à proposta?

Não me faça rir que eu já não tenho idade para brincadeiras.

Não acha estranho que o seu chefe não tenha votado nisto? Olhe que eu conheço-o bem e ele não dá ponto sem nó. O futuro o dirá.

Agora é que me vou à deita.

Até mais.



(*) Com isto não se tira a ilação que o VC se deixou levar em troca de contrapartidas financeiras. Que fique bem claro.
(**) No que se incluem os da CDU, evidentemente, embora não acredite nisso; e isto já é uma opinião.