terça-feira, janeiro 31, 2006

Memórias avulsas

Esta foto que o Brocas nos enviou de uma prova de ciclismo na Baixa da Banheira de há cerca de 25 anos fez-me lembrar, antes de mais aquelas épicas corridas de bicicletas que se faziam em Alhos Vedros, com organização da Academia se não estou a errar, em meados dos anos 70, muitas vezes correndo no quadrado formado pelas ruas Bela Rosa, Vasco da Gama, Agostinho Neto e o que agora é a parte final da Humberto Delgado, outras vezes num trajecto um pouco diferente e mais alargado.
Aquilo é que era o pessoal dar ao pedal que nem uns perdidos e nós a olhar ou os mais putos a correrem a tentar acompanhar.
Mas a fotografia também é evocativa a outro nível, porque nos mostra a rua 13 da Baixa da Banheira que na época era o mais próximo de um Centro Comercial que tínhamos à mão para quem vivia em Alhos Vedros e não queria ir até ao Barreiro ou à Rua dos Fanqueiros (esta era a hierarquia que se seguia quando se pretendia encontrar algo não disponível na loja do senhor Filipe ou que aí não se encontrava com os requisitos desejados de preço, feitio ou qualidade).
Em boa verdade, as memórias em causa não são das mais coloridas da minha infância pois as idas pela mão da minha mãe até à loja dos Pereiras quando ela ia comprar tecidos para algumas peças de roupa a fazer por medida em casa ou por encomenda, ou outro tipo de lanifícios, têxteis ou atoalhados, eram sempre de um tédio bastante assinalável.
Para quem se lembra do espaço em causa há mais de 30 anos, a loja dos Pereiras era em qualquer das suas entradas, como se costumava dizer, "sobre o comprido" e enquanto vendedora e progenitora discutiam os detalhes da transacção, do padrão mais adequado à correspondente "atençãozinha" da casa, eu ficava de nariz enfiado num expositor logo à entrada que tinha uns carrinhos em miniatura (não sei se já seriam da Matchbox mas penso que não...) e assim suportava os longos minutos que decorriam antes de voltar a descer a rua até à paragem dos verdinhos Belos, que alguns anos mais tarde diariamente me levariam até à Moita para as aulas do Ciclo, no meio de generalizada balbúrdia.
Confesso que a fotografia me fez recuar mais de 30 anos até essas manhãs de silencioso amuo em que fazia o melhor possível o meu papel de acompanhante obediente, evadindo-me em brincadeiras imaginárias onde havia dinheiro para comprar todos os carrinhos expostos.
Pois, porque nem tudo nas nossas infâncias foi assim tão agradável e dourado como à medida que o tempo passa temos a tentação de apresentar.

AV1 (entre a nostalgia e a recordação do tédio profundo)

4 comentários:

joao figueiredo disse...

eu estava uns metros acima, à porta da casa da minha avó.

Zelupi disse...

E os carrinhos eram da "Majorete"

AV disse...

Grande memória.
Era sim senhor !
Matchbox já era muito anos 80.
E então os bonecos que vinham de brinde no detergente Azur, há muito desaparecido, e de que não consigo arranjar o raio de uma imagem ?

AV1

Carlos (Brocas) disse...

Majorette ? Penso que ainda tenho alguns lá por casa quando tiver vagar e paciência vou vasculhar.