quinta-feira, outubro 13, 2005

No Confessionário


















Sei que não interessa à generalidade dos visitantes, mas confesso que tenho um especial gosto por edições de livros de bolso, em especial as inglesas e americanas que pouco tempo depois da saída em hardback, disponibiliza as obras recentes a preços bastante mais baixos com a vantagem, para mim, de serem muito mais portáteis para trazer connosco.
Neste particular, a Penguin tem um lugar especial reservado nas minhas estantes, porque é a editora que publica a preços muito acessíveis muitos dos clássicos da grande literatura, anglófona e não só.
Em Portugal, infelizmente, fora as velhas colecções de policiais e ficção científica, durante muito tempo só a Europa-América manteve uma colecção capaz de livrinhos de bolso. Finalmente, a Asa e a D. Quixote lá vão andando com colecções razoáveis, mas nada com que se compare com o que se passa lá fora.
Voltando à Penguin, faz este ano sete décadas de actividade e tem feito uma política de publicações a baixo preço de pequenos textos, contos ou obras meio esquecidas mais valiosíssimas, que ocasionalmente tenho destacado (o Why I Write do Orwell foi a última, embora agora já esteja a ler o Otherwise Pandemonium, com duas histórias do Nick Hornby por apenas 1,5 £).
Isto sim é o 1º mundo editorial.

AV1