terça-feira, janeiro 31, 2006

Coisas sérias

É verdade, vamos lá escrever uns parágrafos sobre um assunto sério.
Porque têm razão as pessoas que protestam com o que se passa em relação às carreiras de autocarros para Lisboa que trazem "Alhos Vedros" estampado na frontaria.
E, se é verdade que tecnicamente chegam à freguesia de Alhos Vedros, apenas se limitam a chegar à Quinta da Fonte da Prata e se chegassem apenas à rotunda anterior ao Plus podiam afirmar o mesmo, que seria verdade.
Eu sei que Alhos Vedros já é magnificamente servida de transportes públicos (para chegar a Lisboa são precisos pelo menos dois transportes até à Baixa e outro daí a qualquer outro ponto) e de acessos (as quatro faixas da Nacional acabam junto à Lagoa da Pega e à nova Fonte da Prata, porque enfim, a quem devia fazer o resto não lhe dá jeito por enquanto).
Mas parece-me, no mínimo, caricato que a carreira Alhos Vedros-Lisboa, não passe por Alhos Vedros e obrigue quem a queira apanhar a fazer uma outra ligação e a pagar outro bilhete para chegar à Fonte da Prata (não seria possível um bilhete único, sem grande sobrecarga de custo para quem viaja sem passe?), pois ainda é um par de km bem medidos desde o centro da vila.
Percebo que o interesse económico da transportadora não será o de estender a ligação mais kms em troca de um número de utilizadores que considerará pouco atractivo (fez algum estudo a esse propósito ?), mas não posso aceitar esse tipo de lógica que, na prática, "parte" a freguesia de Alhos Vedros e discrimina parte da sua população, com a complacência do poder instalado na Moita.
Toda a lógica do alargamento da EN para 4 faixas e este tipo de trajecto dos transportes só visa separar a Fonte da Prata da freguesia a que pertence e virá-la para a Moita.
O pessoal de Alhos Vedros que se desenrasque.
Vá de comboio ou autocarro para o Barreiro e depois de barco e grame com os humores da malta da Soflusa.
Ou vá de carro.
Agora uma ligaçãozinha directa da sede da freguesia até Lisboa, sem se perder muito tempo ?
Brincamos, não ?
A entrada nascente de Alhos Vedros é a desgraça que conhecemos, sem nunca mais se adivinhar a construção do nó que descongestione aquele emaranhado que é a zona entre a Kleo e o cadáver da HH/Norporte (mas uma rotunda ridícula nasceu no alto do Carvalhinho porque andam para lá com umas ideias).
Os transportes directos para Lisboa ficam lá longe.
Mas tudo bem que a malta é paciente e raramente levanta cabelo.
O problema é mesmo esse.
Quem tem conhecimento e meios para refilar, não se rala muito e vai de pópó.
Quem os não tem, amocha e cala-se à espera que o futuro radioso lhes caia do Céu.
E assim continuamos neste triste remanso, em que a carneirada pasta o que pode de cabeça baixa, enquanto os pastores descansam, fiados nos cães de guarda que têm instruções para morder as acanelas de quem saia do carreiro.
E no fim, se outro argumento não colhe grande adesão, sempre se pode culpar po Governo.

AV1 (com reportagem em preparação sobre o assunto para esta semana, se não for antes ou depois...)


Tudo o que o AV1, disse está correcto, mas para ser totalmente verídico, devo informar que já posteriormente ao Post anterior, recebemos um link, que nos informa que algumas carreiras passam pelo centro da Vila de Alhos Vedros.

As partidas de Alhos Vedros, Centro, são entre as 06h 30m, às 08h 30m da manhã, todas as outras começam na Fonte da Prata.

As chegadas a Alhos Vedros, Centro, são das 17h 15m, às 20h 15m, todas as outras terminam na Fonte da Prata.

Não se compreende porque não vão todas ao Centro de Alhos Vedros !

AV2

8 comentários:

joao figueiredo disse...

Descalçou as pantufas e foi até Lisboa.
Parabéns

AV disse...

Meu amigo,
Quem lhe diz que não estou em Lisboa, infelizmente de carro para não perder tempo, a pensar que seria mais fácil regressar num transporte directo ?
Nem todos temos emprego na região, sabe ?
Há uma crise por aí, para quem não deu por isso e sinta o lugar garantido por mais uns anitos, quase tantos como os de uma mão gelada.
;)

AV1

VC disse...

Ou ter a garantia da "instalação" de uns trabalhos seus (vulgo, estátuas) pelos Jardins do concelho...

Bom mas sobre os transportes:
Os meus amigos lembram-se de uma ideiazita do PS local, a do transporte urbano entre as Freguesias do concelho?
Ideia que depois foi aproveitada na semana das eleições com o lançamento de uma carreira que serpenteia entre Moita Alhos Vedros e Vale?

Pois é, se tiveram poder perssuasor junto da Transportadora para que esta lhes fizesse esse serviço, não terão também para conseguir esticar o percurso da carreira Lisboa-Fonte da Prata até Alhos Vedros? Ou são as pesetas, digo euros, dos espanhóis a funcionar?

joao figueiredo disse...

acho que já sabe que não trabalho na margem sul...

AV disse...

Não sei... não sei...
Aliás sei muito pouco das circunstâncias pessoais de muita gente, porque me preocupo principalmente com os aspectos ligados à vida pública, mesmo se não partilho a hipocrisia da doutrina Portas no Independente.

Quanto a mim é que, com toda a sinceridade, duvido que saibam o local onde estou a trabalhar neste momento.

(Não é no Largo do Rato, claro...)

:D

AV1

joao figueiredo disse...

para ser sincero, é caso que não me preocupa.

;)

o problema das deslocações para fora do concelho em trasportes publicos é um dos temas que tenho mais ou menos preparado para abordar. já experimentou ir passear até Almada? são cerca de 2 horas para fazer 30 km...

AV disse...

É mais rápido dando a volta de barco, como é óbvio.

Mas com o Metro do Sul to Tejo vai ser tudo muito rápido.
Pois...

Não quero meter-me na vossa política editorial , mas esse tema e o que o NC aflorou de raspão, como a política ambiental (no seu sentido completo), eram coisas giras de ser tratadas, para vermos que diagnóstico fazem e que soluções propõem...

Isso e algo sobre a política de construção seguida na BB, no vale e cada vez mais em AV.
Assuntos bons, sérios, passíveis de boa discussão.
É que já estamos fartos de bater na mesma tecla, sem qualquer tipo de contraponto que ultrapasse o dichote de alguns comentadores...

AV1

joao figueiredo disse...

Sim, esses são temas que queria abordar, entre outros. Com tempo lá chegaremos.