sábado, junho 23, 2007

Deste Cerejo já todos gostam, mesmo o poder moiteiro!

Do Público de hoje, mas sem link permanente:

PGR encontra corrupção em obras ambientais na Cova da Beira
23.06.2007, José António Cerejo

Entre os arguidos está o principal professor de José Sócrates na Independente, António José Morais

O Ministério Público acusou esta semana António José Morais, o professor de quatro das cinco cadeiras que José Sócrates realizou na Universidade Independente, dos crimes de corrupção passiva para a prática de acto ilícito e de branqueamento de capitais. A acusação visa também a ex-mulher de Morais, Ana Simões, acusada dos mesmos crimes, e Horácio Luis de Carvalho, um empresário da Covilhã hoje residente em Londres, a quem são imputados os crimes de corrupção activa e branqueamento de capitais.
A acusação reside no alegado pagamento por Horácio Luis de Carvalho, presidente do grupo HLC, de um montante próximo dos sessenta mil euros aos dois outros arguidos como contrapartida para o favorecimento das suas empresas na adjudicação, em 1997, do concurso para a concepção, construção e exploração de uma Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS), promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
António Morais e Ana Simões - que entretanto se divorciou do ex-marido num processo litigioso e tem sustentado ter sido utilizada por ele neste caso - intervieram naquele concurso na qualidade de consultores da AMCB. Os dois técnicos tinham sido professores da Universidade da Beira Interior entre 1989 e 1991, altura em que estabeleceram numerosos contactos na Covilhã, tendo sido aí que António Morais aderiu ao PS em 1991.
Sócrates já no Governo
Enquanto director do GEPI, Morais não podia exercer actividades privadas, razão pela qual o contrato de À data do lançamento do concurso para a ETRS, em 1996, Morais era director-geral do Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações (GEPI) do Ministério da Administração Interna (por nomeação de Armando Vara) e era professor do então secretário de Estado do Ambiente, José Sócrates, sob cuja tutela estava a ser lançado o Programa Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos. assessoria do concurso foi celebrado entre a AMCB e a ASM (Ana Simões & Morais, Arquitectos e Engenheiros Associados Lda), uma empresa formada pelo próprio e pela mulher.



3 comentários:

Anónimo disse...

Claro que, o Jornalista José António Cerejo, neste caso merece aplausos pela noticia.
Noutros casos, evidentemente que não.

Anónimo disse...

ainda vemos o camarada nuno cavaco
a ser comentador jornalistico no publico
isto se eles deixarem de dizer mal da corrupção na camara da moita
com tantos tachos que ele tem tido mais seria ideal na sua longo carreira de cozinheiro

Anónimo disse...

por aqui já vai havendo arguidos o que não se passa pelo outro lado. Culpa de quem?.