quarta-feira, dezembro 14, 2005

Alhos Vedros. Fábricas Devolutas













Apresentamos aqui uma visão aérea de Alhos Vedros, que mostra algumas das fábricas devolutas (muitas delas em ruínas), para termos uma ideia do espaço físico que ocupam no núcleo histórico e não só, de Alhos Vedros.

Legenda: FD1, FD2, FD3, FD4, FD5: Fábricas Devolutas que não sei o nome.

Imagens detalhadas de algumas das fábricas devolutas: Bore

GEFA/GUSTON

Helly Hansen/Norporte

Corticeira Ibérica/Aldemiro

Silcork

Todas estas fábricas estão devolutas há alguns anos (todas há mais de 10 anos) e ocupam um espaço dentro de Alhos Vedros que poderia ser aproveitado de diversas maneiras, desde jardins a espaços de laser ou cultura, muitas encontram-se em ruínas como é o caso da Helly Hansen, que é um refúgio para sem abrigo ou a Corticeira Ibérica que parece saída de um filme sobre a 2ª Guerra Mundial. Enquanto este problema não for resolvido e eu acho que a solução é a IMPLOSÃO, Alhos Vedros não pode desenvolver-se com este montão de ruínas bem no centro do seu núcleo histórico e nos arredores.

Não é necessário estar-se a construir obras de fachada com postes e pingarelhos que caiem ao fim de uns meses depois de serem colocados, se não se resolver este grave problema, que nos destrói a qualidade de vida e impede o comércio local de se desenvolver ou mesmo subsistir.

Na Moita os problemas são menores mas também graves, mas aí peço à equipa do Arre Macho, para se darem ao trabalho de fazer também uma pesquisa com a ajuda do amigo dos Bloguístas o Google Earth !

Este trabalho não expôs os casos das casas particulares em ruínas no centro histórico de Alhos Vedros, que ficará para um próximo trabalho de fundo !

AV2, A Bem de Alhos Vedros

Adenda: Texto relacionado com este também aqui. (AV1)

2 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Muito bem escolhido os numeros a seguir ao FD ( Fabrica Devoluta ) é que se a escolha fossem as Letras, ao chegar à letra " P " era uma carga de trabalhos para se identificar a "Fabrica"....

Hoje sinto-me mais parvo do que o normal...São Dias...E como deixei de tomar o Prozac....piorei.

AV disse...

Tens que passar para os pastéis de nata e chocolate quente.
É cá uma injecção de açúcar no sistema que até te põe a bater palmas com o que já sabes....
:)

AV1