sexta-feira, dezembro 16, 2005

Há 7 anos !!!





É verdade !!!
Há 7 anos que O Rio noticiava a conclusão da 1ª fase de revisão do PDM e na notícia sobre a sua apresentação pública na Baixa da Banheira, previa-se que a segunda fase durasse cerca de 3 meses (cf. p. 4 da edição nº 26).
Pois.
A 3ª fase é que durou os restantes seis anos e meio.
E, desculpem lá a insistência no assunto, mas continuo sem perceber o porquê de tantas demoras.
Ou se calhar percebo, mas é melhor fingir que não percebo, para não escrever nada de muito desagradável para os poderes vigentes.
Só como um detalhe, na página seguinte recolhiam-se depoimentos sobre a importância do PDM como instrumento de desenvolvimento do concelho, ao que o construtor civil Mário Pereira respondia da seguinte forma:

«Será um bom instrumento de desenvolvimento se tiver em conta as realidades locais. Por exemplo, aqui em Alhos vedros, deve ser tida em consideração a desactivação da insdústria corticeira, transformando os grandes espaços que as fábricas ocupas em zonas urbanas e de equipamentos. Naturalmente, as fábricas ainda em actividade poderiam ser transformadas para parques industriais nas zonas periféricas da freguesia.
O PDM, no que respeita aos equipamentos sócio-culturais e desportivos, deve ter em atenção as colectividades existentes e as necessidade de lazer e recreio da população, o que não é o caso, por exemplo, da Vila verde, onde se construiu um grande aglomerado habitacional, sem equipamentos, nem sequer comerciais. Outro exemplo, é o novo jardim ribeirinho, desenquadrado da vila e do seu desenvolvimento natural, que se faz no sentido oposto.»

Belas palavras e pensamento claro sobre as asneiras que então se faziam e adivinhavam.
Agora, só faltaria acrescentar à indústria corticeira, a desactivação das fábricas de têxteis com a sua enorme área coberta, e a ideia expressa continuaria perfeitamente actual.
Infelizmente, os 6,5 anos da 3ª fase de revisão do PDM não serviu de muito a este respeito.
Pelos vistos, estiveram mais ocupados em fazer a REN mudar de sítio e em recortar desanexações conforme as conveniências.

AV1

Sem comentários: