segunda-feira, agosto 11, 2008

Moita 2009 - Um rumo novo e melhor para o concelho da Moita

Caros Amigos,Vizinhos
Boa Tarde.

Começa a falar-se já em iniciativas necessárias para colocar um ponto final ao mau governo, ao péssimo governo instalado desde há anos na Praça da República, 2600 Moita.
Ora, 2009 é com efeito depois de amanhã.
Não se pode entretanto criticar o governo porventura mais reles e a fábrica clandestina de ilegalidades e de violentação de direitos protegidos dos Cidadãos, com os contornos porventura mais escabrosos de todas as terras portuguesas, em que a Moita por via da Câmara Municipal da Moita se tem vindo "gloriosamente" a transformar, sem cuidar de se garantir uma alternativa.

Essa alternativa não pode ser a fingir.
Essa alternativa não pode ser para falhar.
Acontece que, na Moita, temos uma situação deveras excepcional.
A lista CDU apoiada para a Câmara Municipal (CMM) e para a Assembleia Municipal (AMM) pelo PCP e pelos Verdes do PEV corre o risco de
  1. derrotar uma Lista apoiada pelo PS, tendo mais votos que esta
  2. derrotar uma Lista apoiada pelo PSD, ou só pelo PSD, ou pelo PSD-CDS/PP-MPT como em 2005, tendo mais votos que esta
  3. derrotar uma Lista apoiada pelo BE, tendo mais votos que esta
  4. e porventura, infelizmente também, poderá derrotar uma Lista de Cidadãos mais próximos da esquerda (apoiada por sectores de esquerda, apoiada também por sectores próximos dos partidos muitas vezes apelidados de esquerda e por simpatizantes do PCP escorçoados com a traição local e não só do PCP), tendo mais votos que esta
  5. bem como porventura, infelizmente também, poderá derrotar uma Lista de Cidadãos mais próximos da direita (apoiada por sectores próximos dos partidos muitas vezes apelidados de direita), tendo mais votos que esta
  6. etc, etc, etc
  7. E no final, essa lista CDU apoiada para a CMM e AMM pelo PCP corre o risco de vencer, tendo ela menos votos que o somatório de todos os demais, mas tendo mais votos que cada um dos demais.

A solução pode assim ter de se encontrar numa Lista de Unidade de Cidadãos simpatizantes e amigos de todos os Partidos, ou de partido nenhum.
Partidos esses que terão de ter entretanto decidido cada um não se candidatar por si só, antes apoiando de modo claro, se bem que com uma visibilidade diferente do habitual (em relação às campanhas próprias, leia-se) uma tal Lista de Unidade de Cidadãos.
Na Lista apareceriam, mesmo que em lugares menos elegíveis, Cidadãos de todas as Freguesias e de todas as sensibilidades, gente sem partido ou de qualquer um dos Partidos, desde que unidos por um Programa Comum de Salvação do Município.

Salvação da Moita e da Câmara Municipal do buraco sem fundo onde o actual governo local as conduziu, isto é, surgindo com o propósito excepcional de salvar a Moita e a Câmara Municipal

  • do poço da bancarrota
  • do poço das ilegalidades
  • do poço das jogadas duvidosas de arranjinhos público-privadas
  • do poço da destruição ambiental
  • do poço da violentação dos interesses legítimos e dos direitos protegidos por lei das populações do campo
  • do poço do abandono do miolo das localidades
  • do poço da betonização e do alcatroamento a esmo de todo ou quase todo o Solo Rural e em REN do Concelho
  • do poço da inactividade, da inabilidade, da incapacidade do Executivo, de que os 12 anos de revisão do PDM, sem fim à vista, são um exemplo maior
  • do poço dos compadrios e dos tachos dos amigalhaços
  • do poço da apatia, da inércia, da má gestão e do caos na CMM
  • do poço do Urbanismo de clientelas
  • do poço dos encaixes e da hipertrofia dos Serviços Camarários à base de clientelas
  • do poço etc
  • do poço etc
  • etc e tal

Na vida por vezes, e na sociedade organizada também, perante grandes males, têm de surgir grandes remédios.

Nesses casos, importa avaliar-se friamente a situação, e caso se concorde que estamos efectivamente diante de "um problema de decência ou indecência, de legalidade ou ilegalidade, de decoro ou de pouca-vergonha", a solução só unida se pode encontrar.
Veja-se a propósito o artigo que recebemos da parte de um Vizinho e que aparece publicado em Um Por Todos, Todos por Um neste domingo 10 de Agosto '08, sob o título:
Salvar a Moita não é, nem pode ser, um desígnio das forças e dos eleitores de esquerda. Nem dos votantes tradicionais na direita. É um dever de todos!
Garantiu-nos o seu autor que nenhum papel, nem nenhuma ambição pessoal de protagonismo acompanha essa sua reflexão. E se há quem o afirme para o suscitar, ele explicou: "Fora de questão".
Disse mesmo que, em sua opinião, a agenda deve ser esboçada do modo seguinte:

  1. Assegurar o princípio de que os Partidos aceitarão não se apresentar às Eleições Autárquicas na Moita em 2009, antes se mostrarão todos sem excepção disponíveis para apoiar uma Lista de Unidade de Cidadãos
  2. Garantir as traves mestras das boas práticas e do bom governo local que uma tal Lista de Unidade de Cidadãos deverá propor ao Concelho e aos Eleitores
  3. Só depois disso, e por diversas razões, incluindo a do "não-desgaste", deverão ser asseguradas as pessoas para corporizar esse projecto
  4. E essas pessoas estão aí, a começar pelos Eleitos locais dos Partidos da Oposição à Câmara, quer Vereadores, quer Deputados Municipais e Deputados às Assembleias das diversas Freguesias, que tão bem e de forma tão esclarecida e unida têm conduzido os seus mandatos de Eleitos desde 2005.
  5. É evidente que os seus nomes não deverão aparecer como representantes dos Partidos A, ou B, ou C ou D, mas sim como Cidadãs e Cidadãos da Moita, embora as pessoas legítima e facilmente possam identificar muitos deles com os diversos Partidos de que serão próximos, sendo que uma tal Lista de Unidade de Cidadãos deverá em conjunto ser por todos os Partidos apoiada. Bem, todos não, todos excepto os partidos situacionistas na Moita, é de prever
  6. A composição dessa Lista de Unidade de Cidadãos deverá ter grandemente em conta os resultados das Autárquicas de 2005, podendo ser enriquecida com novos nomes, incluindo em lugares de elegibilidade menos provável, sempre com equilíbrio, espírito aberto de serviço ao concelho, e razoabilidade e unidade democrática.

Porque também eu vejo lógica e necessidade no acerto atempado destas questões, tomei a liberdade de vos enviar pessoalmente esta mensagem desse nosso concidadão.

Um bom Domingo, e até já.

Cordialmente
10 Agosto 2008
ant silva ângelo

27 comentários:

Anónimo disse...

Ah, estamos mesmo a ver o que vai dar. A CDU vai ganhar novamente. Este António Ângelo mostrou-se e vamos ver se os outros vão atrás.

O único partido que pode beliscar a CDU é o PS e aqui só uma pessoa pode assumir a cabeça de lista, o Sr. Vitor Cabral porque é conhecido e faz muita coisa. Todos os outros partidos têm tendência a perder votos, fruto do mau trabalho, veja-se o PSD, ninguém o leva a sério! Também o BE, muito por culpa das posições trauliteiras e arrogantes do António Chora, vai perder votos. Portanto a única solução possível para destronar os PC´S é o PS apresentar uma lista apoiada por todos os restantes partidos e sem o António Ângelo, que é pessoa que não gera simpatias e que cria muitas dúvidas em muitas pessoas sem ligação partidária, porque está ligado, ou melhor vive de especulação imobiliária.

Só assim.

Anónimo disse...

Mas a lógica com que isto é apresentado vai contra tudo. Então um homem, um só homem, propõe que os partidos trabalhem segundo os seus interesses, juntando a esquerda e a direita com um objectivo: satisfazer a ganância e a soberba do Arnaldo cá do sítio.

Penso que o BE não se deve deixar enganar por este fulano, se não corre o risco de estragar o bom trabalho realizado até aqui.

Anónimo disse...

Sou do PS, autarca, e estou inteiramente de acordo com uma lista de Salvação do Concelho da Moita, totalmente identificado com o artigo do Chora no ORio, sem partidarites, de gente de todos os quadrantes que queiram honestamente dar a volta a esta situação degradante em que se transformou este concelho com o Sr. Lobo e capangas (O Avelino Ferreira Torres da Moita). Há comunistas descontentes e que tenho a certeza aderirão a este projecto. Pela minha parte lutarei dentro do PS para viabilizar este projecto. Acima dos partidos está a nossa terra. Para gerir um concelho a única ideologoa que importa mesmo é a da honestidade e do progesso e qualidade de vida das nossa terra. Não é fácil, o PC vai fazer tudo para boicotar esta tarefa, vai haver intriga, boataria, etc, mas cidadãos honestos e decididos não se vergarão. É preciso um 25 de Abril na Moita. Deixo um alarta aos trabalhadores da câmara, vocês têm o vosso lugar garantido, esta lista de unidade e salvação concelhia precisa e conta convosco. Também vós tendes sido enganados por esta gente que vos dirige, vocês sabem bem quem são os controleiros do partido dentro da câmara e como as coisas funcionam. Todos juntos vamos lutar por um 25 de Abril na Moita. Viva a democracia, viva o concelho da Moita, viva o povo deste concelho. Lutemos por uma qualdade de vida melhor e pela expulsão da incompetência e corrupção.

Anónimo disse...

No original "...e por simpatizantes do PCP descorçoados com a traição local e não só do PCP...", e não "...escorçoados...".
Foi gralha, desculpe quem ler.

AV disse...

Não me agrada unidades, sou a favor do PCP continuar a governar até estourar o partido e implodir os militantes.

O PS é o pior para o concelho e para o País.

O PSD aqui não tem apoio de retaguarda, porque agora é a zombie que domina.

O BE resta como último reduto, apesar de tudo.

AV2

Anónimo disse...

A salvação é o António Ângelo, homem insuspeito ... basta ver a sua profissão.

Anónimo disse...

Que cena pá camaradas! Estou 2 dias sem ver o blog e já está uma listra a ser elaborada! Então e eu?? Como é??Ou há moralidade ou comem todos!! Desde já, quero mostrar a minha desponibilidade para integrar tal ajuntamento de salvação!!Não se esqueçam!!Senão....
Bem, ficamos por aqui, saudações unitárias

Anónimo disse...

Estou de acordo com tal lista de salvação(afundamento) "nacional",como dizia o diácono Angelito mais conhecido por homem de mão da REMAX,desde que tenham "grandemente em conta os resultados das Autárquicas de2005".

Quer o homem dizer, desde que os trouchas, PSD e BE, se demitam do seu papel e aceitem a posição de camelos que já estão a ser para carregarem o PS do Vitinha e ajudarem-no a recuperar o que perdeu em 2005.

Bem esgalhado Angelo.
Se tiveres coragem confessa o dinheiro da emigração que meteste ao bolso quando estiveste em França e na qualidade de funcionário político.
Já agora diz quanto recebes do PS por aquele "lugarzito" que recentemente te ofereceram e tu aceitaste... como é que se chama o organismo?
Vais dizer que não te pagam nada.
Prometeram-te para depois das eleições um cargo distrital ou nacional?

Com consideração,
O vosso melhor amigo

Anónimo disse...

Benvindo, apraz-me saber que Vossa Senhoria regressa das termas com forças retemperadas.

Anónimo disse...

Considero o texto de António Ângelo uma vergonha, primeiro porque não apresenta uma única ideia, segundo porque nele estão mentiras, terceiro porque apela a uma aliança entre partidos que dizem defender ideias opostas, quarto porque vai contra a vontade das gentes da terra que deram a vitória à CDU mesmo com António Ângelo a vomitar estas alarvidades.

Por tudo isto, e apesar de considerar que a maioria absoluta da CDU se deve a muito mau trabalho da oposição, penso que estas achegas venenosas não ajudam em nada a vida democrática do concelho. Lembro aqui que em Outubro de 2005, com o mesmo tipo de campanha que este personagem sombrio quer encabeçar e com os partidos políticos a correrem atrás dele, a CDU aumentou a votação. A população não é burra e reconhece os mais capazes e além disso abomina e castiga quem faz política desta forma.

Penso que o PS devia reflectir e trabalhar para se afirmar pela positiva uma vez que a sua base de apoio lhe pode permitir a ganhar a Câmara, mas não assim, assim vai contribuir para mais uma vitória da CDU que a meu ver é inevitável, graças a António Ângelo e às suas posturas pouco correctas.

Um dos estratagemas que António Ângelo usou foi o de sugerir que se devia impedir a CDU de ir a votos - mas isto é o quê? O homem pensa que é a democracia?

Fiquem bem, mas não vão atrás, joguem sempre para a frente, para bem de todos e não só de alguns!

Anónimo disse...

Prostitutas e prostitutos da baixa politica, patroas de bordel e outros azeiteiros situacionistas moiteiros e amoitados, coitados, Uni-vos!
... mas noutro lugar, se fazem favor.
É que...esta conversa é séria e não foi a vós dirigida.

Anónimo disse...

Caro anónimo sofredor, se a conversa não é para todos porque é que a colocou na internet?

Ou será que no vosso projecto democrático não cabe a discussão? Ou caberá única e exclusivamente a discussão do vosso interesse?

É assim, o António Ângelo é um democrata, livre de cargas ideológicas e de vergonha.

Anónimo disse...

Uma vez li em outro blogue que um só homem trazia refém a oposição à Câmara Municipal da Moita - confirma-se. Onde é que chegamos?

Mas o que mais me custa a aceitar é ver o meu amigo Morgado a participar nisto. Porquê Luís? Porquê?

AV disse...

"... mas noutro lugar, se fazem favor.
É que...esta conversa é séria e não foi a vós dirigida.

anónimo das 12:46 PM"

Mas o que é quequisso ó anónimo das 12.46, aqui quem decide a "seriedade" ou não das coisas somos nos os editores do AVP e a conversa é dirigida a todos.

"Caro anónimo sofredor, se a conversa não é para todos porque é que a colocou na internet?
Ou será que no (vosso) projecto democrático não cabe a discussão? Ou caberá única e exclusivamente a discussão do vosso interesse?"

Anónimo das 2:21 PM

???????????????

Aqui no AVP só quem posta é o AV1 e o AV2, e já respondemos ao outro anónimo que a conversa é para todos, sim.
Não confunda a publicação de textos com a responsabilidade dos mesmos, só publicamos o que queremos mas não temos a necessidade de concordar com todos os textos publicados e aqui no AVP, somos dois editores com ideias muito independentes e por vezes antagónicas, mas isso nunca impedirá a liberdade total de expressão dos editores e de quem nos manda os textos.

AVP

AV disse...

Há aqui demasiados "anónimos" para eu os distinguir.
Não é impossível, mas nem me vou dar ao trabalho.

Quanto ao esto apenas um ou ois pormenores:

1) Os textos são da responsabiulidade de quem os assina. Os não assinados são do AVP.

2) Se o jornal da Moita está a fazer falta ao aparelhismo do Colectivo, nós divulgamos aqui as vossas prosas.
Sempre terão mais leitores...

AV1

Anónimo disse...

Realmente n�o estava enganado a verdade sempre aparece, era isto que se preparava uma nova lista para a C�mara que bem afinal j� n�o se defendem apenas os interesses dos vizinhos e vizinhas, onde andam os apoiantes deste senhor quero quer que a esta altura j� perceberam o que se passsa e voltaram �s suas vidas � faculdade � constru�o da sua casa via novo pdm aprovado com as altera�es proposta e aceites... Pois � a verdade � dura mas � a verdade. Tudo se resume a poder todos querem o poder, mas vivemos numa democracia, a vontade a maioria se ver� nas proximas elei�es assim como as verdades...
Ando por ai como sempre...

AV disse...

O PDM não me afecta pessoalmente nada.
Aliás já destroçaram quase tudo o que podiam.
Só falta mesmo o Arraial Temático e acabarem com o Pinhal do forno.
Vá lá que o ano não tem estado muito quente...

AV disse...

Uma coisa é certa, o poder moiteiro está assustado com a ideia do Ângelo, como se nota pelos comentários.
A luta vais causar mossas no partido do colectivo e ainda agora começou...

AV2

Anónimo disse...

Sou socialista e entendo todas as razões que há contra o PCP e a sua gestão na câmara há 34 anos. Também aceito muitas críticas ao governo do PS e à sua estrutura política local, especialmente o erro que foi a campanha para as últimas eleições locais, desde a cabeça de lista até à maioria dos seus integrantes. Um tremendo erro de casting e de argumento. Mas os socialistas não podem ser todos tomados pelo mesmo e já demos provas de grande defesa das liberdades e da democracia. E o governo também fez coisas bem feitas, reconheça-se, e fez marcha atrás em muitas medidas que o povo reclamou, a começar por nós mesmos nas nossas estruturas, ou não?
A solução para o concelho é o PS apresentar, como sempre o tem feito, as suas listas, o seu programa, mas com as melhores pessoas e argumentos. Há 34 anos anos que lutamos, vamos lutar os que forem precisos mais. O PS tem todo o tempo do mundo, o concelho e a população é que não. Já vai ser muito difícil inverter tanto mal feito, já quase não há solos a defender e as finanças da câmara estão hipotecadas por muitos anos já. É verdade que não há assim tanta ideologia para o governo de uma autarquia quanto isso, é verdade que não há socialismo ou comunismo na egstão de uma câmara. Mas há honestidade e competência a defender. Espero que o PS se apresente com mais humildade e capacidade, em listas próprias, às próximas autárquicas, esquecendo os folclores que ouvimos. A única União Nacional existente aqui é a CDU, e dessa estamos fartos.

Anónimo disse...

O comentário anterior merece alguma reflexão.

1- A única hipótese de derrotar a CDU é o PS com uma lista forte - o que não vai acontecer para já, porque essa lista constrói-se com oposição e reconheça-se a do PS tem sido muito má;

2- Nós estamos fartos da CDU mas parece que as pessoas não estão. Veja-se o que está a acontecer na Barra Cheia e entenda-se bem o descontentamento com o Fernando Miguel e com o António Ângelo. Perguntem às pessoas em quem votariam e vão verificar que o caminho que o PS tomou não foi o mais correcto.

3- Já vamos tarde, não é agora que vamos ganhar alguma coisa. A verdade é que a CDU anda a trabalhar para as eleições há quatro anos e nós só agora vamos começar. Como sabem todos os socialistas, depois das férias.

Paciência é o que temos de ter para não ser ainda pior.

AV disse...

O BE continua a ter o meu apoio para a CMM, embora o texto abrangente destes últimos xuxalistas me agrade mais...

AV2

Anónimo disse...

É importante dizer-se que o PS local nada tem que ver com o Sr. António Ângelo. No entanto nada temos contra o Sr. e até lhe enaltecemos a capacidade de luta que encabeçou pelo Movimento de Cidadãos da Várzea da Moita, aliás como todos os partidos da oposição local e como muita gente a nível nacional se lhes tem referido. Não estou de acordo no entanto com o que é dito pelo anónimo anterior, de que as pessoas da Barra Cheia estejam contra o PS, e acreditem daí sei o que digo. E vamos ver se naquela mesa de voto o PS não ganha, como habitual, as eleições locais. Quanto ao caro AV2, só dizer-lhe que o BE local me merece admiração, mas tem tal como o nacional os complexos de esquerda do passado, veja o caso do vereador Sá Fernandes na CML. Mas vamos ver se, sem esse vereador, que certamente irá nas listas do PS como independente, o BE mete alguém na vereação. E aqui na Moita se o PS trabalhar bem, se souber escolher bem as pessoas e tiver um bom programa, sem parongas de que "está quase", etc, como nas eleições anteriores, com o culto de personalidade da Sra. governadora acima de tudo, mais as médicas e farmaceuticas de direita que fizeram parte da lista ou foram sua mandatária, o PS vai recuperar o seu eleitorado tradicional que fugiu para o BE pelo efeito governo, e captar muitos descontentes com o PCP/CDU da Moita. O PSD, não existe. Há um rapaz, mandado pela sua mulher, loira anda por cima, que se arroga como líder da oposição, que se arroga como grande aficcionado das tradições taurinas (talvez por estar aqui há meia-dúzia de anos, vindo dessa "terra taurina que é Almada"), ainda é pior que o José da Silva Santos. A solução é um PS forte, de gente do PS, séria, descomplexada, humilde e com o programa que esta terra precisa. Não tenham dúvidas.

Anónimo disse...

apoiado!

Anónimo disse...

Va lá mostem lá o nomes que pra malta saber em quem vota ... assim no poço escuro não quero....

Anónimo disse...

Qual poço?
Isto é um mar de "bem estar"
Isto é qualidade de vida à Beira-Mar plantada.
Poço? Não vi nenhum!

Anónimo disse...

o homem o poço da lista nova voce percebeu...

Anónimo disse...

...tudo muito bem escrito, muito bem pensado, muito bem refelectido..tudo muito bem armadilhado. então V.Exas. não estão a ver que o Ângelo escreve um texto num blogue depois vem elogiar esse mesmo texto neste e coloca toda a gente a dizer uma merdas sobre as eleições e as listas de unidade nacional, mas esta gente vive em que País? tenham juizo. eu como PSD desde pequenino nunca aceitaria isso.