terça-feira, janeiro 24, 2006

Coisas que me irritam, logo pela manhã

Mães e avós, e também alguns pais e avôs, que conduzem as crianças nos passeios, deixando-as do lado da via, arriscando-se a que as ditas crianças escorreguem, saltem ou simplesmente lhes apeteça fugir para o meio da rua ou estrada e sejam atropeladas. Depois ouvem-se aquelas estridências do tipo "Ó Cátia Vánéssa, não corras pá estráda, já te aviseiiiii ! Anda já pá qui filha, olhós carros."
Ó Santa Estupidez, os adultos é que devem tomar atenção e prevenir potenciais deslizes que a criançada ainda não percepciona bem. Levem os miúdos e miúdas no lado interior do passeio, mesmo que seja pela vossa mão esquerda. Pode dar menos jeito mas é melhor.
E já agora, de caminho, não abram o raio das portas dos carros para o meio da estrada, espetando o traseiro de forma que ocupam quase toda a faixa de rodagem.
Em caso de traseiros bem torneados e na estação própria (no Inverno há muito casaco, muita fazenda, por cima), ainda podemos ter algum interesse em ficar à espera a apreciar mas, nos dias frios e apressados que correm, a gente naturalmente mal-disposta como eu só apetece buzinar como se não houvesse amanhã e, caso tivesse um pára-choques de tunning, levar-lhes a porta a reboque.

Outra coisa que me irrita, e agora vou implicar com senhoras de alguma idade e audição já um pouco toldada, é ficarem paradas no meio da Avenida Bela Rosa, ou em ruas bem mais estreitas, discutindo as actualidades da vizinhança em plena rua, como se ainda andássemos todos de carroça e passasse uma de hora em hora. Não é que eu seja dos aceleras que por ali passam "a abrir" e é verdade que o hábito de estacionar nos passeios custa a perder-se, muito pelo contrário, em particular as carrinhas que vêm descarregar mercadorias dizendo que "é só um bocadinho, ó chefe, o quéquequer ?", mas as senhoras não poderiam ir discutir quem anda a enganar quem no 2º esquerdo ou no 1º direito ali do nº tal para outro lado, ó faxavor ?

Muit'agradecido e como podem reparar, hoje estou particularmente bem-disposto e com natural vocação para conduzir na santa terrinha.

E nem sequer decidi embirrar com o estacionamento em frente da farmácia Portugal, da papelaria Saturno, da mercearia do Toninho, no estacionamento de camionetas na nossa praça requalificada ou mesmo junto ao posto de atendimento municipal.
Isso fica tudo para outra explosão da bílis.

AV1

2 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Bem-Regressado ou será BenRegressado ? Estou confuCio!

O ke kero dizer é ke konsidero este teu texto um pouco o regresso às origens, did i maQUe my self klear ?
E já agora, se andares a pé kuidado kom as passadeiras ali pós lados do KUoreto, é ke é kustume haverem por ali tentativas de atropelamento a bloguistas...
LoLada
Um bom dia!

AV disse...

Acabaram-se as eleições até ao ano 3000 e qualquer coisa.
Agora vou de novo chafurdar nas misérias da malta.
Até o Nalguinhas da Moita vai corar...

;)