sexta-feira, outubro 21, 2005

Depoimento do amigo carneiro

São mensagens como estas que nos lavam a alma. Obrigado amigo carneiro.


Caros amigos AVP,

Por vezes as empatias surgem sem razão especial, apenas porque surgem. Deste lado do Tejo, habituei-me a começar o dia de escritório passando por aí.
Obrigado por muitos momentos de bom-humor e também pela consistencia cultural das V. opiniões. Vê-se cuidado com a língua-mãe, percebe-se o escrúpulo de fundamentar a opinião. A constante provocação da moita e dos moiteiros - a que por vezes adiro - é um exercício de saudável ironia. Até porque só enfia o barrete moiteiro quem quer. Aos moitenses é dada a escapatória.
Pena que actualmente as coisas se tenham descontrolado. Mas sabem o que penso dos "estalinismos" que, por extraordinário paradoxo a nível mundial, só não são criticados e verberados na nossa terra.
Em termos da afirmação dos princípios essenciais de liberdade individual e de condenação de todas as formas de repressão dos povos, Portugal quando chega ao estalinismo-leninismo embatuca e não tem coragem de fazer o que todo o mundo já fez há muito: apelidar como intelectualmente desprezível toda a forma de pensamento unificado castrador da liberdade individual. Nesse campo, Portugal é o paraíso da tibieza moiteira. O que se está a passar com o blog é o resultado da tolerância intelectual excessiva que V. conferiram a quem só entende a sua praxis como um método de subordinação forçada de outros aos ditames da sua própria filosofia política.
Estabeleceu-se o errado conceito - que será o V. - que, para se ser democrata, temos que tolerar todas e quaisquer aberrações e bizarrias sociais, até aquelas que atentam de forma ostensiva, arrogante e deliberada contra as regras da própria democracia. Por isso, bem feita. Aguentem-se com o monstro com o qual sempre contemporizaram. Mas se precisarem de ajuda, já sabem.
Pugnar pela Liberdade ao lado de Amigos é a mais nobre das lutas.

Um abraço do carneiro.

Sem comentários: