sexta-feira, outubro 21, 2005

Este é homem é um "Sinhore"

Depoimento de Luís Nascimento, candidato à Presidência da CMM pela coligação PSD/CDS e eleito vereador nas últimas eleições.
Grande demonstração de fair-play, que merece apenas um reparo - nós aqui nunca falámos em candeeiros partidos, mas pilaretes, os famosos pilaretes luminosos.
Quanto ao resto, se cá viermos a estar - o que duvido no meu caso - para a próxima ponderarei votar neste jovem rapaz (é mais novo que eu um par de anitos...).



Feliz aniversário “Alhos Vedros ao Poder”!!

Dois aninhos de vida... o que, num “jornal” diário sem publicidade, ou seja, sem lucros, é já uma bonita idade.
Pediram-me para contar como tinha descoberto o blog, as minhas reacções, e demais...
Avisei que seria sincero e não bajulador, e prometeram que aceitavam essa posição. Como tal... aqui vai:
O Blog tem a mesma idade do meu casamento.
Já afirmei diversas vezes, sou Moitense por casamento e não por nascimento (talvez por isso diga moitense e não moiteiro)... casei a 4 de Outubro de 2003 (o blog viria a surgir poucos dias depois).
Quando casámos, tanto eu como a minha esposa, tínhamos as nossas casas e a nossa vida já estabilizada. Ficámos assim a morar simultaneamente em duas casas, em Almada e na Moita.
Vivendo 3 dias por semana nesta terra, foi algo natural em mim, a ânsia por conhecê-la melhor e, num dia, através de uma busca na Internet, descobri o Alhos Vedros ao Poder.
Confesso que a “ciumeira” contra a Moita, que está na base do Blog era para mim (e continua a ser) um assunto ridículo. Os insultos gratuitos aos Moiteiros, o bairrismo exacerbado (só superado pelo bairrismo contrário de alguns moiteiros ou talvez pelo do Jorge Nuno Pinto da Costa na sua defesa do Norte contra Lisboa... penso eu de que!), eram para mim assuntos assaz desinteressantes.
No entanto, alguns apontamentos históricos, alguns reparos à Junta de Freguesia, à Câmara Municipal e ao Governo foram-me mantendo como frequentador do Blog.
A falta de profundidade das reclamações face aos poderes autárquicos e governativo, ficando pela rama, pelo mero reparo à falta de um candeeiro ou ao lixo espalhado, sem aprofundar os verdadeiros problemas da nossa terra (e digo NOSSA apesar de ser moitense, pois considero que só pode amar o nosso Concelho quem perceber e GOSTAR das diferenças entre as várias povoações), levou-me a fazer o retrato dos seus autores: uns jovens quarentões que sofrem do complexo de Peter-Pan (nome pelo qual eu designo os homens que se recusam a crescer – fenómeno natural no sexo masculino, que confessemos, todos nós sofremos um pouco, e, tenhamos calma, não é propriamente um drama).
Assim, num misto de curiosidade e, porque não confessar, de procura de uns momentos de riso lendo as guerras privadas com o Tita Mauricio ou mais tarde com o “vigilante”, lá me fui mantendo fiel leitor do blog.
Em Junho de 2005, em resposta a alguns desafios, resolvi aceitar candidatar-me à Câmara Municipal da Moita, e naturalmente, passo a ser um dos alvos do Blog... o que prova que estavam atentos, e são cidadãos participativos. Longe de levar a mal as criticas lançadas, usei os escritos do Blog como reflexo da candidatura, podendo corrigir os erros ou mal-entendidos que em algum momento a campanha passava para a opinião pública.
Entendi o Blog (todo ele, incluindo os “post’s”), como um reflexo da opinião que se ia gerando na nossa terra. Um dos grandes defeitos da comunicação entre eleitos (ou candidatos) e a população, é que normalmente, essa comunicação é unidireccional: o eleito fala e a população ouve. O Blog do Alhos Vedros ao Poder, permitia a bidirecionalidade da comunicação.
E, se tal facto foi importante durante a campanha autárquica que todos vivemos, mais importante será agora, no tempo pós eleição.
Sem pressões políticas ou económicas, os Blogs podem ser o garante de uma nova forma de democracia, mais participada, mais interventora!
Desejo assim, as maiores felicidades ao “Alhos Vedros ao Poder”, fazendo votos para que cresça em número de leitores e de participantes, que amadureça com a idade e que consiga ser o porta-voz das ambições das gentes deste Concelho... e, se não conseguir estes objectivos... que pelo menos nos mantenha de bom humor!

Um Abraço

Luís Nascimento

Sem comentários: