quarta-feira, junho 13, 2007

Secção "Esta é que é a notícia que interessa mesmo"

Ainda do DN:

«Ponte Chelas-Barreiro pode ser 'desviada' para o Montijo
Os novos estudos que vão ser feitos tendo em vista a possibilidade de localizar o novo aeroporto na Margem Sul do Tejo obrigam a repensar e reavaliar as infra-estruturas planeadas, entre elas a rede de alta velocidade e a terceira travessia do Tejo. Com um aeroporto a funcionar na zona nascente do Campo de Tiro de Alcochete, a construção da ponte Chelas-Barreiro fica comprometida, não "faz sentido", disse ao DN fonte ligada ao processo. A zona do Braço de Prata passa agora, à luz do novo enquadramento, a ser a localização a estudar. A ligação entre a margem esquerda e a margem direita pode ser feita por túnel imerso, uma solução já estudada e considerada viável, que envolve um investimento de mil milhões de euros, contra os dois mil milhões de euros previstos para a construção da ponte Chelas-Barreiro, apenas com a componente ferroviária.
A distância entre o Braço de Prata e o Montijo é de apenas cinco quilómetros, contra os oito quilómetros entre Chelas e o Barreiro. O túnel imerso pode ser substituído por uma nova ponte, mas a mesma fonte aponta o dedo ao custo, dizendo que o "túnel é mais barato". A rede de alta velocidade tal como está planeada vai ser também reavaliada. Se o aeroporto for deslocalizado para a zona de Alcochete, a linha de alta velocidade Lisboa/Porto não poderá ser desenvolvida segundo o desenho actual. Ou seja, a ligação não poderá ser feita pela margem Norte. A hipótese de ligar por Sul implicará uma poupança de mil milhões de euros. A ligação será feita por Santarém em direcção a Alcochete, sem necessidade de construção de uma nova ponte na zona Norte.»

Gostava de saber a opinião dos autarcas aqui da zona sobre esta eventualidade que tem vantagens e desvantagens para a zona.
Porque acredito que talvez existam perspectivas diferentes no Barreiro e na Moita sobre o assunto.
Eu, para que fique esclarecido, e como detesto ter de ir até à Portela apanhar o avião para as minhas frequentes andanças conspirativas, nem quero saber da Ota.
Mas no Rio Frio não gostava nada da coisa.
Quanto a Alcochete-Benavente, nada a obstar.
Vejam lá é se não levam com algum flamingo nos reactores quando eu for lá dentro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com jeitinho, jeitinho, as Fontainhas ficam disponiveis para serem transformadas em ... zona verde, claro!