sexta-feira, março 12, 2010

Fotos da Derrocada da Ciclo Via Moita-Rosário 2


Agora em Slide Show.



Analizando agora os destroços da "ciclovia", neste troço entre a Freira e o Gaio. o que se nota imediatamente é que são uns bocados de entulho de diversas e mui variadas formas que não têm homonogeneidade e apenas foram postas ali de maneira a que se aguentassem, se Deus quisesse, Deus não quis...

A utilização de cimento, apenas foi feita em cima na parte em que liga ao entulho diverso que estava por baixo, não foi utilizado cimento para consolidar as frestas no entulho na parte exterior, poque realmente era tão diversificado o entulho que acho que seria extremamente difícil de entrar lá o cimento, as frestas eram de tamanhos e formas diversos e de materiais tão distintos como pedaços de cimento armado, restos de paredes e rochas que devem ter sobrado de outras obras, enfim a "ciclovia" foi montada com lixo que ficou amontoado e entulho, depois foi tudo coberto de areia grossa e "voilá", eis um novo troça da tão apregoada rede de ciclovias, que iria ligar toda a zona ribeirinha do concelho moiteiro actual, o conceito é de chico-espertos, numa "brainstorm" da CDU local, tiveram a ideia dois em um:  Arranja-se uma forma da Câmara moiteira se livrar do entulho e ao mesmo tempo ganhar publicidade nos Media, antes das eleições autárquicas, o que nos irá proporcionar mais uns votos !
Votos esses que fizeram a CDU local ganhar de novo as eleições.
Aquilo não desmorona, pá. Aqui mesmo nas marés vivas o mar nunca é alteroso, é sempre maré chã, quase nunca há ondas maiores do que um metro, o mar não galga aquilo nem que venha um ciclone, pensaram eles na sua mentalidade de "progressistas" rurais armados em neo suburbanos, dentro das suas fatiotas e já sem gravatas, porque tinham já bebido uns uísques e muitas caipirinhas, se isto não aconteceu, olhem que podia ter acontecido e o mais certo é ter acontecido mais ou menos assim, os meus conhecimentos acumulados de psicologia moiteira, aplicam-se a estes indivíduos e as suas formas de reacção são muito previsíveis...

Veio o ciclone e aquela merda, desmoronou, deixando agora à vista as entranhas do que é uma obra mal construída e sem planeamento nenhum.

Porque é que as muralhas que circundam as antigas salinas e que não têm nenhum tipo de restauro por parte da CMM desde 1952, ainda se aguentam em alguns sítios, alguns troços dessas muralhas estão em boas condições em extensões maiores do que tinha esta pseudo "ciclovia", moderna que nem aguentou um inverno depois da sua construção ?

A resposta é simples, porque foram PLANEADAS por técnicos e acredito até por Engenheiros, ou algo similar na altura, enfim por gente que percebia do assunto e estou a falar das que foram construídas nos séculos XIX e XX...

Primeiro, utilizou-se PEDRAS do mesmo tipo, talhadas de maneira a encaixarem umas nas outras, o que é um princípio básico de qualquer tipo de construção, (mesmo muitos séculos antes da invenção do cimento), deixando assim fendas menores entre essas pedras, o que consolida e reforça a estrutura das muralhas e permite mesmo com a utilização de pouca ou nenhuma argamassa, uma forma resistente de impedir as marés vivas das destruirem.

Segundo, utilizaram os lodos do rio e terras do próprio meio circundante, para os caminhos e ligações entre elas, o que permitiu à flora local, especialmente as salgadeiras, crescessem consolidando com as suas raízes a estrutura dos terrenos e fortalecendo a ligação das terras às muralhas, se as tivessem coberto de areia todas elas já tinham desaparecido à séculos.

Haveria muito a aprender com os mais velhos, os homens do rio que lhes poderiam explicar o que se deve e não deve fazer quando se constrói muralhas de protecção do rio, não era preciso engenheiros nem técnicos superiores a ditarem como se faz, o que neste caso e se o foi feito com o aval de algum engeneiro ou técnico da CMM, então esses técnicos e engenheiros que permitiram esta construção deviam ser alvo de processo e imediatamente despedidos, porque só muita inépcia e ignorância aliada a também muita urgência por parte dos políticos locais, que a 3 meses ou menos das eleições têm de mostrar alguma obra feita, pode permitir e não o deveria permitir, a construção destas obras mal planeadas, mal construídas e péssimamente feitas.

8 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Ciclovias como esta:
http://berbequim.wordpress.com/2007/04/22/incognita/

Anónimo disse...

Caro AV,coisas destas coisa é o que não falta no concelho, distrito, País. Veja-se o que aconteceu no "novo" hospital de Cascais recentemente inaugurado. Constroi-se para eleições e inaugurações, porque é giro, e porque aparecemos na TV e nos demais orgãos de comunicação. Esta obra faraónica ( que de faraónico não tem nada) da CM moiteira acabou por ceder à fúria do tempo.
Gostaria de saber quanto mais vais custar esta "burrice" ao herário público, uns tostões talvez e secalhar ainda vai sobrar para ir comprar uns rebuçados de fruta.
Importa também lembrar que na zona de entrada da ciclovia sentido Moita-Rosário, quando chove mais qualquer coisa, também dá para plantar arroz ou quem sabe fazer a nova Piscina Municipal de Inverno.

