sábado, janeiro 28, 2006

Ressabiados de todos os quadrantes, Uni-vos !

Quem nos lê, lembrar-se-á com esforço que tínhamos nos nossos links, os blogs Acidental e Barnabé numa categoria específica a que chamávamos os Siameses Desavindos.
A razão para isso é óbvia: na minha opinião, grande parte do Bloco (facções ex-Política XXI e ex-PSR), de um lado, e certas parte da Direita portuguesa (a facção santanista do PSD mais a facção portista do CDS), do outro, são farinha do mesmo saco e funcionam e raciocinam da mesma maneira e seguindo os mesmos princípios e métodos.
São extremos só aparentemente opostos.
Socialmente, estão mais próximos do que se pensa. A generalidade é de média alta-burguesia urbana e lisboeta em particular.
Academicamente, têm uma formação acima da média.
Ideologicamente são pretensos "puristas" que, na prática, não passam de fundamentalistas.
Dos dois lados, fala-se muito em defesa da Liberdade, mas qualquer dos grupos é extremamente intolerante e funciona com base na lógica dos grupos fechados de prosélitos.
Em termos de estratégia, gostam de misturar a erudição com a ironia, com o objectivo de ridicularizarem os adversários, que são tão mais adversários quanto estão mais perto em termos de espectro político (os do extremo esquerdo detestam o PC e os do extremo direito detestam o PSD cavaquista).
Claro que de ambos os lados a disciplina das hostes é fundamental, a desconfiança perante as movimentações não planeadas e inorgânicas da populaça são vistas como ameaçadoras e ferozmente desencorajadas e, no caso de ocorrerem, vergastadas.

Como seria de esperar, o que acima fica (d)escrito, é provado á saciedade pelas crónicas "gémeas" no Expresso de hoje, do bloquista Daniel Oliveira e do qualquer coisa da direita João Pereira Coutinho (eu não vos disse ontem que as crónicas dele no Expresso são atrozes ?).
Ambos se preocupam, na análise das Presidenciais, em apoucar os resultados de Alegre.
Soares e Louçã foram trucidados pela concorrência ? Daniel Oliveira ignora...
Cavaco Silva ganhou à primeira ? Coutinho jr. não se apercebeu !

O que interessa ?
Malhar em Alegre e nos seus eleitores, atraídos pelo "vazio" do candidato, eleitores acéfalos, que não seguiram as ordens dos pastores iluminados,
Para estes opinadores engajados em causas muito densas ideologicamente (pensam eles...), quem foge às suas lógicas de exclusão e ao encarneiramento que eles presecrevem como receita, é porque são "contra", porque aderem ao "vazio".
Esta malta nunca se interroga porque aquilo que eles representam - que de ambos os lados parece ser tão puro, cristalino e bom - só consegue a adesão de franjas desse povo, de que eles tanto falam, por quem tanto clamam, de quem dizem defender os direitos, mas que consideram apático e acrítico, incapaz de perceber a relevâncias das vanguardas intelectuais e/ou revolucionárias que eles representam, quando se escapam para outros pastos.

Daniel Oliveira e boa parte do Bloco, assim como J. P. Coutinho e uma certa direita modelo Juventude Popular de todos os júniores-bem deste nosso mundo tuga, não passam das duas faces da mesma lógica fundamentalista, fechada, intolerante, bem-pensante a auto-convencida da sua criatividade, incapaz de aceitar o que não compreendem ou, talvez melhor, o que não lhes convém admitir que compreendem.

AV1

3 comentários:

AV disse...

Excelente análise Camarada !
AV2

Mário da Silva disse...

E prontos! Vontámos à normalidade :)

Bem escrito, sim senhor.

Até mais.

AV disse...

Normalidade ?
É o que aqui mais faz falta !

AV1