quinta-feira, outubro 13, 2005

Minudências

As vantagens (?!) de ficar meio "de molho" em casa e sem paciência para trabalhar no que se deve é sobrar tempo para o que em termos científicos se chama "merdices". Neste particular, andei a vasculhar pelo site do STAPE (sim !!! afinal funciona, desde que fora dos períodos em que é mais necessário) e comparar as votações nas diferentes freguesias dos vários partidos/coligações e os desvios entre os votos para as respectivas Juntas, para a Assembleia Municipal e para a Presidência da CMM.
Antes de mais, verifica-se que o Bloco foi a 3ª força política em quase todos os lados, menos no Vale da Amoreira, em que mais de 20% dos votos permitiu ao PSD/CDS recuperar o atraso do resto do concelho.
Por outro lado, é em grande parte graças à votação em Alhos Vedros (c. 12%) que o Raminhos chega a vereador. Claro que não de somenos o pormenor de ele ser considerado e mais conhecido por estas bandas.
Por fim, e por agora que irei aprofundar isso mais lá para a frente, é curioso ver como - apesar de tudo - se verificou uma tendência para o voto útil na CDU para a Presidência da CMM por comparação com as votações para as Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal.
Será que é a imagem de João Lobo a funcionar ? Será que é mesmo um fenómeno do tipo voto útil, contra o PS nessa eleição ? Ou será apenas menor confiança nos restantes candidatos da CDU a esses cargos ?
Mais respostas quando "descascar" melhor a coisa.

AV1

Sem comentários: