sexta-feira, outubro 21, 2005

A Notícia do Dia - II

Levantado o assunto pelo Conde de Alhos Vedros, eis que correu célere a nova: João Lobo vai aposentar-se !
As mensagens na nossa caixa de mail - na falta dos comentários - multiplicaram-se e encheu-nos de novos elementos e de cenários possíveis para o futuro.
Tentemos sistematizar as duas principais tendências detectadas:

1) João Lobo vai fazer, com 48 anos, afinal o que todos gostaríamos: reformar-se com 600 contitos e ainda acumular isso com parte do salário de Presidente da Câmara ou vice-versa (salvo erro, pode auferir-se um dos rendimentos e 1/3 do outro). Ora bem, está tudo dentro da legalidade e seria parvo que não fosse já a correr aproveitar esta "janela" que se pode vir a fechar em breve. Só que fica a questão "moral", digamos assim. Será que quem beneficia destas regalias, tem depois legitimidade para apontar o dedo aos outros, como foi feito recentemente (e justamente) ao anterior Ministro das Finanças ? Ou será que a moralidade e a ética são só para alguns ? Confesso que tenho muitas dúvidas a esse respeito, porque afinal eu não sei se o serviço da coisa pública não é apenas feito com vista às benesses que se arranjam ao fim de uns anitos de vereação e presidência de Câmara. Eu, se me quiser reformar com 48 anos, terei imensos cortes nos meus rendimentos e, pior, não poderei acumular com um posterior emprego. Mais... será que haverá depois cara para apontar o dedo aos outros e fazer discursos inflamados em nome de valores que se não praticam ?

2) Mas o problema mais grave, e aqui as mensagens recebidas são unânimes na preocupação como se percebe pela que antes publicámos do amigo m&p, é o facto de, estando legalmente aposentado, João Lobo se poder sentir atraído pela vida de lazer permitida pela reforma ou razões ponderosas (cf. João de Almeida) levarem-nos a abdicar do cargo e a entregá-lo, em generosa sucessão, ao nosso conhecido Rui Garcia, o homem que tão competentemente tem coordenado a Gestão Urbanística e, por tabela, a revisão do PDM. Nesse caso, o que devemos fazer ? Suicídio colectivo ? Emigração em massa ? É que com Garcia no poder, nada mais seria sagrado nesta terra, património, preservação do ambiente ou cumprimento das regras do ruído como se comprova pelas suas sempre surrealizantes declarações acerca da demolição da velha cadeia de Alhos Vedros, da limpeza dos espaços públicos ou mesmo da concessão de autorização a campos de tiro, como se fossem actividades desportivas necessitando de treino até à meia noite.

Por isso, minhas amigas e meus amigos, caras e caros conterrâne(a)os, afinal a previsível notícia do dia - o nosso 2º aniversário - foi ofuscada por esta nova de grosso calibre, que a todos nos deixa, por um lado, felizes (um de nós já se safou...), mas por outro receosos (será que nos espera um Garcia na Presidência).
A ver vamos...

AV1

Sem comentários: