terça-feira, agosto 05, 2008

O Largo da Igreja da Barra Cheia: Algumas achegas


Eis uma breve resenha da história da propriedade do terreno do "Terreiro da Capela de Nª. Sª. Da Atalaia na Barra Cheia", recolhida a partir do testemunho daqueles que sabem da matéria.
  1. Em 27-11-1864, Manuel Gomes Padre Nosso e sua Esposa Ana dos Santos Miranda doaram parte da sua propriedade para a construção da Capela de Nª. Sª. Da Atalaia na Barra Cheia. Na escritura podemos ler que o terreno doado mede pelo sul 41,20 m, nascente 106,70 m, norte 57,20 m, e pelo poente 97,90 m.

  2. Foi declarado no acto de escritura que tinha sido requerido autorização para a construção da Capela ao eminentíssimo Cardeal Patriarca de Lisboa.

  3. Segundo transmissão oral, e alguns documentos entretanto desaparecidos a primeira festa foi realizada em 1865.

  4. Com a implantação de República, tal como aconteceu em todo o País, grande parte dos bens da Paróquia de Alhos Vedros foi "confiscada", desde o ouro a outros bens da Freguesia, incluindo a Imagem de Nª. Sª. Dos Anjos. Os bens da Capela Barra Cheia e seu largo não foram excepção, existindo várias tentativas por parte da Junta de Freguesia de Alhos Vedros de vender o largo (conforme acta da Junta da Paróquia). Felizmente este acto não se realizou. (Existem muitos escritos sobre este assunto e com muito rigor de investigadores da nossa região)

  5. As entidades Católicas, nomeadamente a Santa Sé, exigiram ao Governo da República a devolução dos bens da Igreja, tendo o Governo decretado a devolução de todos os bens à Igreja Católica, que fossem de sua propriedade a 1 de Outubro de 1910, excepto determinados edifícios de interesse para o Estado.

  6. Os bens da Igreja Paroquial de S. Lourenço de Alhos Vedros foram parcialmente devolvidos. Nesta devolução, e conforme inventário, consta a Capela de Nª. Sª. Da Atalaia na Barra Cheia e seu adro.

  7. Para clarificar a situação o Governo da República fez publicar uma portaria no Diário do Governo de 15 de Maio de 1937, reconhecendo a legitimidade da propriedade da Igreja sobre seus Bens na Barra Cheia

  8. Em 1941, parte da Capela caiu, e, por dificuldades financeiras, só em 1954 foi possível concluir a obras de restauro e ampliação da actual Capela.

  9. Neste período foram cometidas algumas irregularidades afectando os terrenos propriedade da Igreja na Barra Cheia.

  10. A Igreja manteve a sua actividade normal e regular, construiu legalmente o Centro Paroquial, em 1978 e até 1980, ampliou a Capela e construiu a Casa Mortuária em 1997/1998

  11. Entretanto, chegou a conhecimento público que no loteamento nº4/83, que consta hoje na excepção ao PDM, "os proprietários cediam ao Município o Largo da Capela da Barra Cheia".

  12. Após vários anos de contactos da Igreja com o Município para resolver o assunto, e apesar das promessas, nunca as mesmas foram satisfeitas.

  13. Uma vez que o Município avançou com um projecto de obras para o arranjo do Largo e o lançou a concurso público sem fazer qualquer acordo com a Igreja, esta recorreu ao Tribunal para fazer valer a sua propriedade desde 1864

  14. Em tribunal, a CMM solicitou a desistência da acção, oferecendo o seu acordo, em conjunto com os restantes envolvidos, para reconhecer a propriedade plena da Igreja.

  15. Quer isso dizer que o terreno foi reconhecido como privado da Igreja, sendo que esta o mantém acessível à população. Isto é, trata-se de um terreno tão privado como por exemplo um espaço interior e murado de uma qualquer propriedade (laica, religiosa, pública, etc), só que é uma propriedade "não murada", e por isso facilmente confundível com a via pública ou com um qualquer espaço do domínio público, sem o ser.

  16. Esse acordo prevê futuras obras a realizar pela CMM, com arranjo do Largo, sob acordo da Igreja, desde que não prejudiquem as actividades da própria Igreja, quer na realização de festas anuais ou noutras actividades

  17. A intervenção actual (mínima) da Igreja visa garantir as 2 vertentes de uso do espaço:
    Uso primeiro: Pedonal, de arraiais, de festas, procissões e stands, etc, com uso principal pelas pessoas, devolvendo o espaço para o fim principal das actividades de lazer. Isso não impede contudo o acesso a veículos, apenas os condiciona e disciplina. Já hoje várias pessoas estão a solicitar à Comissão da Capela que sejam plantadas algumas árvores no largo.
    Uso secundário: Acesso a carros, na medida do razoável e do necessário, sem contudo inviabilizar nem fazer perigar o uso principal pelas pessoas.

  18. No momento actual, com efeito, os carros entram e circulam e voltam a sair, mas por espaços orientados e previsíveis. A segurança das pessoas está objectivamente reforçada.

  19. Anteriormente, qualquer veículo poderia surgir de qualquer lado, em todas as direcções e sentidos, sem limitação nenhuma, incluindo de velocidade ou surpresa do seu surgimento.

  20. Aliás, o condicionamento de trânsito (em praças, ruas, etc) é uma normalidade, muitas vezes desejável, e muitas vezes esquecida e não assumida.

  21. Pelo que nos dizem, erro de português na placa não decorreu de um erro no pedido, mas sim na impressão; identificado alguns dias depois da sua colocação. Vai ser corrigido, quando as férias terminarem. É justo e necessário apontar-se o erro, e isso deve ser agradecido. Contudo, quem nunca errou talvez possa desesperar com este erro. Quem por vezes erra, só se lhe pede que compreenda e tenha paciência, pois ele será rectificado.

  22. Quanto ao Processo judicial, e eventuais contestações, ele é ou será acessível a quem o desejar consultar, no próprio Tribunal, e novas acções serão naturalmente possíveis num estado de direito, colocadas em sede própria.


Fotos e texto recolhidos junto de diversas fontes que por ora se mantêm anónimas.

58 comentários:

Anónimo disse...

Vamos continuem a desenvolver o trabalho DE INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA HISTORICA DE ALHOS VEDROS.
A fREGUESIA MERECE MEHOR GESTÃO DO QUE A DO PCP NA MAO DE João Lobo e Fernanda Gaspar.
O que terá a Junta de freguesia de Alhos Vedros a dizer sobre mais esta tentativa de ROUBO pela parte da Camara Municipal!!
Á jà sei! Desconheço o ASSUNTO?

Anónimo disse...

A verdade deve ser dita, a Drª. Fernanda Gaspar nada tem a ver com esta situação, a tentativa de venda do Largo da Capela da Barra Cheia, é de 1914.

Sobre a actualidade sempre teve uma posição correcta com a Paróquia.

Saudações.

Anónimo disse...

Boa noite,

Consultem a população residente no local e não só os que vos acompanham nos almoços.

Verão que as obras lá efectuadas não estão do agrado do povo, de direita, de esquerda, do centro.

Em qualquer praça, largo,rua existe sinalização de forma a orientar o cidadão, e não um largo apenas orientado por dois individuos que nem conhecimento da matéria possuem, modificando toda a area a seu belo prazer.

Anónimo disse...

Olá


Achegas na minha terra são outras coisas.

No ponto 16 (...)Esse acordo prevê futuras obras a realizar pela CMM, com arranjo do Largo, sob acordo da Igreja, desde que não prejudiquem as actividades da própria Igreja, quer na realização de festas anuais ou noutras actividades .


arranjo por parte da CMM, mas quem andou a fazer obras não foram funcionários da CMM.
Nunca vi um individuo, o servente, a trabalhar tanto na minha vida, para efectuar a lamentável obra que está hoje o Largo da Barra Cheia.

Espero ainda que alguém faça algo.

Anónimo disse...

Ao Anonimo das 8.23.
Será verdade a Presidente Fernanda Gaspar,nada ter a haver com a venda da capela em 1914!
Mas Não é para esquecer que a mesma senhora faz parte dos orgãos autarquicos do concelho á
LONGA data, ou já se esqueceram que a Gestão PCP está na camara á trinta anos com troca de poisos!
Sobre a sua posição correta sobre a paroquia, nada se sabe!o que se sabe é que diz sempre desconhecer todas e quais queres assuntos da freguesia, quem não ouviu.
"...NÃO É DA COMPETENCIA DA JUNTA DE FREGUESIA"
"...ASSUNTOS NO AMBITO DA FREGUESIA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA CAMARA MUNICIPAL"
" ...SÓ EXISTE ACORDOS DE PROTOCOLO COM A CAMARA MUNICIPAL"

Anónimo disse...

A senhora dona Fernanda, Presidenta da Junta, camarada quase doutora, e digo isto sem qualquer desmérito, é uma figura caramela da nossa terra, cópia feminina e frágil da conhecida personagem de Bordalo Pinheiro, afável, amistosa, bailarina, exuberante, foliona, festiva, muito dada, no legitimo sentido, claro, qualidades reconhecidas de todos. Não me parece de bom tom duvidar da sua isenção neste processo. Aguardamos a sua visita à Barra Cheia Fernanda. :)))

Anónimo disse...

Vai sair na COSMOPOLITAN a visita de sua exlcª :)

Anónimo disse...

Para que se serve a sua visita, se nada é feito na freguesia.
A quase Drª, ainda esta muito longe do quase.
Bem entenda-se! como o Bordalo Pinheiro só se for nos copos e promessas não cumpridas.

Anónimo disse...

A pessoa do sr FERNANDO MIGUEL mandante e arquitecto do Largo da Capela Da Barra Cheia só tenho pena é ele não tivesse construido um muro como o de Berlim, para se afirmar perante a população que ele é que manda no Largo.

Anónimo disse...

Não venham por culpas nem á presidente de junta nem á câmara, porque não se consegue falar com uma pessoa assim, que pela frente nos leva pró altar e nas costas faz o inverso, o largo já poderia estar arranjado á ANOOOOOSSSS.

Anónimo disse...

Meus caros amigos, se a continuação destas obras se mantiverem o nosso largo vai passar de utilidade publica a privada, porque não está em causa a aldrabiçe que foi feita á anos atrás,arranjou-se sempre desculpas a terceiros, quando o largo foi para ser arranjado pela câmara levantou-se logo outros problemas.
Andam á anos a tentar resolver um problema bem de resolver.`Há um projecto cãmarário faze -se uma reunião com a população , não é agora meia duzia delas decidirem,por todos,não andamos agora por embirração a fazer um projecto mono.Ou então esta dita comissão que se encontra lá á mais anos que o executivo câmarário apresente um.

Anónimo disse...

Então digam lá quem é este senhor que tomou a liberdade de fazer junto com alguns individos da mesma seita este trabalho aberrante frente a uma igreja num espaço que toda a vida foi para uso publico, uma vedação sem sentido com isto só posso concluir que se trata de uma pessoa doente mental e digo mais se fosse em alguns sitios como o norte do país este senhor já tinha sido corrido junto com aquela comissão de poroquia dali para fora, na qual esta comissão só lá está algumas beatas e outros da mesma familia.
O povo desta localidade está indignado com a arrogancia dos mesmos o não vamos descansar enquanto o Largo da Capela não for de dominio publico e logicamente para se realizar então as festas respctivas em honra á Padroeira da TERRA.
Com isto tudo á câmara Municipal da Moita, tambem lhes compete aprovar ou não um trabalho destes que ainda por cima não teve projecto, porque se fosse um anónimo de certeza que já lhe tinha embargado a obra.
ISTO SÓ NA BARRA CHEIA!!
QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A vossa introdução está muito bonita ,dizem que a câmara queria roubar o Largo da Capela á igreja, agora é a igreja que quer roubar o Largo ao POVO , de certeza se a câmara tivesse feito as obras não iria fazer um parque vedado ao publico, agora como està feito ao vosso agrado está melhor não está?
Deveriam de ir mas era todos merda!!!!!

Anónimo disse...

Hoje ouvi uma boa,o meu amigo Fernando Miguel disse que o PC da Câmara do Moita estava a pagar para dizer mal dele na NET, PARVALHÂO ele até pensa que a malta da terra é uma cambada de nabos,disse tambem que o pessoal da terra não o ajuda para nada nas festa, pudera se o homem nunca trabalhou na vida , vive á custa das esmolas da IGREJA, faz o centro paroquial armazem dele,então o homem já esteve na junta de freguesia tiverem que correr com ele e agora tem que ser corrido tambem!

Anónimo disse...

O problema meus caros amigos, que aqui se põe não foi a doação do terreno a quem fosse , a questão e resolver o problema do Largo , sem lezar os comerciantes que dão vida á terra e as pessoas que cá querem estar,não é a igreja que dá vida á localidade visto estar sempre fechada.
Mas mesma assim e respeitada pela população,embora o PADRE não tenha a mesma consideração pelo povo da Barra Cheia.
Temos uma igreja em que não se faz casamentos nem batizados e nem as moscas lá entram , diz que não tem pedalada para tanto é mais comodo batizar e casar na paroquia de Alhos Vedros e tambem o centro paroquial só serve para dormitórios diversos e armazem.
E não dá rigorosamente para mais nada.

Anónimo disse...

é lamentavél que numa povoação tão pequena se pratiquem tais actos,
para quê tal vedação? será que os comerciantes da zona numa epoca tão
dificil que atravessamos se vejam espuliados do pouco espaço para os seus clientes parem? no pouco tempo
disponivel que teêm para tomar uma bica,ou quem sabe para comerem algo,
pois o tempo dos restaurantes já lá
vai.
Enfim mas como neste País já tudo anda sem Rei nem Roque,só temos aquilo que merecemos.
Ai grande salazar.......

Anónimo disse...

A população da Barra Cheia tem o que marece, pk nas eleições vão votar na camara outravez para ela nao fazer nada na Barra-Cheia vamos ser todos unidos NÃO VAMOS VOTAR NAS PROXIMAS ELEIÇÕES PAR A CAMARA e vamos lotar para que se acabe com a vergonha no largo da Barra-Cheia que é do povo e nao de um homem que quer ser dono obg.

Anónimo disse...

Meus amigos eu tambem estou contra estas obras, mas não sei se todos sabem a Câmara já tinha arranjado um empreiteiro para fazer o trabalho,mas como o Largo é do sr Fernandoi Miguel a Câmara teve que se ir embora, portanto não vamos culpar a Câmara, temos é que nos unir e correr com ele,temos que fazer uma associação de moradores e então ai sim , teremos que ir para a FRENTE.

Anónimo disse...

Meus caros,então alguem me explique como é que o senhor Fernando Miguel se encontra á frente da Paróquia da Igreja eleito por quem?
Acho que estamos no país democrático, o homem já se encontra nas direções á anos?
Eleito pelo Padre?
Eleito pela Familia?
Nunca soube de eleições nenhumas?
Parece me que ele ainda nunca viu o desagrado da população e nunca tive-se visto que já estaria a mais.Podia ter a cara de pau e ir se embora.

Anónimo disse...

Pessoal da Barra Cheia deixem de ser cobardes e vão todos à missa e peçam explicações ao Padre e ao regedorzinho Fernando Miguel não se escondam atrás de comentários do diz que disse.Em ultimo caso unam-se e arranquem aquela merda toda.O largo da igreja sempre foi e será do POVO e esse imcompetente (Fernado Miguel)que vá trabalhar. AH! e já agora ó meu querido Fernandinho tira da cabeça essa ideia de que a Barra-Cheia é uma merda sem ti, porque nós não precisamos de ti para nada!

Anónimo disse...

Para mim era correr com ele e com o Padre tambem , porque já os dois se conhecem há muitos anos.
jà teem muita manha.

Anónimo disse...

Olá AV
sobre o assunto do Largo da Barra Cheia, não sou, nem nunca fui contra o Sr. Padre Carlos, pessoa que estimo, mas com a inércia do mesmo na resolução da situação, o Largo fechado e só é utilizado por alguns, as intalações servem para fins menos culturais, e mais coisas, sendo que o Miguel Fernando é o Dono e mentor de tais actos, achando eu que o Sr. Padre tem conhecimento de tais actos, só me leva a crer numa coisa....
Tenho a certeza que se o Sr. Padre ouvisse diversas pessoas, so povo, que não fossem indicadas pelo Miguel fernando, iria ter uma visão bem diferente, até estupefacta da vivência daqules cristão, povo.
Quando alguém diz que se não fosse instituições como a Paróquia, os Ranchos, os estabelecimentos esta localidade, Barra Cheia, não seria nada. Mas podemos analisar a realidade, o Miguel Fernando, em três cafés existentes, apenas entra e a grande custo num, logo uma pessoa que é indesejada por 99% da população local, NUNCA deveria se encontrar á frente de uma Instituição como essa?

Anónimo disse...

Porque é que cada pessoa que comenta não dá a cara por aquilo que diz, embora haja muita verdade e razão em todos os comentários feitos...existe também alguma aversão ao senhor que é tanta vez mencionado... juntem-se e façam algo, por algo que acham que não está bem, simplemente anda tudo escondido e falam falam, mas o que nós queremos são actos e acções...
Este largo tem razão de ser, se fosse arranjado e tivessa alguma utilidade publica, não faz o minimo sentido estar assim... nisso concordo... ter um espaço verde, já que a CMM tem tanta coisa aqui na terra em que ora é zona agricola, ora é zona ecológica, ora não é zona de nada, mesmo que uma pessoa queira melhorar algo a CMM não deixa e tem de se mover meio mundo para ser feito algo. Agora se alguem quer arranjar o largo seja este da petença de quem for. Façam mas bem feito e com alguma razão de ser...
Não é a insultar as pessoas que as questões se resolvem.

Anónimo disse...

SR Anónimo não se faça de santinho nem o seu amigo Fernado Miguel,porque a Câmara há cerca de dois anos tentou arranjar o Largo Mas o SR Fernando Miguel NÃO QUIS,porque se ele tivesse um pequeno bom censo a Câmara tinha arranjado a Largo e já estaria pronto, mas como ele é que se faz DONO DA QUILO QUE NÃO É DELE,a Câmara teve de pagar ao empreiteiro para se ir embora,portanto não esteja a encobrir um SANTO que não o é.
Não sei que história ele conta , mas olhe que a história não é bem assim.
O terreno foi doado sim, foi hipotecado pela familia e foi feito um inventário DESSIDIDO EM TRIBUNAL E REGISTADO EM NOTÁRIO EM NOME DO SR SALVADOR ,NÃO CONSTANDO LÁ NO REGISTO O NOME DE FERNANDO MIGUEL tambem ó sr ANGELO.

Anónimo disse...

E não VAMOS descansar enquanto ele se mantiver á frente da Igreja e Centro Paroquial

Anónimo disse...

Já é hora de embalar a troucha e partir

Anónimo disse...

O famíliar do doador do Largo da Igreja tem razão em querer que o mesmo se mantenha conforme foi feita a doação. ou seja, o Largo é do Povo da Barra Cheia .O tempo da pide já terminou. O Padre e os bufos (botas) Têm que acabar.Caso contrário fazemos um bloqueio de outra forma.

Anónimo disse...

Sou reidente desta terra e com muito orgulho que moro aqui... mas começo a ver que toda esta gente esta cheia de rancor, mas para quê?
Até se entende tanta angustia da população em ver ali aqueles marcos, estão a delimitar uma área, que já nos tempos do antigamente se ouvia falar em arranjar o largo, arranjar mas não isto que está aqui... que não tem lógica... se um dia a CMM arranjar o largo, onde fica o estacionamento que muita gente daqui reclama? onde será o parque para os CAMIÕES... que é isso que está a revoltar muito boa gente, não existe lugar para estacionar as suas quase frotas de camiões... venham um dia aqui à noite e vejam com os vosso próprios olhos onde eles ficam... e esses abaixos assinados que os anda a fazer é para beneficio próprio, e não a pensar na população...
Embora o Fernando Miguel se tenha precipitado bastante ao tomar esta atitude que agora vê meia população revoltada contra ele...

Cumprimento a todos...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:14 PM só uma coisa tenho a dizer vá pró caralho, porque não entendeu ainda o que se quer, cremos o Largo arranjado para TODOS

Anónimo disse...

Ao anonimo das 8:38 pm.... IGUALMENTE PARA SI... E FAÇA BOM PROVEITO...DO USO DO C****** NO C*.
Deve ser uma pessoa muito culta...para ter este tipo de linguagem... bem haja

Anónimo disse...

Pois pareçe que voçes não entendem de outra maneira,temos que ter esta linguagem para preceberem, queremos o largo para toda a gente não para estar fechado,não aceitamos em ir pedir pro Fernando Miguel abrir o Largo, pois aquilo não é dele, vamos ver se estamos entendidos de uma vez por todas.
Bem haja

Anónimo disse...

Obvio que o largo não é do Fernando Miguel é da população da Barra-Cheia. Nunca disse que não, pelo contrário apoio que se arranjarem o largo como deve de ser e não estar como está, sempre em toda a minha vida ouvi falar nisso, mas até agora nada...
Mas não são este tipo de atitudes, em andar a chamar nomes a este e à aquele que as coisas se resolvem, nunca foi assim nem vai ser desta vez... mesmo as faixas maravilha que estão ali, são uma vergonha, eu sou da terra e sinto que é uma cena um pouco triste, ser uma terra tão pequena e haver destes atritos entre as pessoas, onde se pode resolver tudo bem melhor com conversa, mas também sei que para haver uma conversa temos que ser ouvidos e nada de exaltações, só que as emoções de algumas pessoas da população anda ao rubro, logo não se consegue ter o minimo de diálogo... pensem no que andam a fazer...deem a cara pelo vosso protesto, não é andarem a fazer as coisas às escondidas, assim é não estarem a assumirem os vossos actos e andares escondidos como ratos.... Tal como alterarem/gozarem com carta que foi elaborada pelo padre... e metem em cima das mesas do café sem ninguem dar por isso, isso é um acto de pura cobardia de quem o faz... não só da minha opinião mas de muita gente...
Mais acrescento não tenho grupos de A nem de B... simplesmente gostava de ver o largo arranjado mas como deve de ser... mas n alinho em grupos...

cumprimentos

Anónimo disse...

Mais uma vez vou -lhe dizer o sr não conhece bem o sr Fernando Miguel, porque com ele nunca se consegue dialogar, nem ele dialoga com a população da terra, porque isto era escusado ter acontecido, só tinha era que marcar uma reunião e conversarmos todos, mas como ele não conversa com ninguem fez Merda,agora como as coisas estão, era partir a quilo todo e conversar para se chegar a um acordo com todos, mas voçe vai ver que isso nunca vai acontecer,porque muita gente o ajudou na contrução da sede do rancho e mais outras em que foi ajudado e deu sempre com os pés nas pessoas nunca reconheceu ninguem, por isso tem feito sempre tudo á maneira dele e temos a terra que temos, ao fim de 40 anos a frente dos destinos da mesma o que não é nada.
E fale com ele e diga-lhe,porque já uma pessoa influente da familia dele conversou com ele, que iria por a terra em estado de sitio e não o ouvio porque?
Porque ele não ouve nem quer o bem das pessoas da terra.
Sobre a carta digo-lhe já que a mesma não foi redigida pelo Padre,foi o Fernando que a escreveu assinado por ele, porque aquilo que foi escrito o Padre não tem conhecimento de nada, ele que atire areia pra cima de vós , que para mim a história não pega.
E se o senhor gostaria de ver o Largo arranjado eu tambem , de certeza que não gosta da quela obra que está lá feita pois não!
Eu tambem Não

Um abraço sr Angelo

Anónimo disse...

Pois, não foi o Sr. Ângelo que escreveu o que o Sr. pensa...

Cumprimentos

Anónimo disse...

ISTO DO LARGO AINDA VAI DAR MUITA BARRACADA ENQUANTO ESTIVER AI O FERNANDO

Anónimo disse...

Que nojo kem defende o Boleiro pois ainda hoje o vejo a enganar gente, vai-te catar.
Com as calças ao fundo do cu e uma barriga a contradizer.
Só kem come com ele no mesmo prato o defende, devem ter uma grande miséria.
Ainda o vejo a ir buscar os artigos dados as familias carenciadas, e o Boleiro antes das entregas passar por casa para abastecer a sua dispensa e a das betas, poucas, pois são só duas.

VAI-TE CATAR, KE AQUI JÁ NÂO COMES

Anónimo disse...

Morador da Barra-Cheia e militante do P.C.P. (Partido Comunista Português):

Os estatutos do Partido definem-no como sendo um partido político do proletariado e de todos os trabalhadores Portugueses e ainda, como sendo a vanguarda de todos os trabalhadores. Este seu papel resulta da sua natureza de classes, e da sua proximidade com o povo, ganhando assim o seu apoio.

O PCP abrange nos seus quadros todo o tipo de trabalhadores, que lutam pelos ideais da democracia e do Socialismo. Considera-se o legítimo defensor das tradições de luta e dos objectivos alcançados na história do país.

O Partido Comunista tem como base teórica o Marxismo-Leninismo, que consiste numa concepção materialista do mundo como uma ferramenta científica de análise social. Estes princípios guiam os objectivos e acções do partido, e permitem-lhe sistematicamente responder a novos desafios e realidades. O Partido orienta também os seus membros e as suas actividades no espírito do internacionalismo proletário de cooperação entre os partidos Comunistas e as forças revolucionárias, e de solidariedade para com os trabalhadores de outros países.

Por isso camaradas, amigos e simpatizantes do Partido, não tentem justificar os erros do Sr. Fernando Miguel para com a população caramela, utilizando o Partido como desculpa.

A Freguesia é gerida pelo P.C.P. nas mãos de João Lobo e Fernanda Gaspar, eles erraram? E quem não erra? Todos os líderes erram. Agora, a população tem que crucificar é o Sr. Fernando Miguel e não o Partido e os seus dirigentes.

"O povo está de luto, o largo é do povo!" Com esta frase, façam a revolução. Bloqueiem a procissão ou deixem a procissão manifestar-se apenas dentro do recinto roubado ao povo.

Despeço-me com esta célebre frase: "Proletariado de toda a Freguesia, uni-vos!" Adaptado do "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels.

Façam a luta contra a Igreja, façam a revolução, expulsem o Sr. Fernando Miguel da Paróquia.

Anónimo disse...

Seja da esquerda da direita ou de nenhim lado, hoje em dia queremos e paz e o bem dos nossos, assim:
Queremos é soluções aquele largo que mais parece o terreno de uns ciganos que a todo o custo o querem reinvidicar,

BASTA

tirem de lá aqueles marcos, porque para se confinar com a via publica é necessário licença da câmara municipal e arranjem o largo de uma vez por todas, sem pó e sem BOLEIROS a fazerem de porteiros a pedir euros, como se estivessem a arrrumar carros.


e para o peditório da Capela NADA, pois o dinheiro é utilzado a comprar correntes e a pintar as unhas ao BOLEIRO E ADJUNTO.

Anónimo disse...

Eu como jovem habitante da barra cheia sou contra a rica m**** q fizeram a q chamam ' o largo do boleiro ' A juventude da barra cheia esta mto revoltada pq nao pode fazer o seu rally diário ! A BARRA CHEIA É DE TODOS E TEMOS O DIREITO DE USAR O Q NOS PERTEÇE ! BOLEIRO E O SEU SUPER MERCADO FORA !!!

VIVA A BARRA CHEIA !

JOVENS UNIDOS NAO VAO PARAR DE FAZER RALLY !
JUVENTUDE BARRACHEIEENÇE, SEMPREEE !

Anónimo disse...

eu nasci na barra-cheia tenho muito orgulho da minha terra so tenho pena que haja pessoas que pensam ser os donos de tudo mas no fundo são uns cobardes não conseguem dizer cara a cara e resolvem escrever estes comentarios ridiculos .sejam crescidinhos não é assim que consegem resolver alguma coisa .

Anónimo disse...

Ó TERRINHA DE MERDA......
NEM PADRES NEM FERENANDOS, TODOS PÓ CARALHO BARRA CHEIAS DE MERDA, QUEREM AGORA É O LARGO CHEIO DE MERDA !!!!!!!

Anónimo disse...

ó senhor anónimo das 12:05 AM cuidado porque com largo cheio de merda pode ir lá e ficar enterrado, de preferência até a boca e não poder cumentar mais nada.

Anónimo disse...

Olá a todos
para que a coisa se resolva e para melhor de todos é o seguinte:
Antes do Fernando Miguel efectuar aquela obra, esqueceu-se de ouvir o povo, mas agora já o ouve, e assim sendo vamos definir estratégias.
Há que alguém tirar/desfazer aqueles pino, lancis, afim de se voltar ao que era, pois a Paróquia nunca necessitou de divulgar os seus limites, embora tenha errado como no caso da inquisição, mas isso são contas de outro rosário.
Depois e após audiência da população e dos residentes no local, bem como dos proprietários dos estabelecimentos, arranjar forma de ordenar o território, de uma forma unânime se for necessário e ai dou de facto o meu mail ao AVP, para ser mediador pois sou filho da terra e não filho de partidos...
Só assim se conseguirá fazer algo por aquilo que é de bem comum, pois se não for esse o destino algo andará por entranhas erradas.

fico a aguardar contacto aqui do AVP

Um Abraço a tds, menos a quem não queira

Anónimo disse...

Para mim o Largo só se resolve a bem é o SR Fernando partir aqueles pinos todos e deixar de pensar que o Largo é dele ,porque não é nem da igreja e deixar a Câmara realizar o projecto que esta feito, porque o Largo foi Doado ao povo e não á igreja, so assim se vai resolver o assunto a contento da maioria.

Anónimo disse...

Agora vamos construir ai no largo o forum barra cheia!!!Com lojas de esterco,batatas,couves e nabos.

Em alternativa podemos por ai a casa da tia lina ,o que acham?

Anónimo disse...

Resumam-se à vossa ignorância seus caramelos de merda,cada um tem o que merece. vão mas é apanhar sabonetes pro largo.

Ps:onde é que isso fica mesmo???

espero que alguem ai saiba escrever para me responder a isto...cambada de (anal)fa(betos)..

Anónimo disse...

ignorânte é a pessoa que não respeita os outros.para que saiba os caramelos tambèm foram à escola ,para poder responder as suas parvoiçes,porque se não fosse os caramelos a cultivar alguma coisinha vocês não enchiam a barriga bem aja obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

OH seus Barra.cheias de merda, vocês não sabem o que é bom...tem um largo todo catita, com uns semi muros em amarelo....epah...esse largo é vossa cara....cara de caramelos...vermelhões dos tintos e das mines que bebem ao longo do dia e do sol que apanham no olho do cu apanhar batatas...e assim vão continuar, a despejarem fossas da merda que eu cago todos os dias para vocês...bem haja...
assinado por aquele que caga para vocês com todo o carinho...

ahahahahah

Anónimo disse...

Sua excelêcia anónimo 10.49 pm,não deve ser da barra-cheia,se for tenho vergonha de pessoas como voçê,mal educadas e porcas de boca.Com tanta merda que tem,da cabeça até aos pés um dia quando morrer nem no inferno (o) (a) vão querer,é com pessoas como vôces igoìstas,que sò pensam neles próprios nunca se vai conseguir fazer nada .Um natural da barra-cheia .Adeusssssssssssssssss até ao próximo capitúlo lololololololol.

Anónimo disse...

ora, ora, ora...bem respondido meu caramelo das 11:36?! essa gente porca que mexe em esgotos e nas fossas onde retiram a merda que eu cago todos os dias para estrumar as suas queridas terras para darem as suas batatas e as suas couvitas...epah...enxerguem-se pah...o que vocês mereciam era um muro todo em volta da barra-cheia para nenhum de vocês saissem de lá...o vosso cheiro a merda icomóda-me...
eu vou fazer um apelo aqui...POR UMA SOCIEDADE MELHOR, VAMOS CONTRUIR UM MURO EM VOLTA DA BARRA-CHEIA...

Anónimo disse...

é isso mesmo...vamos construir um muro em volta da barra-cheia para que esses animais não saiam do seu habitat natural...e do seu largo querido é claro...
Ass: ex barra-cheia

Anónimo disse...

Ai!!que comédia,eu acho que isto devia ser publicado:),isto é a coisa mais comica que já vi nos ultimos tempos..Vamos tornar este blog famoso,eu proponho,que se envie isto para os gato fedorento..lololol começando pelo motivo da discordia e acabando nos comentários,aqui está um documento que ilustra bem o portugal profundo.

Anónimo disse...

Estive a dar uma vista de olhos pelo blogger de alhos vedros ao poder e verifiquei que a sra. presidente da junta de freguesia de alhos vedros e centenaria.Ora se e verdade que a sra.quis vender o largo da barra cheia em 1914 supondo que a sra. nao tinha mais de 20 anos, a sra. esta a fazer 115 anos.Sra. presidente nao se esqueça de me convidar para o seu aniversario,que eu irei com muito gosto.

Anónimo disse...

Tendo eu conhecimento atravez de um amigo que a C.M.M aprovou mais um subscidio de 500 euros para o rancho etnografico da barra cheia.sr. presidente da C.M.Moita e lamentavel que o sr. assim como todos os seus anteçessores,melitantes do P.C.P/C.D.U nestes quase 35 anos de democracia? continuam a dar subsidios a uma estrutura retrogada chefiada por um colaborador da açao nacional popolar mas agora e P.S,e que anda a espoliar o povo da barra cheia, pra dar de mao beijada a igreja,atè os terrenos que a camara doou para o rancho quando este acabar o patrimonio reverte para a igreja e nao para o povo como devia ser.Por isso sr. presidente se o sr.è eleito peloP.C.P/C.D.U, organizaçao, que defende o povo,meta o gabinete jurico da camara a resolver a situaçao do largo da barra cheia o mais rapido possivel. Por favor sr.presidente, faça uma vez na vida, qualquer coisa por esta terra,por este povo antes que seja tarde de mais .

Anónimo disse...

Ora cà vài!! pareçe que a popolação da b.cheia, jà morreu,? ou estão?, à espera, que que deus nosso senhor faça um milagre.Mas olhem que não faz porque ele protege os seus santinhos cà da terra, assim como os seus afazeres.Por isso, as pedrinhas do largo, estão para a iternidade, se a popolação não fizer nada,porque da camara não se pode esperar nada,porque a situação è motivo,para a camara não gastar cà dinheiro para uma popolação com pouco significado, eleitoral.O sr. presidente eleito por mais um mandato està-se cagando para a barra cheia, e nòs habitantes desta terra, estamos entregues a esta corja de falsos catòlicos que alguns deles,se podessem, atè tiravam o pio a algumas pessoas.Aliàs foi sempre o sonho desse sr. porque antes de 25 de abril era o secretàrio dos bufos cà da terra,atè recebia as cotas do partido do salazar mas hoje è um grande democrata,que vài às autoridades fazer queixa de pessoas por vandalismo, e de terem um seite na net para dizer mal del.Està mal! isso não se faz,voçês não vêem que um homem destes, està a cima de qualquer suspeita,ou qualquer critica. Tenham cuidado com o que dizem,pode vir por aí a pide e voçes irem presos e serem escumungados pelo deus nosso senhor.um abraço e meditem.

Anónimo disse...

Tenham calma que um dia destes tudo se vai resolver a bem , o Sr Fernando Miguel irá ter uma grande surpresa

botas disse...

Eles andam ai e não sabem que estão vivos!
Eh galinha GORDA

botas 8===> disse...

Eu também não tou a favor dos pilares no largo. Ainda a dias sai do café do farinha com a cadela e ia tropeçando na aquela MERDA. PS Fernado miguel passa mas e lá no farinha e deicha um chiripiti pago ao botas!