segunda-feira, janeiro 30, 2006

AVP Erudito - O Clima





Este é um clássico sobre o tema das alterações climáticas na Europa, pois através de diversas técnicas e fontes procura fazer uma história do clima a partir do ano mil da nossa era.
Foi aqui - na tradução portuguesa das Edições 70 que apanhei em alguma Biblioteca e agora está esgotadísssima - que descobri as maravilhas ocultas da dendrocronologia, ou seja da utilização dos troncos das árvores e dos seus anéis de crescimento para estabelecer a sua idade e, em paralelo, determinar ou distinguir retrospectivamente os anos mais frios dos mais quentes e, ainda por tabela, caso o tronco tenha sido cortado e esteja fora do seu ponto original, qual era a orientação da própria árvore, visto que no nosso hemisfério, a face virada a norte costuma apresentar uma espessura menor dos ditos anéis.
Significa isto ainda que houve uma fase da minha vida em que eu tinha imenso tempo para gastar e ainda uma razoável capacidade de armazenamento de informação no meu disco rígido.
Nos tempos que correm, já não é bem o caso e acumulam-se problemas de memória, falhas de consistência do dito disco e uma manifesta necessidade de tentar fazer um upgrade do software original.

AV1

Sem comentários: