sexta-feira, dezembro 02, 2005

Por mim não tem feito grande coisa !





Sou um assinante compulsivo, em especial se as publicações são assináveis por uma ninharia ou mesmo dadas ao desbarato.
Se a Dica da Semana fosse assinável, eu acho que assinava.
Ou mesmo o Despertai!, uma das minhas publicações de culto (perceberam o trocadilho de duplo sentido ? "de culto" ! não perceberam ? paciência !).
Como é o caso das publicações da União Europeia que podemos assinar no site respectivo (está nos nossos links), passando depois nós a receber com periodicidade irregular umas brochuras de aspecto asséptico e inócuo que nos informam sobre o que andam a fazer lá longe, por trás do monte, atrás de uma secretária.
Desta vez o subtítulo do livrinho é O que a Comissão faz por nós.
Pela parte que me toca nunca dei por nada, mas isso sou eu que sou um bocado insensível.
Agora sei que tem feito bastante por alguns portugueses.
Aliás, em conjunto com o Parlamento Europeu, a União e a Comissão Europeia, em particular, têm sido responsáveis por endireitar de vez a vidinha de alguns políticos tugas.
Mas não só.
Porque eu conheci boa gente que, à falta de capacidade de entrar no mercado de traballho cá, conseguiu à custa de umas jotas ir trabalhar para Bruxelas e Estrasburgo.
E é chegando à página 12 deste simpático livrinho que percebemos o que a Comissão tem feito por eles.
Vejam lá o que se escreve naquela caixinha azul-bébé: um secretário não licenciado com 3 anos de experiência ganha 2341 euros por mês, enquanto um administrador com uma licenciatura leva uma base de 3847 euros, ascrescidos de subsídios que podem chegar a mais 16% do salário, o que fazendo assim um cálculo por baixo do cotovelo, dá mais 4500 euros mensais brutos.
É pá, eu sou licenciado, tenho prái quase 20 anos de experiência em várias actividades e não ganho metade disso, mesmo com uma ou outra alcavala ocasional.
A chatice é que já estou menos novo para me meter na JS ou na JSD e arranjar vida nova.
E então entrar para um partido a sério, nem que me empurrem à força todos os aparelhistas do nosso concelho (e chiça que são muitos).
Por isso, resta-me a inveja.

AV1 (verde de tanto se roer)

Sem comentários: