sábado, dezembro 03, 2005

Porque É Que Portugal Não Evolui, 5 Motivos !

Primeiro, os portugueses são extremamente acomodados, se perderem uma perna, pensam logo: ai que bom que não perdi as duas e agora já não trabalho mais! (O meu vizinho ficou paraplégico e eu não, coitado do meu vizinho.)

Segundo, somos invejosos, não fazemos nada e não temos a mínima ideia criativa sobre o que fazer das nossas vidinhas. Mas, se nosso amigo consegue ter sucesso em alguma coisa, dizemos que ele tem sorte e nasceu com o cú voltado para a lua e odiamo-lo, porque conseguiu fazer alguma coisa.

Terceiro, funcionamos em grupo; o que o mais “engraçado” do grupo indica, o resto da malta aceita e menospreza os outros que não acham tanta graça ao tipo, ou então desprezam outros que querem ser engraçados, mas como o outro já está a ser engraçado há mais tempo, as graças dos outros não têm tanta graça como os outros que tentam ser engraçados. O engraçado é que se um gajo sem graça nenhuma por acaso acontece de ter algum tipo de poder, passa a ser realmente engraçado porque tudo o que diz tem graça!

Quarta, choramos demais e pedimos que o Estado faça por nós o que os nossos pais nunca puderam fazer. O Português tem a mania estúpida de achar que tem direito a que o Estado o sustente... os funcionários do Estado acham exactamente o mesmo, mas por serem funcionários públicos que contactam com o povo, acham que chegaram ao topo da evolução a nível de emprego e que todos os outros são uns incompetentes, que estão ali só para pedir ao Estado, não sendo funcionários do Estado... Chateia-os imenso que os outros cidadãos sejam uma espécie de inválidos que não conseguiram ser funcionários públicos, aí chateiam-se e tentam fazer o mínimo possível para que os cidadãos notem que não é fácil ser-se funcionário público, e que o respeitinho é muito bonito.

Quinto, os cidadãos não protestam porque têm o sentimento de estarem a ser inconvenientes, mesmo que o funcionário público não se digne a olhar para ele e se vá embora beber um café, fazendo o cidadão esperar 45 minutos... este sentimento de culpa, por parte dos cidadãos, tem a ver com a nossa herança de traidores e bufos...
Na Idade Média, quando queimavam as bruxas, todos, no fundo, se alegravam com o espectáculo. Na época da Santa Inquisição, todos gostavam de ver os gajos que se armavam em espertos (os judeus e todos os que pensavam autonomamente) a serem torturados, espoliados dos bens e queimados vivos nas fogueiras do Santo Ofício. Durante o nosso Fascismo, metade da população vigiava a outra metade e vice-versa, muito mais pelo prazer de poder lixar o vizinho do que por ideologias... Agora voltámos ao Sebastianismo e a Santa Fátima, voltou para salvar o povo de Felgueiras, a gente atrasada e bruta que nas reportagens apresentam imagens da Santa Fátima, junto ao peito. Mas, se repararmos na massa humana que apoia a Encoberta, vê-se que são apenas os velhos lá do sítio e nenhum jovem ou jovem adulto. Exactamente a mesma faixa etária que quer a pena de morte para os arguidos Carlos Cruz e Paulo Pedroso e uma política que idolatra e beatifica a demagoga e quiçá culpada salvadora de Felgueiras!
Quando penso que o 25 de Abril de 1974 fez este povo ficar ainda pior do que era antes do 25 de Abril, faz-me realmente pensar que, se calhar, Salazar até estava certo e que este povo não consegue funcionar em democracia e precisa de um ou vários ditadores armados em espertos para lhes dizer ... “Não vás por aí”. Aí o povo diz, “não, não vou por ali!”

AV2

1 comentário:

Carlos (Brocas) disse...

"Quinto, os cidadãos não protestam porque têm o sentimento de estarem a ser inconvenientes, mesmo que o funcionário público não se digne a olhar para ele e se vá embora beber um café, fazendo o cidadão esperar 45 minutos... "

Ontem Sexta, fui ao Hospital do Barreiro levantar um exmae médico e, no Gabinete do Utente encontrava-se uma Senhora a vender produtos de cosmética às funcionárias. Primeiro que desviasse as "merdas" para eu me encostar ao balcão foi quase necessario pedir por favor. Não falo da besta que se encontrava do lado de fora, mas a do lado de dentro, que ainda por cima não conhecia o horário do sitio onde eu era suposto ir, deveria ter um pouco de.....