Tou mesmo a ver o filme nas próximas eleições! O que será que eles vão inaugurar?!
Cá pra mim vão inventar outra coisa pra não dar tanto nas vistas!

A avaliar pela foto (do comentário anterior), a "burrice" é mais antiga do que eu pensava! Chiça penico!

AV disse...

Esta obra faraónica, de faraónico tem a areia...

AV2

olharapo disse...

pois mas não foram trocos apenas que se gastou
mas sim alguns milares de euros
devem se lembrar da placa de concessão dava para comprar a fabrica dos ditos rebuçados

olharapo disse...

é como o resto da ciclovia
de fronte á escola tem piscina
quando chove tem que se ir para estrada
cuidado que a propria estrada está esburacada obras feitas é apenas um mês.
depois temos que fazer gincana por causa dos cagalhões dos cães que vão passear com os seus donos e não tiveram tempo de esconder nas gramatas.
pois é pena que nenhuma empresa espanhola quizesse construir ali poque se calar estava em melhores condições
é pena porque esse espaço é aprezivel e muito utilizado e achei bem que quando o vandalizaram a CMM tomou a iniciativa de pedir aos utilizadores denunciarem os vandalos
mas agora era bom que a CMM fizesse obras para restabelecer o que é de todos nós e pago por nós
E AGORA UM REPARO
CORTEM TAMBEM AS CANAS PORQUE AQUILI NÃO É NENHUMA FLOESTA TROPICAL MAS SIM UM DESPEJO ILEGAL UTILIZADO POR PESSOAS PORCAS INCLUSIVE FUNCIONÁRIOS COM VIATURAS DA PROPRIA CMM

Anónimo disse...

Vocês deviam ter vergonha em virem para um BLOG reclamar com as coisas que utilizam. Vão dizer que nunca utilizaram esta ciclovia? Foi um azar que aconteceu, não era esperado haver um temporal que deitasse tudo a baixo. Faziam vocês melhor? Não me digam que se a sede de concelho fosse em Alhos Vedros era tudo perfeito. Tenham mas é juízo, que parecem crianças a comentar coisas absurdas. Interesseiros são o que vocês são. Porque se for preciso, vão para o café todos boas maneiras com as pessoas que aqui, desonram de tudo. Falem do que sabem, ou então, vão trabalhar que fazem muito melhor figura.
Estão sempre a culpar e a responsabilizar o Presidente e a Vereação de tudo, por amor de Deus, vocês nem sabem do que falam. Se vocês não votaram na CDU, parem de reclamar, graças a Deus que existe gente com inteligência que saiba o que é melhor para o concelho. Tenham VERGONHA em vir para um BLOG público lavar roupa suja. Falam muito, mas fazem pouco.
Só tenho que vos desejar Muito Boa Sorte nessa vossa luta impossível!

Uma Moitense farta de Más-línguas.

AV disse...

Cara Moitense farta de Más-Línguas, tem todo o direito à indnigação, mas os leitores do AVP têm também o mesmo direito e o AVP tem o dever de informar e a liberdade de opinar, a verdade é que a OBRA não foi sequer planeada para durar muito tempo, observe com atenção os destroços e se tiver um mínimo de senso comum, basta isso para que concluir que temos razão.

Acerca dos outros "acessórios" com que ornamentou o seu texto,apenas são mais areia que nos quer lançar para os olhos, repare que não comentou nada sobre o conteúdo apenas apelou ao silêncio sobre o tema, o que me leva a crer que todos os temas que sejam de uma maneira ou outra diferentes da sua visão "CDU", do mundo e do concelho, serão sempre passíveis de ser vítimas da sua sacra indignação...o regime salazarista também funcionava assim, quem não apoia incondicionalmente o regime é meu inimigo, "Tudo Pela Nação, Nada Contra a Nação !". A realidade é que por haver discordância é que existe o contraditório e aqui no AVP sempre o houve.
Quando não existe discordância, funcionamos como manada e não como seres humanos, que têm o LIVRE ARBRÍTIO e isso é que os torna INDIVÍDUOS com uma ALMA individual e não uma alma colectiva, como os bandos, as varas, as matilhas, os cardumes, etc...etc.

Agora isto que disse é muito grave, "Se vocês não votaram na CDU, parem de reclamar, graças a Deus que existe gente com inteligência que saiba o que é melhor para o concelho", quer dizer com isso que só quem votou na CDU tem direito a reclamar ?
e o facto de invocar a palavra de Deus em vão, não significa de modo nenhum que a gente com inteligência que saiba fazer o que é melhor para o concelho, esteja na CDU, então quer dizer que toda a gente que não é da CDU é estúpida ?

Deus lhe perdoe, porque a minha inteligência não o permite.

AV2

moitacomcarracas disse...

Ola a todos

a ciclovia está em obras... mas surgiu um novo e muito grave problema com a mesma...
Uma Praga de Carraças...
http://moitacomcarracas.blogspot.com/2011/06/luta-continua-e-nao-podemos-dar.html

neste link é possível ver o que estou a falar... e se poder ser noticia em Alhos Vedros eu como autor do blog sobre as carraças, agradecia... CUMP e OBR