segunda-feira, outubro 03, 2005

As iludências aparudem

"The truth is out there" (Agente Mulder, Ficheiros Secretos)
"Concentrate on what can't lie. The evidence..." (Gil Grissom, CSI)

A demonstração de má convivência com as vozes críticas regulares e a modestíssima desobediência civil que o AVP tem protagonizado com mais alguns blogs, que se viveu nestes últimos dias, fez-nos pensar em termos de filmes policiais.
A quem beneficiaria a "gracinha" de nos atacar o blog ?
As histórias policiais clássicas têm algumas pistas como acusar o mordomo, procurar a mulher (cherchez la femme) ou seguir a pista do dinheiro.
Neste caso, estas pistas não chegam.
As mais óbvias que nos restam, contudo, padecem de ser óbvias.
Terá lógica prejudicar a única forma de exorcizar os demónios pessoais ? Nâo, a menos que esse alguém seja ainda menos inteligente do que demonstra.
Terá lógica fazer aquilo de que se seria, como grupo, os primeiros suspeitos ? Também não, a menos que esse grupo estivesse mais dominado pelo medo e a irracionalidade é razoável supor.
Terá lógica, no nosso caso, seguirmos aquilo que se espera que sigamos ? Não, a menos que sejamos nós mais palermas do que alguns sabem que não somos.

Por isso, a única pista a seguir é a de saber quem está em condições, tem a disponibilidade e os meios, para fazer o que anda a fazer e muito mais, como que nos dizendo nas entrelinhas... "Olhem do que sou capaz... não brinquem... não se armem em mais do que são... olhem que eu... ".
Mas por outro lado, tudo podem ser coincidências e eu apenas ter lido demasiados livros da colecção Vampiro e da Agatha Christie.

AV1

Sem comentários: