terça-feira, março 09, 2010

Considerações sobre a Bitola Ibérica e o Protecionismo Espanhol

A Bitola ferroviária europeia convencional será o meio que mais nos ajudaria a transportar mercadorias de Portugal para a Europa, mas os espanhóis não a têm e sem os espanhóis a implementarem na Espanha, Portugal fica com uma fronteira de mais ou menos 5000 Km até França onde começa a Bitola Europeia, e onde realmente poderemos exportar os nossos produtos, porque os espanhóis fazem boicote a tudo o que venha de Portugal, por questões de protecionismo na sua economia, o que não acontece connosco que estamos sempre de pernas e braços abertos a tudo o que nos vem de Espanha.

Cito aqui o exemplo do impedimento da entrada dos produtores de móveis de Paços de Ferreira nas Feiras e Exposições do sector de Espanha e também as declarações de Basílio Horta sobre o protecionismo espanhol em relação a Portugal.

Estamos pois dependentes que os espanhóis mudem de bitola ferroviária convencional da ibérica para a normal europeia, mas isso não lhes interessa pois levaria os nossos produtos piscícolas, agricolas e industriais de muita melhor qualidade para a Europa que os considera produtos Gourmet e são vendidos extremamente caros devido à sua alta qualidade, cito os exemplos dos vinhos e azeites, cortiças e peixe, também os moldes e muitos mais exemplos seriam dados se estes governos anti-patriotas tivessem dado apoio às boas empresas nacionaais em vez de as obrigar a encerrar ter renovado a nossa frota marítima de pescas em vez de ter dado incentivos para abater os barcos.

O objectivo destes canalhas que têm "governado" Portugal desde o 25 de Abril, foi apenas a destruição do nosso aparelho produtivo interno, logo com o Vasco Gonçalves nacionalizaram a CUF o que só neste caso, duma empresa que era uma das maiores da Europa passou com as novas más gestões de gente que não estava minimamente preparada para gerir uma tasca, quanto mais o maior grupo fabril de Portugal e um dos 5 maiores do Mundo.

Os investimentos desastrosos acabaram em menos de 3 anos com uma empresa que tinha levado mais de 70 anos a afirmar-se e a crescer com conhecimento de causa.

Voltando ao tema, a Bitola ibérica. Enquanto Espanha não a mudar para a Bitola Europeia, será sempre um impecilho para as trocas comerciais entre Portugal e a Europa.

Temos por isso que optar por outras alternativas, uma é o transporte aéreo de cargas, o que faz ter sentido o novo aeroporto de Alcochete, se antes se criar uma frota de aviões de transporte de carga. Outra solução será o transporte de cargas por via marítima, temos Portos que poderão ser bastante viáveis para isso, não temos é uma frota mercantil e isso sim seria uma forma de bom investimento, isso e também uma frota pesqueira, pois temos na Europa a maior área marítima e apenas estes dois factores empresariais fariam a nossa economia crescer e consequentemente a dívida externa e o desemprego diminuirem.

Acresce a isto os mercados lusófonos emergentes, Angola e Moçambique e o já consolidado e próspero mercado Brasileiro, motor primeiro da América do Sul e já do Mundo. Estes mercados externos adoram os nossos produtos, só para citar como exemplo as cervejas Super Bock e Sagres são tão consumidas em Angola que as empresas que as fabricam em Portugal já criaram fábricas cervejeiras para que se fabriquem lá...

AV2

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixa essas coisas para quem percebe do assunto!

AV disse...

Deve estar a referir-se aos espanhóis, esses sim percebem do assunto, é natural o TGV só a eles lhes interessa.

AV2