sábado, outubro 22, 2005

Preocupado, eu ? - Parte III

Da Região de Setúbal:
«Mais de 1.600 canários e aves exóticas vão estar em exposição na ExpoAves 2005, que decorre de quinta-feira a domingo no Pavilhão de Exposições da Moita, apesar das preocupações existentes em todo o mundo com a gripe das aves. A Câmara e o Clube Ornitológico de Setúbal, promotores da iniciativa, consideram não haver qualquer perigo de contágio da gripe das aves, em primeiro lugar porque o vírus ainda não foi detectado em Portugal e também porque se trata de uma exposição de aves de cativeiro.
(...)
«Normalmente estas exposições nem sequer têm qualquer controle veterinário, pelo que teremos apenas o apoio do veterinário da autarquia, que fará uma inspecção de todas as aves em exposição», disse Fernando Pimenta. O vereador das Actividades Económicas e do Turismo na Câmara da Moita, Carlos Santos, também não vê qualquer razão para impedir a realização da ExpoAves 2005, atendendo a que se trata de uma exposição de aves de cativeiro. «Estamos a falar de aves de cativeiro e anilhadas, pelo que não existe o perigo de terem estado em contacto com outras que pudessem ser portadoras do vírus da gripe das aves», disse o autarca. «Por outro lado, o problema do vírus da gripe das aves não se resolve com um clima fundamentalista e alarmista», acrescentou o autarca da maioria CDU na Câmara da Moita.»

Da Sic-Online:
«Expo Aves à margem da proibição
Canários e pássaros exóticos em exposição na Moita
A decisão da Comissão Europeia de proibir a venda de aves em feiras, mercados ou exposições não está a afectar a Expo Aves 2005, que decorre no Pavilhão de Exposições da Moita, até ao próximo domingo.»

Do Jornal de Notícias:
«Mercados e exposições com aves proibidas
A União Europeia (UE) decidiu ontem recomendar a proibição de venda de aves em feiras, mercados e exposições, embora dê aos Estados -membros a possibilidade de autorizar os eventos se cumpridas todas as precauções de segurança e no caso de Portugal, com autorização expressa da Direcção Geral de Veterinária. A medida só entrará em vigor quando a decisão for comunicada aos estados, o que deverá acontecer já na próxima semana, segundo uma fonte do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. A UE determinou que sejam também vacinadas as aves que se encontram em zoos e que as aves de criação sejam mantidas fora do alcance dos bandos de aves migradoras. A UE formalizou também a proibição de importação de aves de companhia e penas provenientes da maior parte das regiões russas. Por sua vez, os ministros da Saúde dos 25, numa reunião que decorreu no Reino Unido, avaliaram a possibilidade de reunir stocks "estratégicos" de antivirais.»

AV1

Sem comentários: