terça-feira, abril 03, 2007

Os Grandes Comunistas do Concelho da Moita # 2



Durante muito tempo hesitámos em promover este concurso, exactamente porque chegámos a considerar a hipótese do prémio estar naturalmente atribuído a Leonel Coelho, o pai, a mãe, o tio, o cunhado, avó e o primo de todas e todas as comunistas do concelho, o patriarca de indicou e indica o caminho do verdadeiro comunismo.
Mas depois pensámos que era melhor legitimar a coisa de forma popular.
Pois é, Leonel Coelho é porventura o único ou um dos raríssimos comunistas activos no concelho que ainda é capaz de saber o que foi ser comunista há 50 e 60 anos em plena ditadura, quando a coisa doía a sério.
Fiel à sua obediência maoísta, à Cademia e à Feira do livro de Alhos Vedros, é militante acho que fundador e vitalício do MRPP, depois PCTP-MRPP e suplanta naturalmente, pela coerência e acção, os líderes antigos e modernos do seu partido de Arnaldo de MAtos a Garcia Pereira, não esquecendo o próprio Saldanha Sanches.
Candidato eterno à câmara moiteira, realmente já era tempo de irmos voltando a ter um comunista por lá.
Leonel Coelho é o favorito dos editores do AVP, apesar de velhas divergências, quando um de nós insistia em arrancar as fileiras de cartazes do MRPP que eram colados nos prédios e muros de Alhos Vedros à base daquela cola com água e farinha que valia muito pouco. E o hábito de os colarem em filas com os lados sobrepostos davam um imenso jeito para arrancar aquilo tudo em nome do combate à poluição visual.
Principal ponto contra: por estas bandas os murais do MRPP nunca foram lá grande coisa em termos estéticos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que são coisas de amor mas perguntem ao Leonel porque saiu ele do PCP. Pode ser que se admirem.

AV disse...

Ó leonel, porque é que saíste tu do PCP ?

A pergunta está feita.