segunda-feira, outubro 10, 2005

Questões Educativas

A partir desta semana, e enquanto as Presidenciais não aquecem, gostaríamos de passar em revista alguns aspectos estruturais da nossa sociedade, alguns dos quais afloraram nesta última campanha mas como armas de arremesso político sem uma discussão devidamente aprofundada.
Embora o Ambiente e o Planeamento do Território, o Desenvolvimento Económico e o Emprego ou as Políticas de Transporte ou das Águas sejam muito importantes, gostaria de puxar para o primeiro plano a questão da Educação e do relativo fracasso que tem caracterizado as políticas educativas nas últimas décadas.
Tomando a Educação numa vertente múltipla de Educação Cívica, Humanista e Técnico-Científica, pedimos aos leitores mais interessados no tema, caso o queiram que nos mandem os seus contributos por mail para posterior publicação.
Pela nossa parte, iremos tentar abordar em que achamos que fracassou (ou não) o nosso modelo educativo naquelas três vertentes e analisaremos as recentes propostas feitas pelo Poder Central nesta área, as quais já por um par de vezes criticámos por serem algo demagógicas e pouco fundamentadas, mas que agora procuraremos demonstrar porquê.
Claro que sendo um blog assumidamente local, também contemplamos a hipótese de serem abordadas as competências das autarquias nesta área crucial para o desenvolvimento da nossa sociedade e de todos nós como indivíduos que, a avaliar por muitos sinais, é fácil pretexto para discursos políticos de ocasião que enfatizam a Quantidade, mas raramente uma verdadeira prioridade em termos de Qualidade.

AV1