terça-feira, dezembro 06, 2005

É uma vergonha, sim !

O que se passa na Autoeuropa mas, não lhe chamemos a "mais emblemática fábrica portuguesa de automóveis", amigo Alhosvedrense.
Apenas acontece que está instalada em Portugal, em virtude de equilíbrios e facilidades fiscais.
Agora, como é mais do que óbvio, com a concorrência de outros espaços mais baratos, e apesar da fábrica de Palmela ser a que melhores níveis de produtividade tem na Europa, a VW limita-se a apertar pelo lado do mais fraco, que é sempre o dos trabalhadores, sabendo do peso que tem na economia nacional e sabendo que o Estado, com o medo da sua fuga, não intervirá em desfavor dos interesses alemães.
Porque se a Autoeuropa fechar - o que não creio muito razoável, exactamente atendendo à produtividade da fábrica - as exportações portuguesas entram em colapso, assim como a balança comercial e não há retoma que nos valha.
Porque é que uma fábrica só tem tanto peso na nossa economia ?
Porque temos andado mais interessados em gastar subsídios em sectores não estratégicos, porque não temos criado empresas ou grupos empresarias fortes com uma ética que contemple os interesses nacionais e porque nos limitamos a ter como sucesso empresas de serviços, bancos ou grandes superfícies, mais umas micro-empresas de informática.
A indústria está ao desbarato, daí a razão dos nossos altos níveis de poluição e emissões de carbono para a atmosfera.
Porque em vez de termos tentado manter as grandes empresas que existiam, ou ter criado novas (como se fez em Espanha), cedemos à aliança entre o paleio anti-monopolista da Comissão Europeia e os traumas de infância anti-capitalistas de muitos dos nossos governantes.
Para tapar os buracos dos défices e gerar receita pública, fizeram-se privatizações.
Pelo menos com o Cavaco, sob rédea curta, mantendo o Estado uma participação importante.
Mas depois, com o dilúvio, os anéis já se tinham ido e foi necessário começar a cortar dedos.
Qualquer dia só temos a palma da mão para estender em busca de uns trocados da Europa, ou apenas da boa vontade de uma qualquer VW (como já foi da Renault, etc).

AV1

2 comentários:

AV disse...

Haveria mais hipóteses, talvez utópicas, como - e atendendo que a fábrica de Palmela tem os melhores níveis de produtividade da VW na Europa - uma certa solidariedade social para com as populações.
Mas, claro que se isso nem existe entre nacionais, quanto mais com alemães, em cujo país o desemprego está galopante e o subsídio de Natal anda em risco.

AV1 (utópico)

Alhosvedrense disse...

Amigo AV1!
Concordo com quase tudo o que escreveu!
O maior impacto não é nos empregos directos, mas sim na quantidade de empresas espalhadas pelo país que trabalham para a AE.
Quanto a ser a fábrica mais emblemática, admito que o termo possa ser dúbio, pois depende de cada um! Agora que é a única fábrica a sério, automóvel, do país, isso é! Se quiser eu explico!